O Projeto Político-Pedagógico (PPP) da escola é caracterizado como um documento
Dadas as afirmativas sobre a estrutura e os objetivos do ensino fundamental,
I. É objetivo do ensino fundamental a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade.
II. Os anos finais do ensino fundamental serão caracterizados pela formação preparatória para o trabalho e suas funções, assegurando o caráter de aprendiz em situações formais de trabalho em ambientes não-insalubres.
III. É objetivo do ensino fundamental o fortalecimento dos vínculos familiares, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca, em que se assenta a vida social
IV. O acréscimo de um ano no ensino fundamental poderá ser realizado no início ou no final da formação, obedecendo a disponibilidade do aluno e a oferta da formação nas instituições escolares.
verifica-se que estão corretas
Dadas as afirmativas acerca do recreio,
I. É obrigatório adotar como referência o limite de um sexto das atividades (10 minutos para 60, ou 20 para 120, ou 30 para 180 minutos).
II. Não poderá ser considerado o tempo do recreio no cômputo da carga horária do ensino fundamental e médio, sem o controle da frequência e a participação do corpo docente.
III. Na legislação, não há exigência explícita de carga horária para a educação infantil.
verifica-se que está/ão correta/s
Dadas as afirmativas referentes às pedagogias de combate ao racismo, descritas nas diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileiras e africana
I. Professores têm que desfazer a mentalidade racista e discriminadora secular, superando o etnocentrismo europeu.
II, Ser negro, no Brasil, não se limita às características físicas, trata-se, também, de uma escolha política.
II. Professores devem se abster de designar seus alunos negros como negros ou como pretos, é ofensivo.
verifica-se que está/ão correta/s
De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei nº 9.394/1996, dadas as afirmativas,
I. A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de igualdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação.
II. O acesso ao ensino fundamental é direito público objetivo, podendo qualquer cidadão, grupo de cidadãos, associação comunitária, organização sindical, entidade de classe ou outra legalmente constituída, e, ainda, o Ministério Público, acionar o poder público para exigi-lo.
III. É dever dos pais ou responsáveis efetuar a matrícula dos menores, a partir dos sete anos de idade, no ensino fundamental.
IV. A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais.
verifica-se que está/ão correta/s
A complexidade dos hipertextos trouxe consigo uma nova forma de estudos e, em consequência, um caráter diferente de aprender. Inúmeros são os estudiosos que definem seu significado. De fato, a facilidade com essa nova possibilidade de pesquisar estabeleceu a necessidade da veracidade das informações. Segundo Coscarelli (2009) e Xavier (2010), o hipertexto é definido como:
I. um novo formato textual de leitura e uma sequência diferenciada de escrita;
II. um suporte textual linearmente construído e links que modificam o formato da leitura e da escrita;
III. um formato textual marcado linguisticamente por links e hiperlinks e a diversidade de registro de textos em diferentes linguagens.
verifica-se que está/ão correta/s
De acordo com a legislação vigente, é competência do Distrito Federal atuar, prioritariamente, na oferta
O menor tempo mínimo de integralização, estipulado pelo MEC, para os cursos superiores de tecnologia é de
Os estudos contemporâneos acerca da disciplina escolar como condição para o sucesso da gestão da sala de aula apontam que a disciplina, no ambiente escolar, também contribui para melhorar a performance dos estudantes nos seus respectivos ciclos de estudos e formação. Sobre a disciplina escolar, seu papel na formação dos estudantes e seu significado nas relações institucionais, dadas as afirmativas,
I. A disciplina é um exercício que se faz necessário em qualquer situação social. No caso do ambiente escolar, a disciplina é um exercício diário que ocorre no cotidiano da sala de aula, devendo ser construída e administrada no dia a dia por todos os envolvidos na educação.
II. A disciplina é parte do que se entende como educação intelectual e moral no âmbito da educação escolar. Mesmo sendo interpretada como ato de vigilância, entende-se que a disciplina é necessária para a organização das práticas escolares e também é imprescindível para a gestão da sala de aula.
