Contemplar o cuidado na esfera da instituição da Educação Infantil significa: I. compreendê-lo como parte integrante da educação, embora possa exigir conhecimentos, habilidades e instrumentos que extrapolam a dimensão pedagógica. II. valorizar e ajudar a desenvolver capacidades. III. integrar vários campos de conhecimentos e a cooperação de profissionais de diferentes áreas. IV. entender que não se pode mimar a criança, haja vista que uma das expectativas da família é a educação integral e disciplinar desenvolvida nas escolas. Está correto apenas o que se aponta em:
Conforme o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, para que as aprendizagens infantis ocorram com sucesso, é preciso que o professor considere, na organização do trabalho educativo:
Sobre espaço físico e recursos materiais, pode-se afirmar que: I. deve propiciar condições para que as crianças possam usufruí-lo em benefício do seu desenvolvimento e aprendizagem. II. seja versátil e permeável à sua ação, sujeito às modificações propostas pelas crianças e pelos professores em função das ações desenvolvidas. III. deve ser pensado e arranjado de forma que não haja mudanças haja vista a necessidade de a criança sentir-se segura em um lugar em que tudo está no mesmo lugar. IV. os materiais constituem um instrumento importante para o desenvolvimento da tarefa educativa, uma vez que são um meio que auxilia a ação das crianças. V. os brinquedos e demais materiais, para segurança da integridade física da criança, devem estar dispostos de forma inacessível. Está correto apenas o que se afirma em:
Ter um profissional surdo ou com capacitação profissional entre os demais professores na escola é necessário no processo de inclusão e de aquisição linguística. No planejamento de atividades, este profissional será de grande importância, enfatizando o respeito às condições peculiares dos surdos. A este propósito, Quadros esclarece que a educação de surdos, tendo uma proposta bilíngue, deve gozar de um currículo organizado com perspectiva:
O bullying pode causar prejuízos imediatos na vida acadêmica. Apesar dos adultos serem capazes de diferenciar as brincadeiras que ocorrem entre as crianças das atitudes agressivas e abusivas, é bullying quando se identifica nas ações: I. Ausência de intenção de causar danos. II. Persistência e continuidade das agressões contra o mesmo alvo. III. Presença de motivos que justifiquem os ataques. IV. Assimetria de poder entre as partes. São CORRETAS:
Nas últimas décadas, as políticas públicas têm intensificado a preocupação com o direito ao acesso e à permanência na educação básica. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394/96 atualizada, representa um marco na história recente da educação brasileira. Em relação à Educação Básica, analise as afirmativas abaixo.
I. Engloba também a Educação de Jovens e Adultos, educação especial e a educação do campo.
II. Expressa um ensino universal, destinado à formação comum sendo compreendida como um direito público.
III. Expressa uma concepção restrita de educação com a prevalência da prática habitual de limitá-la ao domínio da habilidade de ler, escrever e contar.
IV. Reconhece a função eminentemente pedagógica do atendimento às crianças de zero a cinco anos na educação infantil.
Estão corretas apenas:
De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei n° 9.394/1996, art. 31, a educação infantil será organizada de acordo com as seguintes regras comuns:
I. Carga horária mínima anual de 800 (oitocentas) horas.
II. Atendimento à criança de, no mínimo 7 (sete) horas para a jornada integral.
III. Controle de frequência pela instituição de educação pré-escolar, exigida a frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) do total de horas.
IV. Atendimento à criança de, no mínimo, 6 (seis) horas diárias para o turno parcial.
V. Carga horária mínima anual distribuída por um mínimo de 200 (duzentos) dias de trabalho educacional.
Acerca da rotina na Educação Infantil é correto afirmar, exceto:
Maria Montessori através de sua metodologia conseguia alfabetizar crianças desde a mais tenra infância, utilizando os mais variados materiais. A sala de aula era organizada de forma circular, composta por muitas estantes com materiais lúdicos e pedagógicos, todos ao alcance e para o manuseio livre das crianças. Muitos desses materiais eram de madeira, outros com texturas e formas diferenciadas para despertar os sentidos. Os materiais didáticos eram divididos em uma série de cinco grupos: exercício para a vida cotidiana; material sensorial; material de linguagem; material de matemática e material de ciências. Um deles é o que conhecemos como:
Em ralação as Tendências Pedagógicas na Prática Escolar, analise as assertivas e relacione corretamente as colunas:
1 Tendência progressista libertária
2 Tendência liberal renovada não-diretiva
3 Tendência liberal tecnicista
4 Tendência tradicional
(__) Consiste na preparação intelectual e moral dos alunos para assumir uma posição na sociedade.
