Antecipar os objetivos com base no contexto dos alunos, assim como os conhecimentos que se pretende construir, permite ao docente analisar e reorganizar sua prática de acordo com cada situação.
Em uma instituição de ensino, o atendimento ao público constitui, frequentemente, um serviço que resulta da
sinergia de multivariáveis: a conduta do usuário dos serviços, as atividades dos colaboradores envolvidos na
situação, a organização do trabalho e as condições físico-ambientais e instrumentais.
Para construir um sistema educacional inclusivo, é fundamental que apenas a equipe pedagógica seja sensibilizada e preparada para uma mudança inclusiva, já que a família já compreende a convivência diária do aluno.
Uma escola democrática e participativa que pretenda integrar-se às exigências do século XXI, planeja coletivamente os processos
educativos e pedagógicos visando uma formação cidadã e inclusiva.
Com base nessa reflexão, assinale a alternativa correta
Os métodos estão relacionados aos meios para atingir os objetivos, assim, determinam as ações elencadas pelo docente que, em conjunto com os alunos, busca contemplar a efetivação do ensino, antecedendo-o de
maneira planejada.
Segundo a teoria das inteligências múltiplas de Gardner, assinale a afirmativa INCORRETA.
Considerando os diferentes perfis familiares na contemporaneidade, assinale a afirmativa INCORRETA.
Considerando a Lei nº 8.742/1993, que trata sobre os princípios e diretrizes do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e dispõe sobre a organização da Assistência Social e dá outras providências, analise as afirmativas a seguir.
I. Para o enfrentamento da pobreza, a assistência social realiza-se de forma integrada às políticas setoriais, garantindo mínimos sociais e provimento de condições para atender contingências sociais e promovendo a universalização dos direitos sociais.
II. São de atendimento aquelas entidades que, de forma continuada, permanente e planejada, prestam serviços, executam programas ou projetos e concedem benefícios de prestação social básica ou especial, dirigidos às famílias e indivíduos em situações de vulnerabilidade ou risco social e pessoal.
III. A organização da assistência social tem como base a descentralização político-administrativa; a participação representativa da população, por meio de organizações e a primazia da responsabilidade do Estado na condução da política de assistência social em cada esfera de governo.
IV. Consideram-se entidades e organizações de assistência social aquelas com ou sem fins lucrativos que, isolada ou cumulativamente, prestam atendimento e assessoramento aos beneficiários abrangidos por esta Lei, bem como as que atuam na defesa e garantia de direitos.
Sobre a assistência social, direito do cidadão e dever do Estado, considerando a Política de Seguridade Social, está INCORRETO o que se afirma apenas em
De acordo com o exposto, e considerando o movimento da Escola Nova no Brasil, foi o principal responsável:
O Art. 6º da versão atual da Lei nº 9.394/96, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, dispõe que é dever dos pais ou responsáveis efetuar a matrícula das crianças na educação básica a partir da seguinte idade:
O Referencial Curricular do Estado do Paraná define-se pelos aspectos legal e normativo e apresenta caráter obrigatório para a elaboração das propostas pedagógicas das instituições que ofertam educação infantil e ensino fundamental, bem como assegura os direitos e objetivos de aprendizagem nessas etapas, em cada ano de estudo, nas redes públicas e privadas, tendo em vista os contextos sociais, econômicos e culturais de cada região do Estado. São considerados princípios orientadores do Referencial Curricular do Estado do Paraná:
I. Educação inclusiva que identifique as necessidades dos estudantes para organizar os recursos de acessibilidade e realizar atividades pedagógicas específicas que promovam o acesso do estudante aos espaços escolares e a valorização da diversidade, compreendendo o estudante em seu contexto relacional.
II. Educação como direito subjetivo de todos os cidadãos, sendo premissa para o exercício pleno da cidadania; prática fundamentada na realidade dos sujeitos da escola, compreendendo a sociedade atual e seus processos de relação, além da valorização da experiência social do aluno.
III. Transição entre as etapas da educação básica, respeitando as fases do desenvolvimento dos estudantes e a ressignificação dos tempos e espaços da escola, no intuito de reorganizar o trabalho educativo.
IV. Igualdade e equidade, no intuito de assegurar os direitos de acesso, inclusão e permanência com qualidade no processo de ensino e aprendizagem, bem como superar as desigualdades existentes no âmbito escolar.
Está correto o que se afirma em
Segundo Sacristán (1995), a profissionalidade docente envolve diferentes facetas “um sistema de práticas aninhadas” de caráter antropológico, institucional, didático, dentre outros.
Assinale a opção que apresenta, segundo o autor, uma conceituação de profissionalidade docente em seu sentido lato.
Na Resolução Seed nº 2.857/2021 – Atribuições e procedimentos dos diretores há, no parágrafo § 1º, orientações quanto à Observação de Sala de Aula, entendida como “uma metodologia de formação em serviço que possibilita ao professor e à equipe gestora refletirem sobre o processo de ensino e aprendizagem a partir de questões propositivas, construída com base em combinados para o desenvolvimento de aulas com qualidade pedagógica”.
Sobre os procedimentos e normas para a realização dessa atividade, assinale a alternativa INCORRETA.
De acordo com a Deliberação CEE/MS n° 10.814, de 10 de março de 2016 que estabelece normas para a educação básica no Sistema Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).
I. A Proposta Pedagógica é um documento obrigatório da instituição de ensino que norteia e orienta as ações planejadas.
II. A Proposta Pedagógica será elaborada pela comunidade escolar e apresentada à comunidade local.
III. A Proposta Pedagógica deve definir as metas que se pretende alcançar no processo de aprendizagem e no desenvolvimento do estudante.
IV. Na implementação da Proposta Pedagógica, as instituições devem assegurar a formação continuada de seus profissionais.