A pesquisa de Emília Ferreiro permitiu-lhe identificar níveis de evolução da escrita, até o momento em que se pode considerar que a criança venceu as barreiras do sistema, sendo capaz de interpretar (ler) e reproduzir (escrever) símbolos gráficos. O nível em que a escrita constitui um grande avanço, e se traduz em um dos mais importantes esquemas construídos pela criança, durante o seu desenvolvimento; em que pela primeira vez, ela trabalha com a hipótese de que a escrita representa partes sonoras da fala, porém, com uma particularidade: cada letra vale por uma sílaba; portanto, utiliza tantas letras quantas forem as sílabas da palavra [Jacaré- F R A (silábico restrito)- a escrita da criança está restrita a letras de sua experiência no momento da escrita. Jacaré- J K R, J C E, A K E ou A A E (silábico evoluído) - a escrita da criança contém a correspondência sonora das vogais ou consoantes.] é denominado:
Como não há, na língua portuguesa, um único tipo de correspondência entre os sons da fala e os símbolos que os representam na escrita (um mesmo fonema podendo ser representado por mais de um grafema e um mesmo grafem a podendo representar mais de um fonema), o processo de alfabetização significa ensinar ao aluno, de forma:
A sociedade em que se vive é caracterizada pela sua complexidade: uma sociedade multifacetada, tecida pela velocidade de mudanças constantes e cumulativas, provocadas pelos avanços científicos e, sobretudo, pelo aumento das possibilidades de acesso às redes de informação e de consumo. Sobre o tema, teia as afirmativas a seguir.
I. A valorização do conhecimento e da informação nas sociedades contemporâneas recarrega a importância da educação e da cultura como temas prioritários das políticas públicas.
II. A educação, em sentido abrangente, pertence à sociedade e se produz por um incansável movimento de realimentação sociopolítica, sendo impulsionada por um conjunto dinâmico e complexo de sujeitos e inter-relações, como, por exemplo, famílias, grupos sociais e organizações de ensino.
III. A educação, pela via de suas agências, desempenha um papel secundário, embora seja a responsável oficial pela transmissão dos saberes socialmente valorizados e considerados fundamentais às futuras gerações.
Está correto apenas o que se apresenta em:
Em relação especificamente à inserção do jovem no trabalho, o texto original da Constituição instituiu a idade de 14 anos como limite mínimo para qualquer trabalho. Mas, a Emenda Constitucional n° 20 (BRASIL, 2005c) estabeleceu uma redefinição desse limite, pois vedou o trabalho às pessoas com menos de 16 anos, EXCETO na condição de:
A gestão que se efetiva por meio da participação dos sujeitos sociais envolvidos com a comunidade escolar, na elaboração e construção de seus projetos, como também nos processos de decisão, de escolhas coletivas e nas vivências e aprendizagens de cidadania é denominada:
A Lei n° 11 .645, de 1 O de março de 2008, altera a Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei n° 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da seguinte temática:
A teoria de desenvolvimento cognitivo de Jean Piaget descreve a interação entre os fatores biológicos e sociológicos. Ele estudou a maturação do cérebro e do sistema nervoso e a adaptação ao ambiente (Krebs, 1994) Sua teoria enfatiza cinco fatores, quais sejam:
Considera-se que um aspecto importante para a construção de uma sociedade mais igualitária é a garantia do direito à educação, desde sempre, em creches e pré-escolas públicas de qualidade. Para isto, é necessária uma prática pedagógica que privilegie uma educação:
Sobre a avaliação formativa na Educação Infantil é coerente afirmar que:
Assinale a alternativa que se refere às Diretrizes da Política Nacional de Educação Infantil.
Desde a conclusão do relatório de avaliação das políticas públicas de educação infantil, em 2006, importantes mudanças vêm ocorrendo nesse campo, dentre elas pode-se citar:
De acordo com as Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil, define-se como currículo o:
As instituições de Educação Infantil devem criar procedimentos para acompanhamento do trabalho pedagógico e para avaliação do desenvolvimento das crianças, garantindo:
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n° 9.394/1996) estabelece a Educação Infantil como a primeira etapa da educação básica, sendo oferecida em creches e pré-escolas. A nomenclatura creche significa o atendimento:
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB N.º 9.394/1996), ao tratar da composição dos níveis escolares, estabelece que a educação básica compõe-se de: Assinale a alternativa correta.