Os Cursos para o aperfeiçoamento das práticas democráticas devem ser acompanhados e avaliados de modo a contribuir:
O estudo do documento Política Nacional de Educação Especial, na Perspectiva da Educação Inclusiva, esclareceu aos professores quais os estudantes que necessitam dos serviços de Atendimento Educacional Especializado – AEE., os quais devem considerar:
O pedagogo Francisco foi informado pelas equipes da SME e do CRAS sobre a oferta das Oficinas com Famílias em situação de vulnerabilidade social, as quais são realizadas:
A organização dos conteúdos de Língua Portuguesa em função do eixo uso-reflexão-uso pressupõe um tratamento cíclico, pois, de modo geral, os mesmos conteúdos aparecem: conteúdos
O professor Aderbal utiliza a metodologia de resolução de problemas, dando-lhe um sentido importante quando as crianças do ensino fundamental buscam soluções e discutem-nas com outras de sua faixa etária. Essa metodologia deve colaborar para que a criança:
Conforme os PCN o Ensino de História na alfabetização deve:
No ensino de História cabe um papel educativo, formativo, cultural e político e sua relação com a construção da cidadania, o que perpassa diferentes espaços de produção de saberes históricos. Deste modo, é essencial localizarmos no campo da História questões/temas/problemas considerados relevantes para a formação da consciência histórica dos alunos, o que requer:
O ensino de Ciências está previsto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9.394/96, no Art. 32, II, evidenciando “a compreensão do ambiente natural e social [...], da tecnologia[...]”, bem como, nos PCN. Nesse sentido, percebemos o significado expressivo de um ensino:
A Didática, como prática educativa, estuda os objetivos, os conteúdos, os meios e as condições do processo de ensino tendo em vista:
O professor Paulo, utiliza o PPP escolar, construído crítica e coletivamente, como o planejamento/execução/avaliação das práticas educativas, enriquecendo suas experiências ao lidar com as situações concretas de ensino. Essa atitude colabora para o professor:
Na redação dos objetivos específicos o professor deve elencar os resultados a obter do processo de ensino relativo aos conhecimentos, conceitos, habilidades, podendo indicar também as atitudes e convicções em relação à realidade social, embora estes últimos dificilmente possam:
A Lei de Diretrizes e Bases - LDB (Lei 9394/96) foi sancionada pelo presidente Fernando Henrique Cardoso e pelo ministro da educação Paulo Renato Souza em 20 de dezembro de 1996. Baseada no princípio do direito universal à educação para todos, trouxe diversas mudanças em relação às leis anteriores, como a inclusão da educação infantil (creches e pré-escolas) como primeira etapa da educação básica.
Sobre a Língua Estrangeira (LE) na LDB, é verdadeiro o que afirma a letra:
Considerando o acima exposto, é falso o que se afirma na letra:
Segundo Marcuschi (2002, p. 19), gêneros textuais ―são entidades sócio discursivas e formas de ação social‖, que circulam em diferentes esferas sociais (escola, trabalho, casa, rua), nas mais diversas culturas (brasileira, indiana, italiana), em comunidades ou domínios discursivos variados (docentes, comunidade futebolística, congregações religiosas), tendo sempre um propósito comunicativo no seu uso (divulgar um produto, ensinar algo). Como exemplo de gêneros, citam-se resenha de livro, cardápio, convite, tirinhas, entre outros.
As tirinhas pertencem a um hipergênero denominado quadrinhos que agrega outros gêneros (cartuns, charges, tiras cômicas, etc.). Segundo Ramos (2009), a presença do humor é a principal característica da tirinha, além de ser um texto curto, configurado no formato retangular, vertical ou horizontal, com um ou mais quadrinhos, diálogos curtos, recursos icônico-verbais próprios (como balões, onomatopeias, metáforas visuais, figuras cinéticas etc.), personagens fixos ou não e desfecho inesperado.
Observe a tirinha:
A seguir, apresenta-se uma sequência resumida de atividades a serem trabalhadas a partir da tirinha.
I- Apresentar o personagem da tirinha (nome, características, criador, etc).
II- Compartilhar com os alunos as atividades que serão realizadas a partir da tirinha (leitura, análise linguística e produção textual).
III- Produzir uma tirinha vertical em dupla (ou trio, dependendo do número de alunos).
IV- Explicar o gênero tirinha. Discutir os elementos básicos do gênero tirinhas (relações entre linguagem visual e verbal). Diferenciar tirinha de charge.
V- Identificar seus conhecimentos prévios concernentes às tirinhas.
A melhor sequência para o desenvolvimento das atividades propostas está na letra:
A lei de Diretrizes e Bases da Educação em vigor - LDB 9394/1996- estabelece que a educação escolar deverá vincular-se ao mundo do trabalho e à prática social, visando: