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Leia o texto, a seguir, para julgar à questão 60:

No contexto da pandemia COVID-19, torna-se iminente a reorganização do trabalho pedagógico, e, para isso, optamos pela adoção das aulas remotas, as quais necessitam ser planejadas com base em orientações claras, coerentes e de acordo com as Diretrizes Curriculares Municipais, que coadunam para a efetivação de um trabalho pedagógico de qualidade. Para isso, a Secretaria Municipal de Educação de Londrina organizou o Plano de Estudos Dirigidos (PED), uma proposta de estudos remotos, que necessita da parceria com as famílias para a realização de atividades escolares em casa. Essa proposta metodológica será viabilizada por meio do uso dos livros didáticos, materiais impressos, atividades que devem ser realizadas no caderno e ainda, com o suporte de ferramentas digitais (computador ou celular) para o acesso às aulas remotas que contemplam os conteúdos curriculares em processo de consolidação pelos alunos. (Fonte: Guia de Orientações sobre o Plano de Estudos Dirigidos (PED-PML/SME, páginas 5 e 6). 
Disponível em:
http://repositorio.londrina.pr.gov.br/index.php/menu-educacao/educacao-e-a-covid-19/legislacao-17/32258-professores-orientacoes-ped/file, acesso em agosto de 2021.

Quanto à complexidade das atividades propostas no PED: a Secretaria Municipal de Educação orienta que o ensino remoto não deve contemplar conteúdos novos, especialmente de Português e Matemática. Quanto ao tempo de estudo remoto: a Secretaria Municipal de Educação orienta que a dinâmica das aulas desenvolvidas no contexto escolar, antes da pandemia, 
deve ser seguida no planejamento do PED para o ensino e o estudo remoto, como distanciamento social e que o encaminhamento de vídeos e áudios às famílias constitui uma rica possibilidade de estreitamento de vínculos sociais e de afeto em um tempo em que é preciso “ver as coisas diferente”.

Leia o texto, a seguir, para julgar à questão 60:

No contexto da pandemia COVID-19, torna-se iminente a reorganização do trabalho pedagógico, e, para isso, 
optamos pela adoção das aulas remotas, as quais necessitam ser planejadas com base em orientações 
claras, coerentes e de acordo com as Diretrizes Curriculares Municipais, que coadunam para a efetivação de um trabalho pedagógico de qualidade. Para isso, a Secretaria Municipal de Educação de Londrina organizou o Plano de Estudos Dirigidos (PED), uma proposta de estudos remotos, que necessita da parceria com as 
famílias para a realização de atividades escolares em casa. Essa proposta metodológica será viabilizada por meio do uso dos livros didáticos, materiais impressos, atividades que devem ser realizadas no caderno e ainda, com o suporte de ferramentas digitais (computador ou celular) para o acesso às aulas remotas que contemplam os conteúdos curriculares em processo de consolidação pelos alunos. (Fonte: Guia de Orientações sobre o Plano de Estudos Dirigidos (PED-PML/SME, páginas 5 e 6). 
Disponível em:
http://repositorio.londrina.pr.gov.br/index.php/menu-educacao/educacao-e-a-covid-19/legislacao-17/32258-
professores-orientacoes-ped/file, acesso em agosto de 2021.

Quanto à complexidade das atividades propostas no PED: a Secretaria Municipal de Educação orienta que o ensino remoto não deve contemplar conteúdos novos, especialmente de Português e Matemática. Quanto ao tempo de estudo remoto: a Secretaria Municipal de Educação orienta que a dinâmica das aulas desenvolvidas no contexto escolar, antes da pandemia, deve ser seguida no planejamento do PED para o ensino e o estudo remoto, como distanciamento social e que o encaminhamento de vídeos e áudios às famílias constitui uma rica possibilidade de estreitamento de vínculos sociais e de afeto em um tempo em que é preciso “ver as coisas diferente”.

Considerando que o Poder Público incentivará o desenvolvimento e a veiculação de programas de ensino a distância, em todos os níveis e modalidades de ensino, e de educação continuada, analise as afirmativas a seguir.

  1. A educação a distância, organizada com abertura e regime especiais, será oferecida por instituições especificamente credenciadas pela União.
  2. As normas para produção, controle e avaliação de programas de educação a distância e a autorização para sua implementação caberão aos respectivos sistemas de ensino, podendo haver cooperação e integração entre os diferentes sistemas.
  3. A educação a distância gozará de tratamento diferenciado, que incluirá custos de transmissão reduzidos em canais comerciais de radiodifusão sonora e de sons e imagens.
  4. A educação a distância gozará de tratamento diferenciado que incluirá custos de transmissão reduzidos em canais comerciais de radiodifusão sonora e de sons e imagens e em outros meios de comunicação que sejam explorados mediante autorização, concessão ou permissão do poder público.

Assinale

Segundo José Morán, a educação por meio da internet caracteriza-se por ser aberta, por definir um novo paradigma que busca educar para saber compreender, sentir, comunicar-se e agir melhor, integrando a comunicação pessoal, a comunitária e a tecnológica. Implica, ainda, em:

Acerca da plataforma Moodle (modular object-oriented dynamic learning environment) e de cursos a distância, julgue os itens subsequentes.

Os espaços de discussão de temas previamente propostos pelos

autores na plataforma Moodle são chamados de comunidades

hub.

Acerca da plataforma Moodle (modular object-oriented dynamic learning environment) e de cursos a distância, julgue os itens subsequentes.

O Moodle é um ambiente virtual de aprendizagem cuja

concepção pedagógica está fundamentada na aprendizagem

colaborativa e na concepção socioconstrutivista.

Acerca da educação a distância, julgue o item subsecutivo

No cotidiano da educação a distância, há a dicotomia entre as

tarefas dos processos de ensinar — referentes à estrutura

organizacional, ao planejamento, à concepção metodológica e

à produção de materiais — e dos processos de aprender —

relativos a características e necessidades dos estudantes,

modos, condições de estudos e níveis de motivação.

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