Piaget sempre deixou claro que sua opção metodológica por estudar a criança não era casual, mas sim para elaborar uma teoria geral da origem e evolução da inteligência humana. Então, afirma que a relação sujeito-objeto é dialética, pois na medida em que o sujeito determina o objeto, é também determinado por ele, transformando esta relação numa via de mão dupla e rompendo de vez com a epistemologia clássica. Entretanto, para que essa relação de dupla determinação aconteça, é preciso a ação conjugada de dois esquemas de ação, que são:
À palavra currículo associam-se distintas concepções, que derivam dos diversos modos de como a educação é concebida historicamente, bem como das influências teóricas que afetam e se fazem hegemônicas em um dado momento (Moreira e Candau, 2008). Assim, diferentes fatores socioeconômicos, políticos e culturais contribuem, para que o currículo venha ser entendido como: I. Os conteúdos a serem ensinados e aprendidos. II. As experiências de aprendizagens escolares a serem vividas pelos alunos. III. Os planos pedagógicos elaborados por professores, escolas e sistemas educacionais. IV. Os objetivos a serem alcançados por meio do processo de ensino. V. Os processos de avaliação que terminam por influir nos conteúdos e nos procedimentos selecionados nos diferentes graus de escolarização. Assinale a alternativa correta:
O dever do Estado com educação escolar pública será efetivado mediante a garantia de:
I - Acesso aos níveis mais elevados do ensino, da pesquisa e da criação artística, segundo a capacidade de cada um;
II - Oferta de ensino noturno regular, adequado às condições do educando.
Sobre os itens acima:
Os temas transversais dos parâmetros curriculares nacionais podem ser observados como temáticas de uma importância e urgência:
Os blocos de informações e conteúdos da matemática, quando separados de acordo com as propostas apresentadas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, podem encaixar o tratamento das informações como algo relacionável especificamente com a:
Quanto ao Aprendizado Experimental de Carl Rogers, não é pertinente afirmar:
O projeto pedagógico da escola de ensino regular deve institucionalizar a oferta do AEE prevendo na sua organização, exceto:
As Diretrizes Curriculares Nacionais para educação infantil possuem um caráter:
A principal contribuição do Referencial Curricular Nacional para educação infantil está na transformação do espaço da creche, já que auxilia em:
Segundo a Lei nº 9.394/96, o ensino será ministrado com base nos seguintes princípios, exceto:
Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais do ensino básico, o foco central na alfabetização será dado, principalmente:
Pensando nos ciclos comuns ao processo de alfabetização e como o domínio sobre a escrita e a linguagem ocorre a partir de estágios sequenciais, é correto afirmar que:
Para Jussara Hoffmann, a escola não pode proporcionar situações de constante teste e avaliação sem manter uma constante tensão, fazendo-a sentir-se fora de qualquer possibilidade integração e plenitude na aprendizagem. Desse modo, para a autora, o processo de avaliação na educação infantil deve:
O cuidado e a educação para a educação infantil são conceitos que devem ser considerados:
Para ser capaz de atender um aluno com necessidades educacionais especiais é necessário conhecer de fato suas potencialidades e dificuldades, para que as mesmas sejam trabalhadas durante sua vida acadêmica. A avaliação é um instrumento importante para tal conhecimento sendo também um de seus objetivos: