De acordo com Weiss (2012), na utilização de testes psicométricos, a única opção que NÃO corresponde aos cuidados indispensáveis do terapeuta é:
De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei n° 9.396/2006), o público da educação especial são educandos que apresentam:
Com o objetivo de desenvolver um acompanhamento responsável, ético e propositivo do processo educativo na escola, e visando uma educação emancipadora, o Conselho Escolar deve estar atento a alguns aspectos extremamente relevantes desse processo, compreendendo que:
1- O projeto de educação que a escola vai desenvolver, dando sentido às suas ações, deve ser discutido, deliberado e seguido portados.
2- O sentido de pluralidade nas relações sociais da escola, com respeito às diferenças existentes entre os sujeitos sociais, deve ser a marca do processo educativo.
3- A unidade do trabalho escolar deve ser garantida utilizando-se o Projeto Político-Pedagógico da escola como instrumento para impedir a fragmentação das ações.
4- O sentido de qualidade na educação não pode ser uma simples transposição deste conceito do mundo empresarial para a escola, isto é, na educação, esse sentido necessita estar referenciado no social e não no mercado.
5- A aprendizagem é decorrente da construção individual do conhecimento e se basta à transmissão de informações.
Estão corretos apenas os itens:
O artigo 214 da Constituição Federal de 1988 afirma que a lei estabelecerá o plano nacional de educação, de duração plurianual, visando à articulação e ao desenvolvimento do ensino em seus diversos níveis e à integração das ações do poder público que conduzam à:
Há uma etapa, precedente ao diagnóstico, no início do processo de construção do projeto político pedagógico (PPP), em que se reflete sobre questões como, por exemplo, a identificação da missão da escola, ou seja, sua finalidade dentro do contexto histórico, social e político a qual está inserida. Esta etapa denomina-se marco:
Segundo a teoria de ensino de Bruner, é importante que o aluno tenha a oportunidade de ver o mesmo assunto mais de uma vez, abordado em níveis de profundidade diferentes e através de várias representações. É o que o autor chama de:
Referente a organização do sistema educacional brasileiro: I. A educação escolar compõe-se da educação básica e educação superior. II. O ensino fundamental compreende o atendimento da criança de 0 a 14 anos. III. Os Estados são responsáveis por oferecer, de forma prioritária, o ensino fundamental. IV. Cabe a União a coleta, análise e disseminação de informações sobre a educação. V. Compete ao município oferecer educação infantil em creches e pré-escolas. Está correto que se afirma em:
De acordo com o movimento histórico da ação do supervisor escolar no contexto brasileiro, esse, passa de uma função de controle e inspeção, para o exercício mais amplo e ativo através de uma ação pedagógica de:
Para trabalhar com atividades que envolvam hipóteses e abstrações na resolução de problemas, estimulando o raciocínio hipotético dedutivo, é preciso que, de acordo com os estágios do desenvolvimento de Piaget, a criança esteja na etapa:
Moreira esclarece que para Vygotsky, o "[ ... ] desenvolvimento cognitivo do ser humano não pode ser entendido sem referência ao meio social." (1999, p.1 08) Para que haja aprendizagem através da mediação, Vygotsky afirma ser necessário a utilização de (da):
Ao planejar e aplicar projetos pedagógicos que disseminem o respeito mútuo e o combate ao preconceito e discriminação de qualquer natureza, a escola está valorizando e praticando um dos princípios previstos nas Diretrizes Curriculares Nacionais do ensino fundamental. Que princípios são esses?
Para responder à questão, considere as teorias de Avaliação e Planejamento Escolar de Celso Vasconcellos.
É necessário reconhecer que, no contexto da escola brasileira contemporânea, está muito difícil ser professor. Nesse sentido, a avaliação tradicional acaba sendo uma forma de “alívio”, uma vez que: I. Canaliza a culpa para alguém (aluno/família). II. Possibilita o controle disciplinar. III. Serve como seleção social. Quais estão corretas?
Segundo Demo, para transformar mero ensino em formação e mera aprendizagem em aprender a aprender, um dos passos mais decisivos é a:
Para responder à questão, considere as propostas dos Parâmetros Curriculares Nacionais.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais auxiliam o professor na tarefa de reflexão e discussão de aspectos do cotidiano da prática pedagógica a serem transformados continuamente pelo professor. Nesse sentido, assinale a alternativa INCORRETA em relação às possibilidades para sua utilização.
A professora Gorete, aplicando os conhecimentos da Psicologia cognitivista cria situações didáticas com os docentes que permitem ao aluno determinar o seu próprio tempo de aprendizagem. Compreendendo ser no cotidiano escolar que estas condições se revelam, uma tarefa igual não é cumprida por todos ao mesmo tempo, tem sido um dos nortes para que todos evoluam. Desta forma ao desenvolver um projeto a professora deve: