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Folha de respostas:

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    • e

Considere o excerto: “o conceito de documentação pedagógica emerge em nosso cenário especialmente a partir da divulgação da experiência italiana para a Educação Infantil, notadamente aquela desenvolvida na cidade de Reggio Emilia, coordenada pelo pedagogo Loris Malaguzzi. Tem como foco a ideia de sistematização de percursos, elaboração da experiência e comunicação. Relatos de situações, fotografias, produções das crianças constituem material para a documentação, que implica seleção, organização e elaboração de registros” (37ª Reunião Nacional da ANPEd, 2015, p.4). Sobre o assunto elucidado pelo enunciado, analise as afirmativas abaixo.

I. O registro que o educador faz sobre o seu trabalho pode ser um instrumento da documentação, entendida como um processo mais amplo de sistematização e construção de memória sobre o trabalho pedagógico, sobre o processo de desenvolvimento da criança, sobre a trajetória de um grupo ou de uma escola.

II. A documentação pode estar a serviço do educador (na reflexão sobre a prática, na avaliação do processo de aprendizagem das crianças, no planejamento, contribuindo para seu processo de formação e desenvolvimento profissional e melhoria da ação), das crianças (quando elaboram seu portfólio de aprendizagem, selecionando produções, imagens, textos que irão compor o documento, construindo, junto com o educador, a memória de seu percurso de formação), e dos pais (como instrumento de acesso ao trabalho pedagógico desenvolvido pela escola e à trajetória da criança naquele grupo).

III. A documentação pode ser considerada práxis reflexiva sobre o projeto e sobre a vivência, processo ligado à programação e à avaliação, à experiência, mas dotado de especificidades: a documentação não é o projeto, nem a experiência; é algo além, a elaboração da experiência que faz emergir o sentido do vivido, o conhecimento do processo e o referencial teóricometodológico da ação.

Assinale a alternativa correta.

Organizar e pôr em prática um projeto educativo interdisciplinar nos espaços educativos formais, envolve:

I. Realizar reuniões pedagógicas de planejamento.

II. Verificar a pertinência entre o tema do projeto e o projeto pedagógico da escola.

III. Planejar como cada área de conhecimento irá avaliar os alunos.

IV. Trabalhar em equipe, tanto os agentes educativos, quanto os alunos.

V. Estabelecer quais serão os recursos e cronograma do projeto.

Está correto o que se afirma em:

O método de ensino propicia a descoberta das relações entre os conteúdos que os alunos estudam, estabelecendo relações entre:

Analise a relação entre a competência destacada e as habilidades a seguir.

Competência:

Analisar, interpretar e aplicar recursos expressivos das linguagens, relacionando textos com seus contextos, mediante a natureza, função, organização, estrutura das manifestações, de acordo com as condições de produção e recepção.

Habilidades:

I. Estabelecer relações entre o texto literário e o momento de sua produção, situando aspectos do contexto histórico, social e político.

II. Relacionar informações sobre concepções artísticas e procedimentos de construção do texto literário.

III. Reconhecer a função e o impacto social das diferentes tecnologias da comunicação e informação.

IV. Identificar pela análise de suas linguagens, as tecnologias da comunicação e informação.

V. Reconhecer a presença de valores sociais e humanos atualizáveis e permanentes no patrimônio literário nacional.

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio para a disciplina de Língua Portuguesa, é habilidade correspondente à competência destacada somente o que consta em

No que se refere aos processos de avaliação nos espaços institucionais, julgue os itens a seguir.

A assimilação do conteúdo é o foco principal em ações de

aprendizagem no contexto de treinamento, desenvolvimento e

educação (TD&E).

A verificação de rendimento escolar observará, dentre outros critérios, a avaliação ____________________________ e _____________________ do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do texto, de acordo com o art. 24, inciso V, da Lei n.º 9.394 de 1996.

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