III. O sucesso dos professores na gestão de classe está mais ligado à qualidade do planejamento, da organização e da execução das aulas do que às suas respostas ao mau comportamento dos alunos, assim, é válido afirmar que disciplina ou indisciplina estão dependentes da índole de cada estudante, o que não interfere na qualidade da formação proposta e desenvolvida pela escola.
verifica-se que está/ão correta/s
Acerca do Projeto Político-Pedagógico, dadas as afirmativas,
I. É um projeto político por estar intimamente articulado ao compromisso sociopolítico e aos interesses reais e coletivos da população majoritária.
II. A dimensão política é apenas figurativa, uma vez que o alvo da ação educativa escolar é, exclusivamente, pedagógico.
III. É um projeto pedagógico e político, porque se compromete na formação integral do estudante, preparando-o para vivenciar as contradições e as possibilidades da vida social.
verifica-se que está/ão correta/s
A filósofa Marilena Chauí, no seu livro: “Brasil: Mito fundador e sociedade autoritária”, descreve toda uma produção teórica sobre a construção da imagem do Brasil como “paraíso perdido”. Mas, ao se utilizar da força de trabalho africana escravizada, os colonizadores portugueses tiveram que justificar a “existência da escravidão no paraíso”.
Uma das teses que justificaram a escravidão foi:

Segundo a referida tese, é correto afirmar:
Acerca da relação currículo e cultura, dadas as afirmativas,
I. Na sua atuação, a escola precisa acolher, criticar e colocar em contato diferentes saberes, diferentes manifestações culturais e diferentes óticas. A contemporaneidade requer culturas que se misturem e ressoem mutuamente, que convivam e se modifiquem; modificando, assim, outras culturas por meio da convivência pacífica e respeitosa.
II. O currículo não é um veículo que transporta algo a ser transmitido e absorvido, mas sim um lugar em que, ativamente, em meio a tensões, produz-se e se reproduz a cultura. Currículo se refere, portanto, à criação, a recriação e à contestação da produção cultural.
III. O currículo é um campo em que se tenta impor tanto a definição particular de cultura de um dado grupo quanto o conteúdo dessa cultura.
verifica-se que está/ão correta/s
Dadas as afirmativas a respeito da Lei nº 13.005/2014,
I. A erradicação do analfabetismo é a primeira diretriz do Plano Nacional de Educação (PNE).
II. Prevê a valorização dos profissionais da educação.
III. Atesta que o poder público buscará ampliar o escopo das pesquisas com fins estatísticos, de forma a incluir informação detalhada sobre o perfil das populações de 3 (três) a 18 (dezoito) anos com deficiência.
IV. Uma das estratégias da Meta 1 é garantir que, ao final da vigência do PNE, seja inferior a 10% (dez por cento) a diferença entre as taxas de frequência à educação infantil das crianças de até 6 (seis) anos oriundas do quinto de renda familiar per capita mais elevado e as do quinto de renda familiar per capita mais baixo.
verifica-se que estão corretas
Dadas as afirmativas quanto à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB),
I. O acesso à educação básica obrigatória é direito público subjetivo.
II. A educação básica é formada pela educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e educação superior.
III. Os docentes devem incumbir-se de estabelecer estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento.
verifica-se que está/ão correta/s
No Brasil, na esteira da discussão da democratização da escola pública, configuraram-se diferentes abordagens pedagógicas. Muitas delas mantinham a crença na escola como equalizadora das desigualdades sociais. Entre essas abordagens está a Pedagogia da Escola Nova ou “Pedagogia Nova”. De acordo com Dermeval Saviani, no livro “Escola e Democracia”, publicado originalmente em 1993, atualmente, com mais de 40 edições, o ideário da Escola Nova:
I. Forjou-se advogando uma pedagogia com um tratamento diferencial a partir da “descoberta” das diferenças individuais.
II. Concebe a aprendizagem como uma decorrência espontânea do ambiente estimulante e da relação viva que se estabeleceria entre os alunos e entre eles e o professor.
III. Organizou-se basicamente na forma de escolas experimentais ou como núcleos raros, muito bem equipados e circunscritos a pequenos grupos de elite.
IV. Face à sua ampla difusão influenciou muito os modos como os educadores entendem a educação, provocando o afrouxamento da disciplina e a despreocupação com a transmissão de conhecimentos.
Está correto o que se afirma em