O Relatório Delors (1996), da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI, argumenta que a educação deve organizar-se em torno de quatro aprendizagens fundamentais que, ao longo de toda a vida, serão de algum modo, para cada indivíduo, os pilares do conhecimento: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser. “Aprender a conhecer” também tem como significado a descrição contida na alternativa:
Conforme Libâneo (1994), são componentes fundamentais do ensino:
I. os objetivos da educação e da instrução.
II. os conteúdos, o ensino, a aprendizagem.
III. os métodos, as formas e os meios de organização das condições da situação didática.
IV. a avaliação.
Em relação às afirmativas acima, estão corretas:
Conforme o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998), analise os seguintes itens sobre a rotina:
I. A rotina representa, também, a estrutura sobre a qual será organizado o tempo didático, ou seja, o tempo de trabalho educativo realizado com as crianças.
II. Deve envolver os cuidados, as brincadeiras e as situações de aprendizagens orientadas.
III. As estruturas didáticas contêm múltiplas estratégias, que são organizadas em função das intenções educativas, expressas no projeto educativo, e são facultativas ao planejamento do professor.
IV. As estruturas didáticas podem ser agrupadas em três grandes modalidades de organização do tempo. São elas: atividades permanentes, sequência de atividades e projetos de trabalho.
Em relação às afirmativas acima, estão corretas:
Segundo Hoffmann, em seu livro Avaliar para promover: as setas do caminho, o professor tem que ter o papel de:
I. Organizador de experiências.
II. Esclarecedor.
III. Conteudista.
Está incorreto o que se afirma em:
Com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais, assinale a alternativa incorreta sobre "avaliação":
Com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental, assinale a alternativa que condiz com os temas transversais de Língua Portuguesa:
Conforme Vasconcellos (2002), analise as afirmativas a seguir sobre o planejamento: I. É o processo contínuo e dinâmico de reflexão, tomada de decisão, colocação em prática e acompanhamento. II. Remete à prática e tem uma relação intrínseca com ela. III. É uma mediação teórico-metodológica para a ação consciente e intencional. IV. Assemelha-se ao relatório, pois se trata de uma prática já realizada. Em relação às afirmativas acima:
Educação e saúde constituem uma relação a ser considerada especialmente na Educação Infantil. A garantia do direito da criança a uma educação para a saúde deve considerar o disposto de forma correta na alternativa:
Sobre a avaliação na Educação Infantil, com base no Referencial Curricular para a Educação Infantil (1998), analise as afirmações abaixo: I. A avaliação é concebida como momentos específicos, buscando diagnosticar as potencialidades do aluno e detectar problemas de aprendizagem e ensino. Pode assumir várias formas, tais como a observação e o registro das atividades dos alunos. II. A avaliação é concebida como um conjunto de ações que auxiliam o professor a refletir sobre as condições de aprendizagem oferecidas e ajustar sua prática às necessidades colocadas pelas crianças. É um elemento indissociável do processo educativo que possibilita ao professor definir critérios para planejar as atividades e criar situações que gerem avanços na aprendizagem das crianças. Tem como função acompanhar, orientar, regular e redirecionar esse processo como um todo. III. A avaliação constitui um elemento dissociável do processo educativo, que possibilita ao professor definir critérios para planejar as atividades e criar situações que gerem avanços na aprendizagem das crianças. Tem como função acompanhar, orientar, regular e redirecionar esse processo como um De acordo com a proposição dada:
Conforme Libâneo (1994), são componentes fundamentais do ensino:
I. Os fundamentos da educação e da instrução.
II. Os conteúdos, o ensino, a aprendizagem.
III. Os métodos, as formas e os meios de organização das condições da situação didática.
IV. A avaliação.
Em relação às afirmativas acima, estão corretas:
No século XXI, o conceito de “educação ao longo de toda a vida” ultrapassa a distinção tradicional entre educação inicial e educação permanente. Esse conceito, proposto com frequência, está relacionado ao disposto de forma correta na alternativa:
O Projeto Político-Pedagógico da escola, construído coletivamente, além de passar pela reflexão de seus princípios, deve ser organizado a partir da análise de pelo menos sete elementos básicos constitutivos, descritos corretamente na alternativa:
Sobre a pedagogia da participação, conforme Oliveira-Formosinho (2013), analise as afirmações a seguir. I. Reside na integração das crenças e dos saberes, da teoria e da prática, da ação e dos valores. II. Centra-se nos atores que constroem o conhecimento para que participem progressivamente, por meio do processo educativo, da(s) cultura(s) que os constituem como seres sócio-históricos-culturais. III. Rompe com qualquer definição técnica do ato de ensinar ou qualquer antecipação do que será realmente aprendido, devido à relação intrínseca entre o processo de ensino-aprendizagem e o contexto onde ele se dá. Está (estão) correta(s):
A Resolução nº 7, de 14 de dezembro de 2010, fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos. Conforme o estabelecido nessa Resolução, os sistemas de ensino e escolas devem adotar, como princípios das políticas educativas e das ações pedagógicas, o disposto corretamente na alternativa:
Conforme Zabala (2008), quando se opta por uma concepção construtivista por um ensino que tem como finalidade fundamental a formação integral da pessoa, a avaliação sempre terá que ser de acordo com o item da alternativa: