Segundo a Constituição Federal Brasileira, na organização de seus sistemas de ensino, a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios definirão formas de colaboração, de modo a assegurar a
A crítica apresentada no texto questiona uma reivindicação na análise do currículo escolar relacionada a
Ressalta-se a importância do método montessoriano em sala de aula e em áreas distintas. Na educação, para desenvolver um projeto que elucide o desenvolvimento cognitivo, social, emocional e físico da criança, baseado na teoria de Montessori, é necessário considerar os seguintes princípios básicos:
I. Autoeducação e Educação Cósmica;
II. Educação como Ciência e Ambiente Preparado;
III. Educação Milenar e Ambiente Preparado;
IV. Educação Transformadora e Criança Equilibrada;
V. Adulto Preparado e Criança Equilibrada.
verifica-se que estão corretos apenas
O sistema de avaliação do Saeb tem como objetivo medir a qualidade da educação a partir de sete eixos. O eixo atendimento escolar desdobra-se nos temas:
O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é um conjunto de avaliações externas aplicadas
Fruto de uma produção acadêmica que visava problematizar os 500 anos da chegada dos portugueses ao Brasil e das influências da cultura alagoana, o pensador alagoano Élcio Verçosa escreveu:

De acordo com o texto, é correto afirmar:
De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Lei nº 8.069/1990, é proibido qualquer trabalho a menores de quatorze anos de idade, salvo na condição de:
I. aprendiz;
II. exercer atividade especial compatível com o seu desenvolvimento; III. exercer atividade com carga horária reduzida.
Dos itens, verifica-se que está/ão correto/s
A compreensão sobre o sentido e as finalidades do projeto pedagógico nas escolas esclarece que nele estão contidasprincipais reflexões em torno do estudante que se deseja formar e quais os caminhos que devem ser percorridos pela escola para concretizar esse ideal (VEIGA, 2002; SAVIANI, 1983). Dadas as afirmativas a respeito da estrutura e das finalidades do Projeto Político-Pedagógico,
I. O Projeto Político-Pedagógico deve ser entendido como um processo permanente de reflexão e discussão dos problemas da escola na busca de alternativas viáveis à efetivação de sua intencionalidade.
II. O Projeto Político-Pedagógico tem a ver com a organização do trabalho pedagógico em dois níveis: como organização da escola como um todo; e como organização da sala de aula, incluindo sua relação com o contexto social imediato procurando preservar a visão de totalidade.
III. Os objetivos práticos presentes no Projeto Político-Pedagógico precisam ser pensados pelos órgãos reguladores e normativos (secretarias de educação, conselhos municipais de educação) e executados pelas escolas. Assim, haverá plena coerência entre os objetivos institucionais e as expectativas da comunidade escolar.
IV. A construção do Projeto Político-Pedagógico deve ser feita, preferencialmente, com a participação de toda a comunidade escolar, sendo que os professores precisam estar envolvidos nessa construção, pois é atribuição desse segmento.
verifica-se que estão corretas apenas
Maria Alice é professora de Artes em uma escola estadual
de São Paulo. Em novembro, durante as atividades
avaliativas finais, alguns de seus alunos perguntaram a
ela como deviam fazer para fundar um grêmio estudantil,
inexistente na unidade escolar. De acordo com o artigo 3o
da Lei Estadual no 15.667/2015 (São Paulo), Maria Alice
deve
Jerá Guarani (2020) observa que, quando chegaram
pessoas civilizadas, elas “começaram a levar alimentos
para a aldeia. Naturalmente, as pessoas têm curiosidade,
começam a experimentar as comidas do Juruá e
se encantam com a praticidade. Mesmo sendo Guarani,
o fascínio ocorria com a população indígena em vários
aspectos”.
Assinale a alternativa cuja afirmação representa a compreensão
da autora sobre essa situação.
Em seu Art. 43, a Resolução CNE nº 4, de 13 de julho de 2013, dispõe que: “O projeto político-pedagógico [...] representa mais do que um documento, sendo um dos meios de viabilizar a escola democrática para todos e de qualidade social”. No artigo seguinte (44), a resolução elenca os aspectos que devem estar contemplados no projeto político-pedagógico.
As alternativas a seguir destacam aspectos previstos na Resolução, à exceção de uma. Assinale-a.
Libâneo (2017) afirma que “a aula é a forma predominante de organização do processo de ensino”. Segundo o autor, a aula se estrutura por meio de “passos didáticos”.
Assinale a opção que contém a relação correta dos passos descritos pelo autor em seus estudos.
Na BNCC, a “mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas, cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho” define
O Art. 14 da Resolução CNE-CP nº 2, de 2017, que institui a BNCC, estabelece que, no ensino fundamental, a área de Conhecimento de Matemática deve “reconhecer que a Matemática é uma ciência _____, fruto das necessidades e preocupações de diferentes culturas, em diferentes momentos históricos, bem como uma ciência viva, que contribui para solucionar problemas científicos e tecnológicos e para alicerçar descobertas e construções, inclusive com impactos no mundo do trabalho.”
A lacuna fica corretamente preenchida por
A história da educação escolar no contexto ocidental é marcada, desde as suas origens na Antiguidade Clássica, pela maneira como se organizaram e seorganizam as sociedades e pelas maneiras que atribuem valor e função social à escola ao longo do tempo.
A esse respeito, analise as afirmações a seguir:
I.Na Antiguidade Clássica, os modos de ensinar e aprender foram profundamente influenciados pela educação grega - sobretudo espartana e ateniense - e pela educação romana.
II.Durante a Idade Média, a educação foi profundamente influenciada pela Reforma Protestante, que apregoava a liberdade dos métodos de ensino e a universalização da alfabetização.
III.A Educação escolar no Brasil Colônia foi profundamente influenciada pela Igreja Católica, sobretudo pelos educadores jesuítas, cuja abordagem pedagógica era marcada por uma intensa rigidez na maneira de pensar e de interpretar a realidade e
métodos de ensino que privilegiavam o preparo, a seleção e o controle.
IV - No contexto pós-Revolução Industrial, ao longo do século XX, surgem, em países como Alemanha e Rússia, discussões sobre princípios educacionais que viriam a resultar, a partir da sistematização a elas dada por Dewey (nos Estados Unidos), na Escola Nova. Nela, defendia-se, entre outros princípios, conforme Manacorda (2002), a necessidade de jogos e brinquedos
na instrução da criança; a aprendizagem ancorada no respeito; escolas equipadas com laboratórios; a psicologia como ferramenta para as exigências ativas; a educação como meio de transformação social e o aprender fazendo.
É correto o que se afirma em: