O professor Marcelo, participa efetivamente da formação continuada, que tem como base o Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa – PNAIC. Assim desenvolve a sua prática pedagógica considerando os conceitos de alfabetização e que as hipóteses elaboradas pelas crianças em seu processo de construção do conhecimento não são idênticas em uma mesma faixa etária, porque dependem do grau de letramento de seu ambiente social, ou seja, da importância que tem a escrita no meio em que vivem, bem como as práticas sociais de leitura e escrita que podem participar e presenciar. No processo de construção dessa aprendizagem as crianças cometem “erros”. Nessa perspectiva os “erros” devem servir para:
O Plano Nacional de Educação (PNE), aprovado pela Lei n.º 13.005/2014, foi instituído pela Constituição Federal de 1988 e estabelece metas e diretrizes para a educação por um período de dez anos. Quanto ao PNE, assinale a alternativa correta.
À luz das Diretrizes Nacionais Gerais para a Educação Básica, assinale a alternativa que apresenta o conceito de currículo escolar.
Considerando que o projeto político‐pedagógico seja o principal instrumento organizador do trabalho pedagógico da escola, assinale a alternativa que apresenta os atores de sua elaboração.
É um luxo e um despropósito defender, por exemplo, animais ameaçados de extinção, enquanto milhares de crianças morrem de fome ou de diarreia na periferia das grandes cidades, no Norte ou no Nordeste.
Brasil. Parâmetros Curriculares Nacionais, Meio Ambiente, MEC.
Considerando o texto acima e, ainda, os conceitos da educação ambiental, assinale a alternativa correta.
No que diz respeito aos estudos culturais surdos e aos estudos surdos, julgue o item a seguir.
As pessoas surdas ou com deficiência auditiva devem ter intervenções pedagógicas hegemônicas e padronizadas, porque todas elas enfrentam as mesmas dificuldades, o que as caracteriza como iguais.
Acerca da educação bilíngue para surdos e de propriedades da LIBRAS e da língua portuguesa, julgue o item a seguir.
Existem alunos surdos com competência para leitura e escrita de textos em português, outros com competência apenas de leitura e, ainda, aqueles que necessitam de um mediador; apesar dessa diversidade, é cabível adotar um modelo único de ensino de português por escrito para alunos surdos em geral, partindo-se de um mesmo nível linguístico.
Acerca da educação bilíngue para surdos e de propriedades da LIBRAS e da língua portuguesa, julgue o item a seguir.
Enquanto a língua portuguesa dispõe de uma morfologia verbal para indicação do tempo em que determinado evento ocorre, na LIBRAS é necessário acrescentar à sentença sinais que indiquem tempo, como itens lexicais e sinais adverbiais que marcam passado, presente e futuro.
Com relação à aquisição da LIBRAS por crianças surdas, julgue o item que se segue.
A LIBRAS se diferencia de outras línguas de sinais por ter uma ordem de sentença invariável, o que facilita o aprendizado dessa língua.
Acerca da história da educação de surdos, julgue o item a seguir.
Na educação de surdos nos Estados Unidos, a partir de 1821, todas as escolas de surdos passaram a seguir o mesmo padrão de ensino: o uso de sinais para a comunicação entre professores e alunos.
A respeito das funções dos tradutores e intérpretes da LIBRAS para a língua portuguesa no espaço educacional, julgue o item a seguir.
Os professores intérpretes devem proporcionar aos alunos surdos a compreensão de conteúdos curriculares e de atividades acadêmicas, principalmente em sala de aula, no mesmo nível e complexidade que as recebem os demais alunos.
A Lei n.º 12.319/2010, que regulamenta a profissão de tradutor e intérprete da LIBRAS, estabelece que, no exercício de sua profissão, os intérpretes devem
agir com parcialidade para garantir a fidelidade dos conteúdos que lhe couber traduzir.
A Lei n.º 12.319/2010, que regulamenta a profissão de tradutor e intérprete da LIBRAS, estabelece que, no exercício de sua profissão, os intérpretes devem
respeitar a condição social e econômica dos que recebem seus serviços, agindo com solidariedade e com a consciência de que a liberdade de expressão é um direito social.
A respeito da alteridade e da representação das pessoas com deficiência na sociedade, julgue o item a seguir.
O conceito de alteridade distingue-se do conceito de empatia, uma vez que não se trata apenas de vivenciar experiências do outro, mas de entender como tais experiências se concretizam a partir da lógica do outro.
Com relação à identidade, à cultura e à comunidade surda, julgue o item a seguir.
O uso de babá eletrônica por pais surdos para monitorar seus filhos, enquanto aqueles fazem atividades domésticas, faz parte do artefato cultural artes visuais da comunidade surda.