À luz do Decreto Federal nº 5.622, de 19 de dezembro de 2005, a Educação a Distância é uma modalidade
educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos.
A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade
humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
Na busca de desenvolver em cada um a forma adequada de usufruir dos bens naturais sem provocar danos ao
meio ambiente, a educação ambiental na escola deve ser trabalhada de forma discutida em cada sala de aula, na disciplina de ciências e dissociada das demais áreas de conhecimento.
O currículo é um desdobramento necessário do projeto pedagógico que materializa intenções e orientações previstas no projeto em objetivos e conteúdos, sendo muito importante que esteja totalmente alinhado e direcionado apenas à escola específica para o qual foi criado.
O Pedagogo e os professores da sala de aula regular devem conhecer a legislação que normatiza o trabalho da sala de recursos multifuncionais para atendimento educacional especializado.
A prática educativa não precisa ser teoricamente fundamentada, pois a formação inicial do educador já é, por si só, demasiadamente teórica.
Para que o pedagogo possa orientar e dar suporte ao trabalho pedagógico dos professores, assim como acompanhar o desenvolvimento dos alunos, é primordialque ele conheça as especificidades de cada “dificuldade” e as características específicas de cada deficiência a ser trabalhada no ambiente escolar.
O ato de ensinar limita-se somente aos elementos dos objetivos e conteúdo.
A avaliação é o elemento regulador, sua realização oferece informação sobre a qualidade do processo de ensino aprendizagem, sobre a efetividade dos outros componentes e das necessidades de ajuste, modificações que o sistema deve usufruir.
O Decreto nº 5.296 de 2 de dezembro de 2004, é de suma importância para a sociedade brasileira e fundamental para a estrutura organizacional de uma escola. O referido decreto regulamenta e atualiza duas leis promulgadas anteriormente, a Lei nº 10.048 de 8 de novembro de 2000 e Lei nº 10.098 de 19 de dezembro de 2000. Com base nessas leis, o Decreto nº 5.296/04 garante direitos civis e de cidadania para uma extensa parcela da população.
Pensando nessa parcela da população, o Decreto nº 5.296/04 dá providências sobre:
Analise as afirmativas abaixo, que tratam da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) nº 9.394/1996, sobre a educação básica.
I. A educação básica tem por finalidades desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para permanecer no trabalho e em estudos atuais.
II. A educação básica pode organizar-se em séries anuais, períodos semestrais, ciclos, grupos não seriados, com base na aprovação ou
reprovação, na competência e em outros critérios, ou por forma diversa de organização, sempre que o interesse do processo de aprendizagem assim o recomendar.
III. Os currículos da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio devem se orientar pela base nacional comum, a ser
complementada, em cada sistema de ensino e em cada estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e dos educandos.
Assinale a alternativa correta.
Sobre as relações entre currículo, conhecimento e cultura, pode-se afirmar que:
Em seu livro “Racismo Estrutural”, Silvio Almeida (2017) explica que o racismo é decorrência da estrutura da sociedade, pois
expressa comportamentos individuais e processos institucionais demonstrados como algo normal, transformando o racismo em regra
e não em exceção. Com base nesse conceito, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) É comum observar no espaço escolar alunos brancos atribuírem aos alunos negros, apelidos depreciativos e/ou ofensivos.
( ) É comum observar no espaço escolar o silêncio ou introspecção de alunos quando sofrem racismo ou discriminação.
( ) É comum observar que o racismo é mais frequente nas escolas públicas em relação às escolas particulares.
( ) Racismo é crime, levando o praticante à reclusão de um a três anos, pagamento de multa e a pena é inafiançável.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
No cotidiano escolar, os horários de intervalo e lazer, são os mais propícios às ocorrências de acidentes, tanto os mais simples quanto os mais graves, independentemente da faixa etária dos alunos. Um pequeno descuido, em fração de segundos, pode ocasionar um acidente entre os alunos e, solucioná-lo de forma eficiente, é papel de todos os profissionais da escola, principalmente daqueles que tem a incumbência de acompanha-los como os Assistentes de Alunos.
Sendo assim, assinale a alternativa correta.
Seguindo as orientações da Lei n° 10.639/2003, a crítica da charge enfatiza a necessidade de