Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 26 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Dada a afirmativa de Turner (2006, p. 60): “o professor é um transmissor de saberes [...], é um agente da formação integral dos alunos, e, por isso, tendo o domínio das disposições pessoais para corresponder às exigências de seu tempo, pode criar condições para as mudanças sociais que se fizerem necessárias”. Nesse contexto, para que o aprendizado se efetive, vários são os métodos de ensino disponíveis para que o professor possa apensar em sua prática na sala de aula. 

I. Método Construtivista. 
II. Método Sócio-Interacionista. 
III. Método Logosófico. 
IV. Método Waldorf. 
V. Método Freinet.

Dos itens, verifica-se que são métodos de ensino

Qual é a categoria para a análise da relação entre concepções pedagógicas e os significados de avaliação ao qual se refere essa modalidade de avaliação descrita no texto?

Dadas as afirmativas sobre o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies),

I. Foi criado em 1999, com recursos provenientes da loteria federal e do orçamento do MEC

II. Para usufruir do Fies, os alunos precisam estar regularmente matriculados em Instituições de Ensino Superior (IES) não gratuitas.

III. O Fies pode ser utilizado por bolsistas do Programa Universidade para Todos (Prouni) para pagamento de 25% do valor da mensalidade. 

verifica-se que está/ão correta/s

Os conteúdos a serem abordados na escola destacam, expressivamente, a importância de elaborar projetos, que são definidos como projeto de ensino, logo, eles também podem ser chamados de: 

I. projeto de aula; 
II. projeto de curso; 
III. projeto didático; 
IV. projeto de trabalho. 

Dos itens, verifica-se que está/ão correto/s

A equipe multiprofissional é uma necessidade da escola. É essa equipe que elabora e realiza projetos em parceria, devendo responder às demandas de cada situação e à normativa dos sistemas de ensino. A respeito da equipe multiprofissional, assinale a alternativa correta.

A metodologia de ensino significa

Alunos que moram na zona rural são atendidos pelos Programas de Apoio ao Transporte do Escolar do Ministério da Educação que já consistiu em três programas diferentes:

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo, relacionando o nome do programa a sua descrição. 

São modalidades regulamentadas de ensino no Brasil:


I. Educação domiciliar; 
II. Educação à distância (EAD); 
III. Educação profissional ou técnica; 
IV. Educação de jovens e adultos (EJA). 

verifica-se que está/ão correta/s

Dadas as afirmativas acerca do recreio,

I. É obrigatório adotar como referência o limite de um sexto das atividades (10 minutos para 60, ou 20 para 120, ou 30 para 180 minutos). 

II. Não poderá ser considerado o tempo do recreio no cômputo da carga horária do ensino fundamental e médio, sem o controle da frequência e a participação do corpo docente.

III. Na legislação, não há exigência explícita de carga horária para a educação infantil.

verifica-se que está/ão correta/s

Os estudos contemporâneos acerca da disciplina escolar como condição para o sucesso da gestão da sala de aula apontam que a disciplina, no ambiente escolar, também contribui para melhorar a performance dos estudantes nos seus respectivos ciclos de estudos e formação. Sobre a disciplina escolar, seu papel na formação dos estudantes e seu significado nas relações institucionais, dadas as afirmativas,

I. A disciplina é um exercício que se faz necessário em qualquer situação social. No caso do ambiente escolar, a disciplina é um exercício diário que ocorre no cotidiano da sala de aula, devendo ser construída e administrada no dia a dia por todos os envolvidos na educação.

II. A disciplina é parte do que se entende como educação intelectual e moral no âmbito da educação escolar. Mesmo sendo interpretada como ato de vigilância, entende-se que a disciplina é necessária para a organização das práticas escolares e também é imprescindível para a gestão da sala de aula.

III. O sucesso dos professores na gestão de classe está mais ligado à qualidade do planejamento, da organização e da execução das aulas do que às suas respostas ao mau comportamento dos alunos, assim, é válido afirmar que disciplina ou indisciplina estão dependentes da índole de cada estudante, o que não interfere na qualidade da formação proposta e desenvolvida pela escola.

verifica-se que está/ão correta/s

O conselho escolar, o grêmio estudantil e o conselho de classe, em relação ao princípio da gestão democrática da escola, devem ser vistos como

A APMF pode receber recursos financeiros de órgãos públicos, para tanto, entre vários documentos, deve apresentar

Ressalta-se a importância do método montessoriano em sala de aula e em áreas distintas. Na educação, para desenvolver um projeto que elucide o desenvolvimento cognitivo, social, emocional e físico da criança, baseado na teoria de Montessori, é necessário considerar os seguintes princípios básicos:

I. Autoeducação e Educação Cósmica;
II. Educação como Ciência e Ambiente Preparado;
III. Educação Milenar e Ambiente Preparado;
IV. Educação Transformadora e Criança Equilibrada;
V. Adulto Preparado e Criança Equilibrada.

verifica-se que estão corretos apenas

Fruto de uma produção acadêmica que visava problematizar os 500 anos da chegada dos portugueses ao Brasil e das influências da cultura alagoana, o pensador alagoano Élcio Verçosa escreveu: 

De acordo com o texto, é correto afirmar: 

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282