Ao longo da história da educação no Brasil, diferentes concepções e tendências pedagógicas nortearam o processo de ensino e aprendizagem nos espaços escolares, currículos e documentos norteadores. A respeito dessas tendências, assinale a alternativa correta:
A LDB n.º 9394/1996 estabelece (redação dada pela Lei n.º 14.644 de 2023) que os respectivos Estados e Municípios e o Distrito Federal definirão as normas da gestão democrática do ensino público na educação básica, de acordo com as suas peculiaridades e conforme os seguintes princípios:
I.Participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola.
II.Coordenação das secretarias municipal e estadual de educação na elaboração do projeto pedagógico da escola e participação dos professores e pais nos conselhos escolares.
III.Participação das comunidades escolar e local em Conselhos Escolares e em Fóruns dos Conselhos Escolares ou equivalentes.
IV.Elaboração, pela equipe de gestão escolar, do projeto pedagógico da escola, sob responsabilidade da condução dos trabalhos dos orientadores educacionais, supervisores e administradores escolares.
É correto o que se afirma em:
Associe a segunda coluna de acordo com a primeira, que relaciona os princípios da gestão escolar democrática às suas respectivas definições:
Coluna I: princípios da gestão escolar democrática
1.Participação
2.Autonomia
3.Transparência
4.Pluralidade
Coluna II: Definições
(__)Se constitui a partir das peculiaridades pedagógicas de cada estabelecimento, em sua inter-relação com a comunidade em que se insere; não se confunde com 'independência', pois responde à unidade jurídica, como,por exemplo, o Regimento Escolar.
(__)Compreende a presença e a intervenção ativa de todos: grêmios estudantis, os conselhos escolares, os conselhos de classe abertos, os contratos pedagógicos de sala de aula, as assembleias gerais e o PPP.
(__)Reconhece a presença de identidades e interesses distintos, convivendo na escola e sustentando, mediante o debate, a dinâmica democrática.
(__)É um meio eficiente de credibilidade ao espaço público, ou seja, a lisura que permite aos cidadãos participarem do controle da coisa pública.
Assinale a alternativa que apresenta a correta associação entre as colunas:
Segundo Heloísa Lück (2009), a escola democrática é aquela em que os seus participantes estão coletivamente organizados e compromissados com a promoção da educação de qualidade para todos/as. Cabe ao/à diretor/a, no contexto da gestão das pessoas, promover na escola o ambiente propício para orientar a participação coletiva, a saber:
I.Criar na escola uma visão de conjunto, que estabelece o sentido de unidade e orienta o sentido de cooperação e ação articulada.
II.Promover clima de confiança e reciprocidade na construção de um ambiente colaborativo.
III.Promover a integração de esforços, a articulação de áreas de atuação, a quebra de aresta e o enfraquecimento de atritos, dissensos e diferenças.
IV.Criar cultura de valorização das capacidades, realizações e competências das pessoas pela celebração dos seus resultados, como um valor coletivo da escola e da educação.
V.Desenvolver a prática das decisões colegiadas e o compartilhamento de responsabilidades.
É correto o que se afirma em:
O trabalho pedagógico ganha materialidade nas ações que o viabiliza: no planejamento da escola em geral e do currículo em particular, no processo de ensinar e aprender e na avaliação do trabalho realizado, seja com relação ao conjunto da escola, seja com relação à avaliação dos resultados da aprendizagem. O coletivo na escola não significa um todo homogêneo, orgânico e consensual. Por essa razão é que a defesa de uma determinada forma de planejamento se justifica: somente o planejamento educacional construído de forma participativa permite experimentar o desafio de lidar com a diferença e produzir, a partir dela, a identidade em torno de um projeto de formação.
A respeito desse enunciado, assinale a alternativa correta:
Leia as afirmações a seguir acerca da Educação, Didática e Metodologia de ensino; avaliando sua pertinência de acordo com os documentos norteadores da Educação Brasileira e os estudos contemporâneos na área da Educação:
I.A Educação, sobretudo a educação escolar, é um fenômeno intencional, não neutro, sócio-histórico e cultural.
II.A Didática pode ser compreendida como resultado da ação mediadora entre os processos de ensino e aprendizagem. Ou seja, ela se ocupa de refletir sobre os modos, formas e metodologias para ensinar com o objetivo de promover a aprendizagem dos estudantes.
III.Metodologias de ensino, na contemporaneidade, devem obrigatoriamente estar comprometidas com a transmissão do conhecimento, tomando o professor como única parte ativa no processo de ensinar e aprender.
É correto o que se afirma em:
No Brasil, a inserção da educação sexual na escola operou-se a partir de um deslocamento no campo discursivo sobre a sexualidade de crianças e adolescentes. A escola passa a ser tida como um espaço de intervenção preventiva da medicina higiênica, devendo cuidar da sexualidade de crianças e adolescentes, a fim de produzir comportamentos considerados “normais”.
A didática compõe as atividades dos professores para motivar os alunos e ajudá-los a se engajarem no currículo e torná-lo significativo.
O compromisso social do professor estabelece-se como um conjunto de princípios teóricos e abstratos, que são postos às pessoas que aprendem a partir das suas propostas de ensino desvinculadas do contexto social.
Para que a educação do campo ocorra com qualidade, deve-se prestar especial atenção às raízes da mulher e do homem do campo, que se expressam em culturas distintas, e perceber os processos de interação e transformação aos quais as comunidades rurais estão sujeitas.
Como prática formalmente organizada e sistematizada, a avaliação no contexto escolar realiza-se segundo
objetivos escolares implícitos ou explícitos que, por sua vez, refletem valores e normas sociais.
Os conteúdos estão relacionados apenas ao que diz respeito à matéria curricular, à transmissão de informações, numa relação estática, atendendo sempre às necessidades dos alunos para a aquisição do conhecimento.
As estratégias de ensino e aprendizagem são definidas como o caminho que facilitará a passagem dos alunos da situação em que se encontram até alcançarem os objetivos propostos, tanto os de natureza técnico-profissional como os de desenvolvimento individual como pessoa humana e como agente transformador.
É muito importante a contextualização do currículo, pois essa medida possibilita a produção de conhecimentos
significativos, coerentes e configuradores de uma escola democrática.
A avaliação da aprendizagem exige uma postura democrática do sistema de ensino e do professor, ou seja, para proceder à melhoria do ensino-aprendizagem, não basta avaliar somente o desempenho do aluno, mas
toda a atuação do sistema e prática pedagógica do professor.