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Violência escolar é uma questão que insiste em fazer parte das discussões da sociedade educacional. Há muito que se discute o tema, 
bem como, se propõe ações educativas para a solução desse problema. Educadores explicam que o bullying é um tipo de violência específica e não pode ser banalizado ou negligenciado, dado que as consequências desta prática, interferem também em evasão e fracasso escolar e adoecimento emocional dos alunos vitimados. Analise as afirmativas abaixo.

I. O bullying é uma violência sistemática (repetitiva) que é praticada ao longo do tempo contra uma ou mais vítimas.
II. O bullying é uma violência sistemática (repetitiva) que é praticada somente por alunos mais velhos contra alunos mais novos.
III. O bullying é praticado intencionalmente sem motivos aparentes que justifiquem sua existência.
IV. O bullying apresenta-se na forma de desequilíbrio de poder entre agressor e vítima.

Assinale a alternativa correta.

O bullying é caracterizado por situações de violência repetitiva e intencional, também presente nas escolas.

Há relatos frequentes de bullying nos meios de comunicação, situações que envolvem violência física e psicológica, agressões por parte de colegas, professores, comunidade escolar. Tal situação se orienta na ausência de empatia, no sentido de valores competitivos e individualistas, bem como, na complexa relação “nós” e “eles”, muito abordada por Norbert Elias em sua obra “Sociedade dos indivíduos”.

Sobre a questão do preconceito, bullying e violência como cultura no ambiente educacional, assinale a alternativa verdadeira:

Uma nova forma de bullying tem sido observada com uma frequência cada vez maior no mundo. Segundo Bill
Belsey, trata-se do uso da tecnologia da informação e comunicação (e-mails, telefones celulares, mensagens por
pagers ou celulares, fotos digitais, sites pessoais difamatórios, ações difamatórias online) como recurso para a
adoção de comportamentos deliberados, repetidos e hostis, de um indivíduo ou grupo, que pretende causar danos a
outro(s). Essa nova forma de bullying é denominada

Notícias sobre atos violentos e de intolerância chegam o tempo todo e, infelizmente, muitas delas vêm de dentro das escolas. A educação tem um papel importante como ponto de partida da evolução e revolução da sociedade, mas, muitas vezes, é palco de discussões ou ainda agressões em casos mais graves. A finalidade da mediação de conflitos escolares é a construção de uma atmosfera de cooperação, em que os alunos tornem-se efetivamente parte de uma comunidade e contribuam para que o ambiente seja amigo, acolhedor e democrático. O trabalho que se propõe às escolas não deve se resumir apenas à própria resolução de conflitos.

É imprescindível criar:

Um dos grandes problemas relacionado ao bullying praticado pelos adolescentes é o seu caráter:

O bullying é definido como a prática violenta e intencional que causa dor, angústia e sofrimento às vítimas.

(Fante. 2012; Schultz et al., 2012.)

No bullying, as agressões podem ser de forma direta ou indireta. Consistem em formas diretas de bullying, EXCETO:

Lucas participou em uma excursão da escola na qual ele se engasgou com um o alimento de tal modo que veio a falecer, pois na equipe da escola ninguém soube como salvar a sua vida. Essa é uma história baseada em um fato real, este acidente teve tanta repercussão que, atualmente, todas escolas brasileiras do ensino básico realizam treinamentos em primeiros socorros para suas equipes escolares. As noções de primeiros socorros orientam que, quando se está em um local distante do serviço de emergência, no caso de uma criança se engasgar, estando ela consciente e em fase de parada respiratória, para salvar a sua vida é necessário:

“O ato de violência se caracteriza pela imposição da força de um ser mais forte sobre outro ser mais fraco. A força pode ser física – a mais evidente – mas também psicológica, econômica, política, assumindo um sem número de disfarces, como sedução, coação, indução e omissão. Esses atos podem ser praticados não apenas por indivíduos, mas também por grupos, instituições, governos.” (Ceccon e Eisenstein, 2000). “A violência é um termo muito complexo, mas sempre que falamos nela estamos falando de relações desiguais, em que um tenta dominar, agredir física ou emocionalmente ou, ainda, se omite de seu papel em relação ao outro.” (Njaine e Minayo, 2003)

A partir dos trechos acima, podemos afirmar que a violência acontece quando não há mais diálogo entre as diferenças, e sim o monólogo de quem impõe a sua necessidade, o seu desejo, a sua aspiração, a sua crença sobre o outro.

