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No que diz respeito ao COBIT v. 5, julgue os itens subsecutivos.

O gerenciamento de operações de TI, uma das funções da

operação de serviço, está relacionado às áreas e equipes que

possuem experiência e conhecimento técnico para dar suporte

à operação.

Tendo como referência o modelo CMMI (capability maturity model

integration), versão 1.3, e o guia geral de serviços de melhoria de

processos do software brasileiro (MPS.BR), versão 2012, julgue os

itens seguintes.

Comparando–se os quatro níveis de capacidade da

representação contínua do CMMI com os cinco níveis de

maturidade no modelo de representação por estágio, conclui–se

que apenas dois níveis possuem o mesmo nome.

A respeito da constelação do modelo CMMI (Capability Maturity

Model – Integration), versão 1.3, julgue os itens subsecutivos.

Um benefício esperado com a adoção da constelação do

CMMI é a abrangência das atividades exigidas para o

estabelecimento, a entrega e o gerenciamento de serviços de

qualidade para clientes e usuários finais de sistemas de

informação.

Com base nas normas ABNT NBR ISO/IEC n.º 27001:2006 e

n.º 27002:2005, julgue os itens a seguir, relativos à gestão de

segurança da informação.

Para alcançar os objetivos de controle identificados, faz parte

da etapa Do do modelo PDCA implementar o plano de

tratamento de riscos que inclua as considerações de

financiamentos e a atribuição de papéis e responsabilidades.

Julgue os próximos itens acerca da gestão de processos.

O balanced scorecard é uma ferramenta de gestão que possui como limitação não permitir a associação de indicadores de processos aos indicadores financeiros, de clientes, de mercado e inovação e de crescimento.

O TRT da 16a Região tem necessidades prementes que precisam ser gerenciadas através de práticas internacionalmente

aceitas. Dentre estas necessidades estão:

I. Garantir que o provedor de serviço de TI possa sempre prover o mínimo nível de serviço acordado, através da redução do

risco a um nível aceitável e planejamento da recuperação dos serviços de TI do Tribunal.

II. Garantir que os serviços de TI atendam às necessidades atuais e futuras dos negócios do Tribunal, de uma maneira mais

efetiva em custo e mais oportuna. É necessário definir, analisar, planejar, medir e melhorar todos os aspectos da oferta de

serviços de TI e garantir que todos os processos, infraestrutura, ferramentas, papéis etc, de TI sejam adequados para as

metas de nível de serviço acordadas para disponibilidade.

III. Proteger as conveniências das principais partes interessadas, reputação, marca e atividades de criação de valor do

Tribunal. Reduzir os riscos a um nível aceitável e ter um planejamento para a recuperação de processos de negócio do

Tribunal, caso ocorra uma interrupção.

Ana, que trabalha como Analista Judiciária do Tribunal, recomendou que há processos da ITIL v3 indicados para tratar as

necessidades elencadas em I, II e III. Estes processos são, respectivamente, Gerenciamento de

Para a área de TI entregar de maneira bem-sucedida os serviços que suportam as estratégias de negócios, deve existir uma

clara definição das responsabilidades e direcionamento dos requisitos pela área de negócios (o cliente) e um claro entendimento

acerca do que e como precisa ser entregue pela TI (o fornecedor). A estratégia da instituição deve ser traduzida pela área de

negócios em objetivos relacionados às iniciativas de TI (objetivos de negócios para TI). Esses objetivos devem levar a uma clara

definição dos objetivos próprios da área de TI (os objetivos de TI), o que por sua vez irá definir os recursos e capacidades de TI

(a arquitetura de TI para a organização) necessários para executar de maneira exitosa a parte que cabe à TI na estratégia da

instituição. Segundo o CobiT, são partes integrantes dos Objetivos de Negócios de TI e da Arquitetura Corporativa de TI, respectivamente:

Considere os seguintes itens relativos à ITIL v3:

I.A habilidade de detectar incidentes o quanto antes. Este quesito irá requerer treinamento dos usuários que irão fazer o

relato de incidentes, o uso de Super Usuários e a configuração de ferramentas de manutenção de eventos.

II.Pessoal de apoio adequado, orientado ao cliente, com treinamento técnico e com níveis de habilidade corretos, em todas

as fases do processo.

III.Disponibilidade de informações sobre os problemas e erros conhecidos. Isso permitirá que a equipe de Gerenciamento de

Incidentes aprenda com os incidentes anteriores e também acompanhe o status de resoluções.

De acordo com a ITIL, é correto dizer que os itens

Um acordo interno realizado entre a área de TI e a área de compras de uma organização para aquisição de um software, que visa garantir um determinado nível de serviço para fornecimento de licenças de software dentro da organização é denominado na biblioteca ITIL V3:

A governança de tecnologia da informação (TI) é um conjunto de práticas e padrões assumidos por executivos, gestores, técnicos e usuários de TI de uma organização. Com base nessas informações, assinale a alternativa que está relacionada ao papel da governança de TI em uma instituição.

Gerenciamento de projetos é o processo através do qual se aplicam conhecimentos, capacidades, instrumentos e técnicas às atividades do projeto, de forma a satisfazer as necessidades e expectativas das partes interessadas. Estas são representadas pelos indivíduos envolvidos no projeto ou por aqueles cujo resultado do mesmo poderá afetá-los positiva ou negativamente (PMI, 2004). Na área de gerenciamento de projetos, que nome se dá às partes interessadas mencionadas nessa definição?

Fazer a gestão da Identificação, da Definição, da

Negociação, da Monitoração, dos Relatórios e da

Revisão dos serviços da ITIL V3 é papel de qual

processo do Desenho de Serviço?

A IN 04 do Ministério do Planejamento, Orçamento e

Gestão, de abril de 2010, trata sobre medidas a serem

adotadas pelo gestor de TI para realizar uma compra. Quanto

ao tema, assinale a alternativa correta.

A área do CobiT que objetiva executar a proposição de valor,

por meio do tempo, assegurando que a TI entregue os

benefícios prometidos de acordo com a estratégia,

concentrando-se em otimizar os custos e em comprovar o

valor intrínseco da TI, é chamada de

Segundo o PMBOK, a função de gerente de projeto, considerando as estruturas funcional, matriz balanceada e matriz forte, exige, respectivamente, tempos de dedicação

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