(__) Acentua-se nesta tendência o papel da escola na formação de atitudes, razão pela qual deve estar mais preocupada com os problemas psicológicos do que como pedagógicos.
(__) Tal sistema é regido por leis naturais(mesma regularidade encontrada nos fenômenos da natureza), cientificamente descobertas; basta aplicá-las. As descobertas educacionais devem ser restritas aos técnicos “especialistas".
(__) Esta pedagogia espera que a escola exerça uma transformação na personalidade dos alunos num sentido libertário e autogestionário. Respectivamente temos:
De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei n° .394/1996, art. 5o, o acesso à educação básica obrigatória é direito público subjetivo, podendo qualquer cidadão, grupo de cidadãos, associação comunitária, organização sindical, entidade de classe ou outra legalmente constituída e, ainda, o Ministério Público, acionar o poder público para exigi-lo.Acerca do § 1o, o poder público, na esfera de sua competência federativa, deverá:
I. Recensear anualmente as crianças e adolescentes em idade escolar, bem como os jovens e adultos que não concluíram a educação básica.
II. Fazer-lhes a chamada pública.
III. Zelar, junto aos pais ou responsáveis, pela frequência à escola.
IV. Recensear a população em idade escolar, bem como alunos do ensino fundamental que a ele não tiveram acesso.
Espera-se que, ao final do ensino fundamental, os alunos sejam capazes de:
( ) Solucionar problemas de ordem corporal especificamente em contexto escolar, regulando e dosando o esforço em um nível compatível com as possibilidades, considerando que o aperfeiçoamento e o desenvolvimento das competências corporais decorrem de perseverança e regularidade e que devem ocorrer de modo saudável e equilibrado.
( ) Conhecer, organizar e interferir no espaço de forma autônoma, bem como reivindicar locais adequados para promover atividades corporais de lazer, reconhecendo-as como uma necessidade do ser humano e um direito do cidadão, em busca de uma melhor qualidade de vida.
( ) Reconhecer condições de trabalho que comprometam os processos de crescimento e desenvolvimento, aceitando-as para si e para os outros.
( ) Conhecer, valorizar, respeitar e desfrutar da pluralidade de manifestações de cultura corporal do Brasil e do mundo, percebendo-as como recurso valioso para a integração entre pessoas e entre diferentes grupos sociais e étnicos.
Com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: Ed. Física, indique se alternativas acima são verdadeiras V ou falsas F:
“O termo currículo é encontrado em registros do século XVII, sempre relacionado a um projeto de controle do ensino e da aprendizagem, ou seja, da atividade prática da escola. Desde os seus primórdios, currículo envolvia uma associação entre o conceito de ordem e método."
Considere as proposições abaixo sobre currículo.
I. O currículo não é um instrumento neutro, pois passa uma ideologia, e a escola precisa identificar e desvelar os componentes ideológicos.
II. O currículo é o conhecimento escolar como uma simplificação do conhecimento científico adequado à faixa etária e aos interesses da instituição escolar.
III. O currículo e sua natureza processual traduzem‐se em um conjunto de práticas diversas, ao mesmo tempo em que é construído por subsistemas que vão desde os órgãos mais elevados da política educativa aos contornos da formação dos sujeitos no contexto escolar.
IV. O currículo é um conjunto de objetivos, conteúdos, experiências de aprendizagem e avaliação.
São FALSAS as afirmações contidas nas proposições:
O professor ao elaborar o plano de aula, deve-se levar em consideração as seguintes fases, EXCETO:
São propostas fundamentais sobre o processo de alfabetização inicial, EXCETO: