Os critérios de Particionamento de Equivalência, Análise de Valor Limite, Grafo Causa-Efeito e Error Guessing são utilizados, principalmente, no
Para detalhar as atividades que serão cumpridas em um projeto, o gerente construiu dois diagramas que representam de forma hierárquica e estruturada as atividades do projeto e os riscos envolvidos, seguindo as práticas definidas no PMBoK v5. Esses diagramas são:
O Tribunal está desenvolvendo um programa para promover a governança nos assuntos relativos à Tecnologia da Informação e quer saber quais modelos de referência de boas práticas em gerenciamento da TI poderiam ser empregados para isso.
Considerando as referências do Cobit 4.1, ITIL v.3 e PMBoK v5,
A um gerente de TI foi solicitado que fizesse a definição de níveis de serviços (SLA) com relação aos serviços prestados pela TI a uma determinada organização, pois, considerando que o COBIT aborda a visão dos níveis de serviço com relação à estratégia do negócio e não trata de SLA, a decisão correta é utilizar o ITIL como referência.
Para garantir a entrega de serviços de TI de alta qualidade, o ITIL sugere o gerenciamento de TI voltado para quatro aspectos: pessoas, processos, produtos e fornecedores.
Julgue os itens a seguir com relação ao CMMI (Capability Maturity
Model Integration).
O CMMI corresponde ao ciclo de vida de desenvolvimento de
um software com padrão específico de desenvolvimento.
Controlar o desempenho dos processos utilizados em projetos,
a fim de facilitar a identificação de causas das variações, faz
parte do nível 3 do CMMI.
De acordo com a norma ABNT NBR ISO/IEC 27001,
conduzir auditoria interna do SGSI a intervalos planejados faz
parte de qual fase do processo, denominado ciclo PDCA?
Consoante o PMBOK (5.ª edição), o plano do projeto deve ser desenvolvido pelo
A área de conhecimento em gerenciamento de projetos
conhecida como Gerenciamento dos Riscos do Projeto é
composta por um conjunto de processos. Em cada um deles
o Guia PMBoK 4a
edição sugere o uso de ferramentas
e técnicas. Dentre elas, sugere o uso da análise de Forças
(Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades
(Opportunities) e Ameaças (Threats), conhecida como
análise SWOT, no processo de
O Órgão Judiciário em que Cecília trabalha implantou melhorias de processos de acordo com o estabelecido no CMMI-DEV,
V1.2. Atualmente possui processos gerenciados quantitativamente, todavia melhorados com base na compreensão das causas
comuns de variações inerentes a eles, com foco na melhoria contínua da gama de desempenho, tanto através de melhorias incrementais
quanto inovadoras.
Nessas circunstâncias, tais processos podem ser classificados no nível de capacidade
ITIL é sigla de Information Technology infrastructure Library, que significa Biblioteca de Infraestrutura de Tecnologia da
Informação. A versão corrente é a V3, composta por 5 livros: estratégia de serviço; desenho de serviço; operação de
serviço; transição de serviço; e, melhoria contínua de serviço. "Orientar a concepção dos Serviços de TI para garantir a
qualidade do serviço, a satisfação do cliente e a relação custo e benefício na prestação de serviços." Trata-se de
Em relação ao processo e organização da função de auditoria de TI, é correto afirmar:
No ciclo PDCA, a definição dos métodos para o alcance das metas faz parte da(s) etapa(s) de
No que diz respeito ao COBIT v. 5, julgue os itens subsecutivos.
Segundo o COBIT v. 5, a informação é considerada um ativo
que deve ser tratado da mesma forma que qualquer outro ativo
na empresa.