As organizações têm repassado suas estratégias de desenvolvimento de competências em função de diversas mudanças no mundo do trabalho, incluindo a maior competitividade e maior obsolescência do conhecimento. Diante desse contexto, uma tendência que tem se confirmado na área de educação corporativa é o uso do blended learning, que pode ser entendido como:
As mudanças no mundo do trabalho têm demandado novas competências profissionais, exigindo que as pessoas sejam capazes de manejar novas ferramentas tecnológicas, lidar com problemas menos estruturados, trabalhar em equipes e assumir responsabilidades mais complexas, para atuar em ambientes com maior incerteza. Esse contexto atual também demanda alterações na forma de se pensar a educação corporativa. Um exemplo de novo paradigma para a educação corporativa nesse recente ambiente laboral compreende:
Os resultados relativos à Educação Corporativa devem buscar atender às necessidades dos indivíduos e das organizações. A mensuração de resultados individuais, contudo, apresenta uma sistematização maior do que a mensuração de resultados organizacionais. As mudanças organizacionais nesse caso deveriam ser derivadas dos desempenhos esperados do conjunto dos indivíduos treinados, que, por sua vez, deveriam ser deduzidos dos objetivos dos treinamentos. Nessa lógica, um dos principais desafios da mensuração de mudanças de comportamento a serem verificadas na organização é:
A gestão por competências tem sido apontada como modelo gerencial alternativo aos instrumentos tradicionalmente utilizados pelas organizações e surge como um meio de aproximar os objetivos individuais e organizacionais, apresentando um conjunto de alternativas alinhadas ao cenário moderno e competitivo das organizações atuais.
Analise as afirmativas a seguir, relativas ao modelo de gestão por competência nas organizações, marcando V ou F, conforme sejam verdadeiras ou falsas.
( ) Mapear competências significa identificar as competências técnicas e comportamentais que são pré-requisitos para o atingimento das estratégias da organização.
( ) Cada posto de trabalho existente na empresa tem características próprias e deve ser ocupado por profissionais que apresentem um determinado perfil.
( ) As pessoas que ocupam funções gerenciais são responsáveis pela oferta de oportunidades que permitam o desenvolvimento e a aquisição de novas competências.
( ) A avaliação de desempenho deve ser episódica, tornando-se um mecanismo de identificação de debilidades, comparando-se os resultados alcançados com os esperados.
A alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é a
Antônio foi convidado a apresentar um projeto para a sistematização da gestão por competências em sua empresa. Para apresentar um projeto adequado, Antônio estudou várias referências distintas e fez visitas a empresas que se destacavam na área. Ao término do processo, Antônio concluiu que a gestão por competências é um processo que possui um conjunto de etapas, incluindo:
A sociedade moderna tem se baseado cada vez mais no contínuo desenvolvimento das pessoas, tendo sido cunhada no século XX a expressão “educação ao longo da vida”. Essa nova forma de pensar a educação caracteriza-se pela:
Na atualidade, a Gestão de Pessoas procura soluções de remuneração mais compatíveis com a nova ênfase em valores como qualidade, serviço ao cliente, trabalho em equipe e produtividade. Diante dessas novas estratégias e táticas de remuneração temos a remuneração por competência em que:
A respeito dos processos e atividades relativos à gestão de pessoas,
julgue os itens a seguir.
Em organizações que optam por uma remuneração por competências, os funcionários são recompensados tanto em razão dos resultados decorrentes de seus esforços no trabalho quanto daqueles alcançados por suas equipes de trabalho e respectivas organizações.
No que se refere ao desenvolvimento de competências no ambiente organizacional, julgue os itens subsequentes.
Uma das competências individuais é o saber fazer, ou seja, a habilidade de transformar o conhecimento em ações concretas.
A respeito da gestão por competência nas organizações, assinale a opção correta.
Os principais mecanismos e instrumentos de gestão estratégica de pessoas são, exceto:
Soluções voltadas para situações de aprendizagem e de desenvolvimento de competências a partir do uso de métodos ativos apresentam uma estrutura comum, que adota a seguinte sequência: ( 1) Contextualização e Mobilização; (2 ) Atividade de Aprendizagem; ( 3) Organização da Atividade de Aprendizagem; ( 4) Coordenação e Acompanhamento; ( 5) Análise e Avaliação da Atividade de Aprendizagem; ( 6) Outras Referências; e ( 7) Síntese e Generalização. A etapa que propõe o envolvimento dos participantes no enfrentamento de um desafio, na resolução de um problema, na realização de uma pesquisa, no desenvolvimento de um projeto, na participação em um jogo ou dramatização é denominada:
Julgue os itens a seguir, relativos a benefícios sociais, recrutamento e seleção de pessoas, treinamento e desenvolvimento de pessoas.
Seleções podem ser fundamentadas na noção de cargo ou de
competência: em ambos os casos, os procedimentos de seleção
são determinados em razão dos conteúdos das atividades e
tarefas e os requisitos de acesso relativos ao posto de trabalho.
No que se refere ao gerenciamento estratégico de pessoas, julgue os itens subsequentes.
O modelo de gestão por competências, que privilegia o espaço
ocupacional em detrimento do cargo dos colaboradores, é
adequado para as unidades de gestão de pessoas das
organizações que competem por meio de estratégias de
diferenciação.
Suponha que determinada organização pretenda aplicar,
em seu processo seletivo para contratação de pessoal, os
conceitos de Gestão por Competências, utilizando-se das
ferramentas pertinentes. Em tal cenário, afigura-se relevante