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Folha de respostas:

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    • e

De acordo com o PMBOK, julgue os itens que se seguem.

O ciclo de vida do projeto define a forma de operar de modo

contínuo desde o fornecimento de funções de apoio ao

gerenciamento de projetos — na forma de treinamento,

software, políticas padronizadas e procedimentos — até o

gerenciamento direto real e a responsabilidade pela realização

dos objetivos do projeto.

No que se refere ao planejamento de governança de TI, conforme

o disposto no COBIT, versão 5, julgue os itens subsecutivos.

As dimensões do balanced scorecard são empregadas para o

desenvolvimento dos objetivos corporativos (entreprise goals)

e dos objetivos relacionados à TI constantes da cascata de

objetivos do COBIT.

A respeito da constelação do modelo CMMI (Capability Maturity

Model – Integration), versão 1.3, julgue os itens subsecutivos.

Caso uma empresa escolha o modelo CMMI−DEV e adote a

representação por estágios, ela poderá instituir melhorias em

processos que estão em níveis de maturidade superiores ao que

se encontra.

Com base nas normas ABNT NBR ISO/IEC n.º 27001:2006 e

n.º 27002:2005, julgue os itens a seguir, relativos à gestão de

segurança da informação.

No modelo PDCA (Plan, Do, Check, Act) aplicado aos

processos do SGSI, uma análise de riscos deve ser realizada

somente quando houver mudança nos requisitos de segurança

ou quando forem identificadas ameaças que coloquem em risco

a segurança da organização.

Considerando o gerenciamento de projetos de acordo com o

PMBOK 4.a edição, julgue os

itens que se seguem.

Tanto o processo mobilizar a equipe do projeto quanto o

processo desenvolver a equipe do projeto possuem como

entrada o plano de gerenciamento de projeto e, como saída, as

possíveis atualizações nesse plano.

De acordo com o CobiT 4.1, as organizações não podem atingir seus requisitos de negócios e governança sem adotar e

implementar um modelo para governança e controle de TI para fazer uma ligação com os requisitos de negócios, identificar os

recursos mais importantes a serem aprimorados e definir os objetivos de

I. a serem considerados, dentre outros aspectos.

A estratégia da organização deve ser traduzida pela área de negócios em objetivos

II. relacionados às iniciativas de TI. Esses

objetivos devem levar a uma clara definição dos próprios objetivos

III. o que por sua vez irá definir os recursos e capacidades

de TI, ou a arquitetura de TI para a organização, necessários para executar de maneira bem–sucedida a parte que cabe à TI na

sua estratégia.

As lacunas I, II e III são, correta e respectivamente, preenchidas por:

É um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo. A sua natureza temporária indica

um início e um término definidos. O término é alcançado quando os objetivos tiverem sido atingidos ou quando se concluir que

esses objetivos não serão ou não poderão ser atingidos e o projeto for encerrado, ou quando o mesmo não for mais necessário.

De acordo com o PMBOK, o texto acima é definição de

Para o CobiT, os controles gerais são controles inseridos nos processos de TI e serviços. Já os controles inseridos nos

aplicativos de processos de negócios são comumente chamados de controles de aplicativos. Considere os seguintes itens:

1.Gerenciamento de mudanças.

2.Totalidade.

3.Veracidade.

4.Validade.

5.Segurança.

6.Operação de computadores.

São exemplos de controle gerais e exemplos de controles de aplicativos, respectivamente,

De acordo com a biblioteca ITIL V3, correlacione os processos a seguir com o seu respectivo estágio do ciclo de

vida do serviço


A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:

No Inter-relacionamento dos componentes CobiT 4.1,

De acordo com a ITIL v3 2011, Gerenciamento de Mudança

é

No ITIL v3, o processo de Gerenciamento de Fornecedores

é descrito na publicação

Os níveis de maturidade do modelo MPS (Melhoria de Processo de Software) estabelecem patamares de evolução dos processos e representam estágios de melhoria para a implementação de processos em uma organização. Possui 7 níveis de maturidade, sendo um deles o nível D - largamente definido. São alguns processos do nível D:

Assinale dentre os papéis a seguir, aquele que,

segundo o ITIL V3, NÃO se trata de um papelchave

do volume “Operação de Serviço".

Em relação à ISO de software 12207, é correto afirmar que estrutura

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