Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 6767 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • Certo
    • Errado
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d

Considerando o relato apresentado, julgue o item a seguir, a respeito do comportamento de pessoas surdocegas.

A defesa tátil é a forma como a criança surdocega experimenta e reage, emocionalmente, às sensações do tato.

Analise as afirmativas abaixo em relação ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

I. É um fundo que fornece recursos para todas as etapas da Educação Básica.

II. Todas as etapas do ensino devem receber o mesmo valor por aluno.

III. O fundo recebe apenas verbas do governo federal e dos estados.

IV. Quando o fundo de um estado não atinge o valor mínimo de investimento por aluno ele recebe do governo federal o dinheiro necessário.

Estão corretas apenas:

São considerações corretas sobre avaliação e recuperação de aprendizagem de alunos, exceto:

O projeto político pedagógico da escola é uma construção coletiva. Assinale a alternativa INCORRETA:

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas abaixo.

O ensino da Matemática, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais do ensino fundamental, deve estar baseado ______________ e o processo de ensino-aprendizagem da Geografia é iniciado pela______________________________.

Quando avaliamos as ações circunscritas num Projeto Político Pedagógico, de uma determinada unidade escolar, que possui como elemento articulador dos processos de aprendizagem – a interdisciplinaridade, podemos afirmar que seus objetivos foram atingidos, quanto:

( ) A autoridade na sala de aula foi conquistada, e não simplesmente outorgada pela direção.

( ) As práticas pedagógicas desenvolvidas numa determinada sala de aula possuem inicio, meio e fim.

( ) Os espaços escolares permanecem os mesmos, pois quem trabalha com a interdisciplinaridade, trabalha com a junção das disciplinas e não com os elementos físicos que compõe a escola.

( ) O projeto inicial interdisciplinar contaminou outros projetos desenvolvidos na escola, e mudou a prática pedagógica de professores que desenvolviam seus conteúdos disciplinares.

A sequência correta é:

A Lei no 10.639, de 9 de Janeiro de 2003, altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática:

Assinale a alternativa correta que contempla o definido pelo artigo Art. 29. da LDB 9394/96, de acordo com as atualizações dadas pela Lei nº 12.796, de 2013, o qual afirma que “A educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade”:

A organização do espaço na educação infantil deve integrar a ação docente, nesta perspectiva, e de acordo com o documento que norteia e estabelece princípios para a Educação Infantil no Brasil, sobre o Parecer CNE/CEB nº 20/09 (BRASIL, CNE, 2009), que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEIs), é correto afirmar que: I. A organização dos espaços e dos materiais deverá prever estruturas que facilitem as interações das crianças, permitindo-lhes construir sua cultura de pares. II. É indispensável considerar, na organização dos espaços o contato com a diversidade de produtos culturais (livros de literatura, brinquedos, objetos e outros materiais), com manifestações artísticas e com elementos da natureza. III. Existe a necessidade de uma infraestrutura e de formas de funcionamento da instituição que garantam ao espaço físico constituir-se como um ambiente que permita um bem-estar promovido pela estética, pela boa conservação dos materiais, pela higiene, pela segurança e, principalmente, pela possibilidade de as crianças brincarem e interagirem − eixos fundamentais que perpassam toda a estrutura das DCNEIs. Com base nas afirmativas acima assinale a alternativa correta:

De acordo com Barbosa (2009) “As sociedades sempre viveram processos de mudanças, porém nunca tantas transformações na amplitude e na velocidade daquelas que estamos vivendo. As mudanças aconteciam de modo lento e eram incorporadas gradativamente pelas populações através das gerações.”. Essas mudanças implicam o cenário da educação infantil. Considerando esta perspectiva, analise com base em Barbosa (2009) as afirmativas a seguir: I. A função da educação infantil nas sociedades contemporâneas é a de possibilitar a vivência em comunidade, aprendendo a respeitar, a acolher e a celebrar a diversidade dos demais, a sair da percepção exclusiva do seu universo pessoal, assim como a ver o mundo a partir do olhar do outro e da compreensão de outros mundos sociais. II. A educação infantil na sociedade contemporânea deve desenvolver práticas sociais que se aprendem através do conhecimento de outras culturas, das narrativas tradicionais e contemporâneas que possam contar sobre a vida humana por meio da literatura, da música, da pintura, da dança. Isso é, histórias coletivas que, ao serem ouvidas, se encontram com as histórias pessoais, alargando os horizontes cognitivos e emocionais através do diálogo, das conversas, da participação e da vida democrática. III. As escolas de educação infantil, na contemporaneidade precisam levar em conta que não nascemos sabendo nos relacionar com os demais. Embora sejamos biologicamente sociais, precisamos, no convívio, aprender as formas de relacionamento. Essa é a grande tarefa da educação da primeira infância e é realizada nas suas práticas cotidianas embasadas naquilo que a cultura universal oferece de melhor para as crianças. IV. Nas sociedades complexas – mundializadas e midiatizadas – que existem no mundo urbano contemporâneo, geralmente, a socialização das crianças ocorre ao mesmo tempo no meio próximo, familiar e em um ambiente social, o estabelecimento educacional. Com base nas afirmativas acima assinale a alternativa correta:

A expressão temporalidade dos documentos escolares, refere-se:

Em caso de conclusão de curso fundamental ou médio, é de responsabilidade da escola:

Segundo a LDB, no que se refere aos Princípios e Fins da Educação Nacional, Art. 2º A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios_______________ e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. A alternativa que completa a lacuna do Art. 2º é:

Professora Simone, conversa com a coordenadora pedagógica de sua escola, sobre a prática avaliativa dizendo: “os aspectos da avaliação não são notas, mas registros de acompanhamento das atividades discentes”. A coordenadora Pedagógica contribui afirmando: “a avaliação contínua e cumulativa deve ser praticada por todos os professores e nenhuma avaliação deve ser decidida no bimestre, trimestre ou semestre; deve resultar de acompanhamento processual, negociado, transparente, entre docente e aluno(a), sendo este seu aspecto diagnóstico”. Assim, constatada no processo de avaliação o não domínio de conhecimentos, toma-se a medida de superar a limitação de aprendizagem. Isso significa que: I. Nota verifica, não avalia. II. A avaliação é meio e nunca fim do processo de ensino. III. A nota avalia e propicia estímulo para o(a) aluno(a) continuar estudando. IV. Avaliação processual é fim, fechamento e decisão final. V. Avaliação é algo figurativo, nada que deve preocupar professores e coordenadores pedagógicos. Assinale a alternativa correta:

Qual a lei que dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente?

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282