Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 1999 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • Certo
    • Errado
  • 7
    • Certo
    • Errado
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • Certo
    • Errado
  • 13
    • Certo
    • Errado
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Um projeto de um novo sistema de informação para uma instituição está sofrendo consecutivos atrasos. A equipe responsável pelo projeto aponta que os motivos dos atrasos são dois:

− O descumprimento de compromissos de trabalho por parte da equipe, em função das pessoas de influência e gestores da companhia estarem preterindo o foco de esforços no projeto, preferindo incentivar as pessoas a focarem suas atividades na sustentação de rotinas operacionais diárias.

− A ausência de pessoas em função de afastamentos por acidentes, os quais são recorrentes, no ambiente de trabalho.

Estão ocorrendo falhas no cumprimento de processos das seguintes áreas de conhecimento definidas no PMBoK v5:

Com base nos conceitos do PMBoK v5 e da ITIL v.3, as práticas de gerenciamento de projetos podem ser empregadas durante a operação de serviços para gerenciar

Enquanto o Cobit foca nos processos de TI, a ITIL (Information Technology Infraestructure Library) é um agrupamento das melhores práticas utilizadas para o gerenciamento dos serviços de TI. A versão 3 é formada por 5 livros. Assinale a alternativa que apresenta os processos do livro Estratégia de Serviços da ITIL.

São os principais componentes da estrutura do CMMI, EXCETO:

O Sistema de Administração dos Recursos de Informação e Informática (SISP) organiza o planejamento, a coordenação, a organização, a operação, o controle e a supervisão dos recursos de tecnologia da informação dos órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta, autárquicae fundacional, em articulação com os demais sistemas utilizados direta ou indiretamente na gestão da informação pública federal. Usualmente, as organizações adotam os seguintes níveis de planejamento:

A norma NBR ISO/IEC 27001:2006 foi elaborada para prover

um modelo de estabelecimento, implementação, operação,

monitoração, análise crítica, manutenção e melhoria do sistema de

gestão de sistemas de informação (SGSI). Com relação a esse

assunto, julgue os itens que se seguem.

A referida norma adota o modelo de melhoria contínua PDCA,

que apresenta as seguintes etapas: PLAN — estabelecer o

SGSI; DO — implementar e operar o SGSI; CHECK —

monitorar e analisar criticamente o SGSI; e ACT — manter e

melhorar o SGSI.

No que diz respeito ao COBIT v. 5, julgue os itens subsecutivos.

O processo de gerenciamento de mudanças tem como objetivo

de controle estabelecer procedimentos formais a fim de

padronizar toda e qualquer mudança efetuada nas aplicações.

No Cobit 4.1, um analista observou o controle sobre Gerenciar o Investimento de TI.

Por sua observação, em tal contexto, ele entendeu que devem ser satisfeitos os requisitos de negócio para TI descritos por:

Em um certo dia de trabalho no TRT da 16 Região, ocorreu uma falha em um disco de um conjunto espelhado gerando uma

interrupção não planejada de um serviço de TI que operava neste disco. De acordo com a ITIL v3, ocorreu um I , que possui

um ciclo de vida expandido composto pelas etapas:

II . No dia seguinte, novamente ocorreu a falha no mesmo disco, mais de

uma vez. A equipe de TI buscou, então, investigar a sua causa raiz. De acordo com a ITIL v3 a investigação desta causa raiz

deve ser conduzida pelo processo ??III, que pertence ao estágio

IV .

As lacunas I, II, III e IV são, correta e respectivamente, preenchidas por:

Considere o texto abaixo, adaptado do Guia PMBoK v.4

É uma entidade ou corpo organizacional à qual são atribuídas várias responsabilidades relacionadas ao gerenciamento

centralizado e coordenado dos projetos sob seu domínio. Possui responsabilidades que podem variar desde o fornecimento de

funções de apoio ao gerenciamento de projetos até a responsabilidade real pelo gerenciamento direto de um projeto. Se tiver

responsabilidade direta ou indireta pelo resultado do projeto, pode ser considerada uma parte interessada. Pode oferecer

serviços de suporte administrativo, como políticas, metodologias e modelos; treinamento, aconselhamento e orientação de

gerentes de projetos; suporte, orientação e treinamento em relação a como gerenciar projetos e usar as ferramentas etc.

A entidade organizacional definida no texto acima é conhecida como:

Na Norma ABNT ISO/IEC 12207:2009, os Processos Contextuais de Sistema estão agrupados em Processos Contratuais,

Processos Organizacionais Capacitadores de Projeto, Processos de Projeto e Processos Técnicos. Os Processos de Projeto

agrupam processos referentes ao planejamento, avaliação e controle. Há duas categorias de Processos de Projeto, os

Processos de Gestão de Projetos e os Processos de Apoio ao Projeto. São Processos da categoria Gestão de Projetos:

Acerca de portais corporativos e acessibilidade na Web, julgue os

próximos itens.

Conforme as recomendações de acessibilidade para conteúdo web (WCAG) 2.0 da W3C, todo o conteúdo não textual que é apresentado ao usuário deve ter uma alternativa em texto que serve um propósito equivalente, exceto se a finalidade do conteúdo não textual for, essencialmente, criar uma experiência sensorial específica.

No que se refere ao planejamento de governança de TI, conforme

o disposto no COBIT, versão 5, julgue os itens subsecutivos.

A integração da governança corporativa à gestão de TI consiste

em um dos princípios do COBIT.

O ITIL é um conjunto de boas práticas a serem aplicadas na

infraestrutura, operação e manutenção de serviços de TI.

Entre as alternativas, assinale a que apresenta um processo

do ITIL pertencente ao estágio Service Operation (Operação

de Serviço) do ITIL versão 3.

O Guia PMBoK 4a

edição identifica e descreve cinco grupos

de processos de gerenciamento de projetos necessá-

rios em qualquer projeto, dentre eles:

Grupo de Processos:

A − Monitoramento e Controle

B − Execução

C − Planejamento

Processos:

1 − Realizar a análise qualitativa dos riscos

2 − Administrar as aquisições

3 − Realizar a garantia da qualidade

4 − Reportar o desempenho

5 − Gerenciar a equipe do projeto

6 − Estimar os recursos das atividades

7 − Conduzir as aquisições

8 − Determinar o orçamento

A relação correta do processo ao grupo de processos ao

qual pertence é

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282