No conflito, há equilíbrio instável entre os poderes de quem dialoga. Na violência:

Leia e reflita sobre o trecho a seguir:

Na continuidade de suas reflexões, Justo apresenta sugestões para que a agressividade seja trabalhada no contexto escolar. Dentre as alternativas abaixo, marque a opção CORRETA que contém sugestão apresentada pelo autor:

SILVA (2010, p. 169) indica em seu texto medidas a serem adotadas quando o professor é o agressor à vítima de bullying. Das medidas citadas abaixo, quais NÃO são indicadas pela autora:

I – O afastamento do professor de todas as funções que exerce na escola em definitivo.

II – A apuração dos fatos pela direção da escola.

III – A aplicação das penas previstas ao professor, conforme regimento da instituição.

IV – O ressarcimento de despesas, quando houver necessidade de atendimentos médicos e psicológicos.

V – A reparação pública com a comunidade escolar, prestando também serviços a esta, no formato de conscientização.

Assinale a alternativa CORRETA:

LSD e ECSTASY são drogas ilícitas que se enquadram na categoria dos alucinógenos. Segundo Cloud, ambas atrapalham o funcionamento do neurotransmissor serotonina no cérebro do indivíduo, causando modificação no funcionamento das células cerebrais e em sua

Sobre a relação de gênero e educação, leia o texto a seguir:
“Os movimentos sociais nascem da constatação de que as
histórias das sociedades causaram distorções nesse direito a
igualdade e que agora é necessário corrigi-las. Ao falar de
gênero, essas distorções se dão, sobretudo, nos direitos e no
respeito a homens e a mulheres – cis e transexuais. Parte
das pesquisas realizadas por universidades e institutos de
pesquisa observa como o gênero pode influenciar em
diferentes aspectos da vida cotidiana: na renda, na expectativa
de vida, no cotidiano do trabalho, andando na rua, na saúde
mental e assim por diante [...] Um relatório da Unesco mostra
que meninas e meninos ainda enfrentam diferenças nas
provas de diferentes disciplinas. Elas se saem melhor em
leitura e eles, em Matemática. Pesquisas apontam que as
diferenças não se dão por algo natural, mas porque os
meninos são mais encorajados a trabalhar com
conhecimentos relacionados às ciências exatas”.
(SOARES, W. Existe ideologia de gênero na Educação? 07 out 2018.
Disponível: https://novaescola.org.br/conteudo/12698/existe-ideologia-degenero-
na-educacao).


Sobre o tema, assinale a alternativa correta.

Visando desenvolver melhor atuação no combate ao bullying, um grupo de profissionais atuantes na escola deu início a um curso de capacitação, a fim de compreender quais são os agentes que efetivamente participam das agressões. Espantosamente, chegaram de forma correta, à seguinte conclusão:

Segundo Silva (2010): “Identificar os alunos que são vítimas, agressores ou espectadores é de suma importância para que as escolas e as famílias dos envolvidos possam elaborar estratégias e traçar ações efetivas contra o bullying. Cada personagem dessa trama apresenta comportamento típico, tanto na escola como em seus lares." (p. 47).

Faça a relação entre personagem do bullying e sua respectiva característica, conforme a autora: ( V ) Vítimas. ( A ) Agressores. ( E ) Espectadores.

( ) Começam a apresentar diversas desculpas, inclusive sintomas de doenças físicas (que podem de fato existir), com o intuito de faltar às aulas.

( ) Estão sempre se envolvendo de forma direta ou velada em desentendimentos e discussões entre alunos ou entre alunos e professores.

( ) Aos poucos vão se desinteressando das atividades e tarefas escolares, o que inclui também perdas constantes de seus pertences, especialmente materiais didáticos.

( ) Não costumam ter um comportamento tão marcante. A identificação deles depende de observação mais frequente e cuidadosa, pois seu comportamento não costuma apresentar sinais explícitos que denunciem a situação que estão vivendo.

( ) Tendem, em ambos os ambientes (na escola e no lar), a se manterem calados sobre o que sabem ou presenciam.

( ) Não respeitam hierarquias, como a diferença de idade ou de força física, entre seus familiares.

Marque a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo:

A violência é um problema social que está presente nas ações dentro das escolas e tem sido investigada no Brasil há décadas, por manifestar-se de diversas formas entre todos os envolvidos no processo educativo. Dentre os diferentes tipos de violência, podemos destacar a

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