Assinale a alternativa em que a característica está de acordo com a metodologia indicada.
A perspectiva construtivista de Jean Piaget fundamenta-se no fato de que o conhecimento resulta da:
"Entender a realidade plural e diversa, com um novo enfoque, não parece ser coisa fácil. Há algumas décadas vimos palmilhando esse caminho com um esforço gigantesco. Mas ainda custa-nos muito conviver com a diferença."
(DA SILVA, Antonio Luiz. Pluralidade e Diversidade: Pensar sobre a diferença e a sua emergência na escola. Revista Lugares de Educação.).
Tal reflexão vai ao encontro de um dos objetivos do Referencial Curricular para a Educação Infantil que prevê condições para que a criança:
Uma das funções mais importantes da Educação Infantil é o(a):
De acordo com o disposto na Lei Federal nº 9394/96 Art. 38, referente à Educação de Jovens e Adultos, determina que os sistemas de ensino manterão cursos e exames supletivos, que compreenderão a base nacional comum do currículo, habilitando ao prosseguimento de estudos em caráter regular, no nível de conclusão do ensino fundamental, para os maiores de:
Na Educação Infantil, o Professor pode promover a seguinte brincadeira:

No contexto do desenvolvimento infantil, esta brincadeira é indicada para estimular especificamente:
Na rotina da Educação Infantil, o Professor pode incentivar seus alunos a Brincadeira de roda com música e gestos corporais, como na imagem a seguir:

No contexto do desenvolvimento infantil e, de forma especifica, tal atividade proposta possibilita:
É importante que os profissionais em educação organizem periodicamente espaços, brincadeiras e materiais que promovem oportunidades de interação entre crianças de faixas etárias diferentes. No ambiente educativo, tal fato sinaliza qualidade na educação, que pode ser corretamente associado ao seguinte indicador:
Na Educação Infantil, o Professor pode promover a seguinte brincadeira:

No contexto do desenvolvimento infantil, esta brincadeira é indicada para estimular especificamente:
A Companhia de Jesus foi fundada no contexto da Reforma Católica (também chamada de Contra reforma). A Companhia de Jesus, cujos membros são conhecidos como jesuítas é uma ordem religiosa fundada em 1534 por um grupo de estudantes da Universidade de Paris. Os padres jesuítas tiveram um importante papel na Reforma Católica. Foi deles a responsabilidade de catequisar e de recatequisar povos e nações inteiras. São expoentes dessa Companhia:
De acordo com Boff (2000, p.51) “cidadania é um processo histórico-social que capacita a massa humana a forjar condições de consciência, de organização e de elaboração de um projeto e de práticas no sentido de deixar de ser massa e de passar a ser povo, como sujeito histórico, plasmador de seu próprio destino".
Considerando essa premissa, depois de ler as alternativas, aponte abaixo qual das assertivas está incorreta:
I - Reafirmando a citação de Boff apud Martins (2000, p.53) diz que: “A construção da cidadania, envolve um processo ideológico, de formação de consciência pessoal e social, e de reconhecimento desse processo em termos de direitos e deveres. A realização se faz através de lutas contra as discriminações, da abolição de barreiras segregativas, entre indivíduos e contra as opressões e os tratamentos desiguais, ou seja, pela extensão das mesmas condições de acesso às políticas públicas e pela participação de todos, nas tomadas de decisões.
II - O grande desafio histórico é dar condições ao povo brasileiro de se tornar cidadãos conscientes; sujeitos de direitos e deveres; que respeitem e aceitem a diversidade e que participem do processo de construção político-social e cultural. “Por essa razão, a educação como um dos principais instrumentos de formação da cidadania, deve ser entendida como a concretização dos direitos que permitem inserir o indivíduo na sociedade".
III - “A realidade social e educacional atual de nosso país, não requer o enfrentamento e a superação da contradição da estrutura que existe entre a declaração constitucional dos direitos sociais (dentre eles, a educação) e a negação da prática desses direitos; da ideologia que associa a pobreza material à cultural; de colocar o problema da escola pública em termos de direito de todos, de acesso ao conhecimento elaborado; recolocar a questão do trabalho como atividade de produção/apropriação de conhecimento apenas como mera operação mecânica".
IV - Pode-se afirmar que “aquela relação entre cidadania e democracia explicita-se no fato de que ambas são processos". (MARTINS, 2008, p.54). O processo não se dá num vazio, a cidadania exige instituições, mediações e comportamentos próprios, constituindo-se na criação de espaços sociais de luta na definição de instituições permanentes para expressão política. A cidadania requer consciência sobre o papel da educação e as novas exigências colocadas para a escola que, como instituição para o ensino da educação formal deve ser um lócus para a construção da cidadania.
A valorização do professor da Educação Básica passa pela oferta e promoção de formação continuada em sua área de atuação, considerando as necessidades, demandas e contextualizações dos sistemas de ensino. Também pela efetivação da existência de planos de carreira para os (as) profissionais da Educação Básica, tomando como referência o piso salarial nacional profissional, definido na Constituição Federal. Essas questões dizem respeito a quais metas do PNE:
De acordo com Oliveira (2016), a formação inicial dos professores da Educação Básica é um elemento „contraditório‟, pois ao mesmo tempo que ela é um fator primordial a qualidade do ensino, pode também ser um entrave no alcance de uma melhoria do processo de ensino e aprendizagem. Tendo em vista esse pressuposto, indique a seguir o que está exarado na legislação educacional em vigor, em relação á formação de docentes:
O conjunto de compromissos e de saberes dos pedagogos materializa‐se em seu plano de formação e na construção de uma rotina a ser vivenciada na escola onde atua. O seu plano de trabalho deve contemplar:
O pedagogo Carlos se respalda nos documentos oficiais do MEC que lhe levam a refletir acerca de que “toda mudança implica na reinvenção de caminhos, na reformulação de conceitos, na releitura do mundo, na reaprendizagem de sentidos e de significados, na consciência da dialética da mudança, ermanência e a desmontagem dessa dicotomia frente ao mundo acadêmico de crenças constituídas”. A afirmativa traz em seu interior a importância: