Com a aprovação da Lei 13.005/2014, referente ao Plano Nacional de Educação-PNE, encontramos 20 metas destina-das à melhoria da qualidade da educação para um prazo de 10 anos.
Ao considerar as metas apresentadas no PNE, temos como diretrizes:
I. O estabelecimento da sua obrigatoriedade em conjunto com o ensino fundamental, o ensino médio (e as modalidades concernentes), com a aprovação da Emenda Constitucional nº 59/2009, que estendeu a educação obrigatória para a faixa etária de 4 a 17 anos.
II. Formação para o trabalho e para a cidadania, com ênfase nos valores morais e éticos em que se fundamenta a sociedade.
III. A organização e desenvolvimento da gestão democrática na educação pública.
IV. Formação do cidadão para a formação humanista, cientifica e cultural no Brasil.
V. As metas estabelecem a aplicação de recursos públicos em educação, para assegurar o atendimento, expansão, com qualidade e equidade, sem restrição da proporção advinda do Produto Interno Bruto.
Nesse sentido, afirmamos que estão CORRETAS as afirmações
Leia as afirmativas a seguir e marque a opção INCORRETA:
Leia as afirmativas a seguir e marque a opçãoINCORRETA:
Leia as afirmativas a seguir e marque a opção INCORRETA:
As Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica não estabelecem bases comuns para
As Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica não estabelecem bases comuns para
As Diretrizes Curriculares são orientações que devem ser necessariamente observadas na elaboração dos currículos e dos projetos político-pedagógicos das escolas. Contudo, a responsabilidade pela elaboração desses documentos é
"A relação entre cuidar e educar se concebe mediante internalização consciente de eixos norteadores, que remetem à experiência fundamental do valor, que influencia significativamente a definição da conduta, no percurso cotidiano escolar" (BRASIL, 2013). Nesse sentido, podemos dizer que:
As atividades de ensino da escrita alfabética, bem como as ligadas ao âmbito do letramento (leitura/compreensão e produção de textos) estão concebidas no PNAIC para ocorrerem como um processo contínuo e progressivo. Diante disso, assinale alternativa que apresenta a ideia de ensino da escrita alfabética defendida no Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa.
Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos, o Plano Nacional de Educação - PNE estabeleceu em sua Meta 1, a universalização do Ensino Fundamental, garantindo o acesso e a permanência de todas as crianças na escola. A Meta 2 do PNE estabeleceu a ampliação deste para 9 (nove) anos. Com base nesses dados, é correto afirmar que a ideia central das propostas contidas no Plano é que
O planejamento escolar é um processo de racionalização, organização e coordenação da ação docente, articulando a atividade escolar e a problemática do contexto social. Ao elaborar seu plano de ensino, o professor deverá atentar para os seguintes aspectos, exceto:
Segundo o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, a instituição de educação infantil deve ser um espaço acolhedor, acessível a todas as crianças que a frequentam, buscando desenvolvimento das identidades por meio de aprendizagens diversificadas como o cuidar e educar, realizadas em situações de interação. Todas as alternativas definem esse cuidar e educar, exceto:
São atividades que trabalham a linguagem e a alfabetização na educação infantil, exceto:
"A alfabetização refere-se à aquisição da escrita enquanto aprendizagem de habilidades para leitura, escrita e as chamadas práticas de linguagem" (TFOUNY, 1997, p.9).
Nesse sentido, a alfabetização é
O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil diz que a integração do trabalho musical às outras áreas torna possível a realização de diversos projetos já que a música mantém um contato estreito e direto com as demais linguagens expressivas (movimentos, expressão cênica, artes visuais, etc.). Nesse sentido, podemos dizer que a linguagem musical na educação infantil é, exceto:
São diretrizes que orientam as ações previstas no Plano Nacional pela Primeira Infância, exceto: