Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 22 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

De acordo com Ilma Veiga, o currículo refere-se

Sobre as características dos líderes que atraem os seguidores, considere as seguintes afirmativas:

1 - Há o estabelecimento de um laço com a comunidade, sendo um relacionamento contínuo, ativo e dinâmico.

2 - Possui um certo ritmo de vida, tendo tempo para refletir sobre suas próprias ideias, pensamentos e estratégias.

3 - Há relação entre o que diz (estórias) e o exemplo (corporificação).

Assinale a alternativa correta.

Relacione as colunas abaixo.

  1. Integração pelas competências e habilidades a serem formadas
    nos alunos. 
  2. Integração de conceitos das disciplinas mantendo a lógica dos
    saberes disciplinares de referência.
  3. Integração via interesses dos alunos e buscando referência nas
    questões sociais e políticas mais amplas (via disciplinas
    escolares)

( ) Constitui os processos interdisciplinares. Por vezes, mesmo que seja uma proposta interessante por ensinar os princípios das disciplinas de forma mais coerente com matrizes disciplinares de referência, permanece em uma lógica acadêmica. As questões do cotidiano só aparecem como “contextualização” das disciplinas, visando a dinamizar a aula e motivar o aluno. Por exemplo, o aluno não precisa entender o cotidiano em sua complexidade para atender às avaliações.

( ) Perspectiva instrumental. O que importa é formar o aluno para “saber fazer” uma ação, sendo os saberes integrados na ação. É inegável que muitos de nossos saberes se expressam e precisam se expressar em um “saber fazer” – uma habilidade ou um comportamento –, mas reduzir os saberes ao saber fazer é uma perspectiva limitada e coercitiva da prática pedagógica. Um exemplo de aplicação dessa modalidade pode ser encontrado em princípios curriculares das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

( ) Pode-se situar nessa modalidade, sob perspectivas diversas, o currículo por projetos, mais na linha progressivista, distanciada de questões sócio-políticas mais amplas; o currículo por temas geradores, mais na linha da valorização dos saberes populares, dentre outros.

A sequência correta obtida, no sentido de cima para baixo, é

Nos Parâmetros Curriculares Nacionais: Meio Ambiente, Saúde (1997), foi apresentado o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), que, em 1991, propôs princípios, ações e estratégias para a construção de uma sociedade sustentável. No PNUMA, é considerado que uma sociedade sustentável é aquela que vive em harmonia com nove princípios interligados. São princípios do PNUMA, EXCETO:

No passado, o cuidado e a educação das crianças eram exclusivamente tarefas da família. Posteriormente, as crianças passaram a ser vistas como “pequenos adultos" e tinham que trabalhar logo cedo, quando alcançavam certo grau de independência. Já, nos dias atuais:

Sobre o Gestaltismo como teoria da educação é incorreto afirmar:

De acordo com Moretto, na preparação da criança, do jovem e do adolescente, a escola seleciona, no conjunto dos conhecimentos construídos ao longo da história humana, aqueles que julga necessários e pertinentes para estabelecer a base de inserção no mundo do conhecimento e na preparação

O ensino de Geografia e História, ao estimular o aluno a desenvolver uma melhor compreensão do mundo, favorece:

Leia as afirmativas a seguir e marque a opção CORRETA:

A professora Gorete, aplicando os conhecimentos da Psicologia cognitivista cria situações didáticas com os docentes que permitem ao aluno determinar o seu próprio tempo de aprendizagem. Compreendendo ser no cotidiano escolar que estas condições se revelam, uma tarefa igual não é cumprida por todos ao mesmo tempo, tem sido um dos nortes para que todos evoluam. Desta forma ao desenvolver um projeto a professora deve:

A tendência Pedagógica Tecnicista articula-se diretamente com o sistema produtivo formando mão-de-obra especializada para o mercado de trabalho. Nesse método de ensino, o aluno é visto como:

O Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990, I. assegura a todas as mulheres o acesso aos programas e às políticas de saúde da mulher e de planejamento reprodutivo;
II. estabelece que é dever de todos velar pela dignidade da criança e do adolescente, pondo-os a salvo de qualquer tratamento desumano, violento, aterrorizante, vexatório ou constrangedor;
III. determina que incumbe ao poder público proporcionar assistência psicológica à gestante e à mãe, no período pré e pós-natal, inclusive como forma de prevenir ou minorar as consequências do estado puerperal.
Das afirmativas, verifica-se que está(ão) correta(s)


Na imagem, a relação entre a escola pública e a realidade social

brasileira é marcada pela

Fazem parte das melhorias da proposta referente à modificação e ao aumento do Ensino Fundamental de oito para nove anos, exceto:

Afirma Pain (1996): “Permitir a criança apropriar-se de um conhecimento é permitir-lhe fortificar seu ego, na medida em que ela pode se constituir em uma personalidade mais segura, mais dominante e mais responsável. " Portanto, aprender é apropriar-se de estruturas que se encontram no sujeito, estas capazes de absorver o sinal e apropriar-se para se transformar em um novo conhecimento.

Considerando as funções do psicopedagogo no Brasil, enumere a segunda coluna de acordo com a primeira:

(1) Orientação de estudos

(2) Mediação dos conteúdos escolares

(3) Desenvolvimento do raciocínio lógico

(4) Estimulação da linguagem expressiva e compreensiva

(5) Desenvolvimento da capacidade psicomotora

( ) Através de jogos podemos promover um desenvolvimento cognitivo mais satisfatório do que a escola costuma ensinar, pois trabalha se com as estruturas de pensamento necessárias ao ato de aprender.

( ) Dá o suporte no domínio do esquema corporal, da estruturação espacial, da estruturação corporal, da coordenação motora grossa e fina e da lateralidade.

( ) Ajuda o aluno a aprender as condições necessárias para o seu próprio desenvolvimento cognitivo.

( ) Subsidia a organização da vida escolar da criança quando esta não sabe fazê-la espontaneamente.

( ) Fornece estratégias para o desenvolvimento da fala e a escrita, a linguagem gestual, a escuta e a leitura.

Assinale a sequência CORRETA:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282