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No Cobit 4.1 o domínio

Carlos trabalha em um departamento judiciário provedor de serviços de TI onde tem a ITIL v3 2011 implantada. Em razão disso,

seu departamento já tomou medidas para prevenir proativamente a ocorrência de incidentes e minimizar o impacto dos incidentes

que eventualmente não puderem ser evitados. Assim, no âmbito da ITIL, tais medidas são estabelecidas em

O ciclo Operação de Serviço, do ITIL, é composto por vários processos e funções. Assinale os dois processos do ciclo operação de serviços.

O framework da ITIL traz, em seu contexto, o ciclo de

Deming, conhecido também como PDCA (planejar, executar,

verificar e agir). Considerando esse assunto, é correto afirmar

que, o principal objetivo dessa técnica é

Assinale a alternativa que apresenta o nome do modelo

indicado pelo ITIL, versão 3, para ajudar a definir e distribuir

as responsabilidades e papéis envolvidos em um processo.

De acordo com o PMBOK (5.ª edição), o processo de análise qualitativa de risco tem por objetivo

A respeito da gestão de projetos, julgue os itens de 72 a 76.

Na fase de iniciação do projeto proposta no PMBOK, que é equivalente ao que se denomina starting up a project na metodologia do Prince2, deve ser emitido um documento denominado project mandate, que discute a viabilidade do projeto.

Com base na norma ISO/IEC 27001, julgue os itens seguintes.

Nesse sentido, considere que a sigla SGSI, sempre que utilizada, se

refere a sistema de gestão de segurança da informação.

A fim de se alcançar a melhoria contínua na implementação e

na operação do SGSI, o Do (fazer) do PDCA executa ações

corretivas e preventivas a partir dos resultados da auditoria

interna do SGSI e da análise crítica pela direção ou de outra

informação pertinente.

De acordo com o COBIT 4.1, a figura abaixo ilustra como a estratégia da empresa deveria ser traduzida pela área de negócios

em objetivos relacionados às iniciativas de TI (objetivos de negócios para TI)


Os itens I, II e III da figura referem-se correta e respectivamente a:

A ITIL v3, no estágio Estratégia do Serviço, se refere a uma atividade que identifica funções vitais de negócio e as suas

dependências, que podem incluir fornecedores, serviços de TI, pessoas e outros processos de negócio. Esta atividade define os

requisitos de recuperação para serviços de TI, que incluem objetivos de tempo de recuperação e de ponto de recuperação e as

metas de nível de serviço mínimas para cada serviço de TI.

Esta atividade é definida como

De acordo como o PMI/PMBOK, um gráfico pode

ser utilizado no gerenciamento da qualidade do

projeto para mostrar quantos defeitos foram gerados

por tipo ou categoria de causa identificada,

por exemplo. O uso dessa ferramenta apoia-se na

ideia de que, em geral, um número relativamente

pequeno de causas é responsável pela maioria dos

problemas ou defeitos. Nesse sentido, formula-se

o princípio 80/20, segundo o qual 80% dos problemas

se devem a 20% das causas.

A referida ferramenta é denominada Diagrama de:

Para a governança de TI existe a biblioteca ITIL V3.

Um de seus volumes é a Estratégia de Serviço, que

é definida como

Para a ITIL V3, uma Operação de Serviço é a parte

do ciclo de vida em que os serviços são

O ITIL V3 foi lançado em 2007, apresentando uma completa atualização da versão anterior. Nessa nova versão, foram definidos 26 processos, agrupados em cinco volumes designados “estágios do ciclo de vida de serviço”. A esse respeito, assinale a alternativa que indica o nome do volume que contém o processo chamado “Cumprimento de Requisição”.

Na norma ISO 9001, o item Análise de Dados está inserido no capítulo denominado

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