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Segundo Chiavenato (2010), a gestão de pessoas é

contingencial e situacional, pois depende de vários

aspectos, como a estrutura organizacional adotada, a

cultura que existe em cada organização, as características

do contexto ambiental, o negócio da empresa, os

processos internos e outras variáveis importantes. Analise

os itens a seguir e escolha a opção correta.

I. A gestão por competências não deve somente mapear

lacunas de competências entre a situação atual e

a necessária, mas se preparar para desenvolver as

competências que serão necessárias no futuro.

II. Em razão da importância da administração de recursos

humanos no âmbito das organizações, o órgão de gestão

de pessoas deve estar posicionado no nível decisório

da estrutura organizacional, o que corresponde ao nível

hierárquico de diretoria.

III. Os profissionais de recursos humanos devem preocuparse

em garantir que os empregados façam corretamente

as tarefas, com base nos padrões definidos pela

organização, para garantir a eficiência e o alcance dos

objetivos organizacionais e individuais.

IV. Para que seja realizado com sucesso, o processo de

gestão de pessoas deve ser contínuo e envolver toda a

organização.

V. Os líderes devem acompanhar de perto seu time,

devendo mostrar conhecimento sobre as dúvidas que

eventualmente surgirem.

Estão corretos apenas os itens

Acerca da gestão de pessoas, função da área de gestão de pessoas, políticas e sistemas de informações gerenciais, gestão de pessoas baseada em competências e aprendizagem organizacional, julgue os itens a seguir

A corrente integradora da competência procura articular as

proposições das correntes norte-americana e francesa,

destacando a competência como a combinação de

conhecimentos, habilidades e atitudes expressos pelo

desempenho de contextos organizacionais.

Considerando que a gestão de pessoas por competências tem sido o modelo adotado por organizações de setores públicos de diversos países, inclusive no Brasil, assinale a opção correta, relativamente a gestão de pessoas por competências e à prática dessa modalidade de gestão no setor público brasileiro.

Julgue os itens seguintes, acerca de gestão de pessoas.

A avaliação de conhecimentos, habilidades e atitudes é suficiente para alinhar uma gestão de desempenho de pessoas por competências aos objetivos organizacionais.

Julgue os itens subsecutivos, acerca das características e dos

elementos fundamentadores dos atuais modelos de gestão de

pessoas.

A competência individual mobiliza, integra e transfere conhecimentos, recursos e habilidades para o trabalho; por isso, a qualificação dos funcionários de uma organização deve ser o foco primário de intervenção das políticas e práticas de gestão de pessoas.

Julgue os itens subsecutivos, acerca das características e dos

elementos fundamentadores dos atuais modelos de gestão de

pessoas.

Na gestão por competências, assume-se a perspectiva formal de aprendizagem que estabelece que os conhecimentos, as habilidades e as atitudes que formam as competências individuais devem ser desenvolvidos em ações de treinamento e educação.

No que se refere ao desenvolvimento de competências no ambiente organizacional, julgue os itens subsequentes.

Atitude é uma competência individual que, no ambiente organizacional, é desenvolvida por meio de um comportamento prudente e de confiança nos gestores responsáveis por solucionar os problemas da organização.

Acerca da gestão de pessoas, função da área de gestão de pessoas, políticas e sistemas de informações gerenciais, gestão de pessoas baseada em competências e aprendizagem organizacional, julgue os itens a seguir

As competências profissionais são reveladas quando a

organização, diante das situações com as quais se defronta no

contexto de mercado, serve de elo entre os atributos

individuais e a estratégia da organização.

O modelo tradicional de carreira que predominou até a década

de 70 requeria um padrão tipicamente masculino de trabalho, de

tempo integral, para o mesmo empregador, por uma carreira

inteira, com busca constante pelo avanço vertical e por

recompensas externas. Paulo é um competente profissional da

área de educação corporativa e sabe que esse modelo está

ultrapassado e que o novo modelo traz um conjunto de impactos

para as políticas de Gestão de Pessoas. Visando adequar tais

políticas a esse novo modelo de carreiras, Paulo poderia propor:

Com relação à gestão por resultados e à gestão de pessoas no serviço público, julgue os itens seguintes.

A gestão de pessoas por competências pode ser entendida como um programa sistematizado e desenvolvido para definir perfis profissionais que proporcionem maior produtividade e adequação aos serviços a serem realizados, identificando os pontos fortes e os fracos dos profissionais, suprindo suas lacunas e agregando conhecimento, de acordo com os critérios e objetivos estabelecidos pela organização.

No que se refere ao desenvolvimento de competências no ambiente organizacional, julgue os itens subsequentes.

A gestão por competências contribui para manter a rigidez, o isolamento e a estabilidade de cada departamento.

A gestão de competências faz parte de um sistema maior de gestão organizacional que toma como referência a estratégia da organização e direciona as suas ações de recrutamento e seleção, treinamento, avaliação, remunera- ção e gestão de carreira para a captação e o desenvolvimento das competências necessárias para atingir seus objetivos (BRANDÃO; GUIMARÃES, 2001). Nesse contexto, a identificação das competências necessárias para que a instituição atinja seus objetivos: I.faz parte da etapa conhecida como mapeamento das competências, podendo utilizar diferentes instrumentos, como análise documental e entrevistas. II deve ser conjugada com a identificação das competências já existentes na organização, identificando- -se as lacunas a serem preenchidas. III.corresponde à etapa final do processo, devendo ser consolidada na nova estrutura de cargos e salários da entidade. Está correto o que consta APENAS em

Com relação à gestão do desenvolvimento com base em

competências e à educação corporativa, julgue os itens seguintes.

As competências essenciais, também denominadas core

competence, referem-se aos conhecimentos, às habilidades e às

atitudes dos colaboradores para realizarem seus trabalhos com

sucesso.

Julgue os itens subsecutivos, acerca das características e dos

elementos fundamentadores dos atuais modelos de gestão de

pessoas.

A gestão por competências, modelo estratégico de gestão de pessoas, estabelece o alinhamento das políticas e práticas de administração de recursos humanos com as diretrizes das organizações.

Acerca da gestão de pessoas, função da área de gestão de pessoas, políticas e sistemas de informações gerenciais, gestão de pessoas baseada em competências e aprendizagem organizacional, julgue os itens a seguir

O mapeamento de competências consiste na definição dos

objetivos estratégicos e na identificação de competências

individuais e organizacionais necessárias ao alcance da

vantagem competitiva.

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