Segundo a visão atual de gestão de pessoas, gerir talento
humano é indispensável para o crescimento das
organizações. Para ser talento, a pessoa precisa possuir
algum diferencial competitivo que a valorize (cf
CHIVANETO). Analise as afirmativas e atribua (V ) para
verdadeiro ou (E ) para falso.
( ) Conhecimento. É o saber. Constitui o resultado de
aprender a aprender, aprender continuamente e o
conhecimento é a moeda mais valiosa do século XXI.
( ) Habilidade. É o saber fazer. Significa utilizar e aplicar o
conhecimento, seja para resolver problemas ou situações ou
criar e inovar.
( ) Julgamento. É o saber fazer acontecer. A atitude
empreendedora permite alcançar e superar metas, assumir
riscos, agir como agente de mudança, agregar valor, obter
excelência e focar resultados.
( ) Atitude. É o saber analisar a situação e o contexto.
Significa saber obter dados e informação, ter espírito crítico,
ponderar com equilíbrio e definir prioridades.
As competências gerenciais são divididas em três categorias de habilidades: conceituais, humanas e técnicas, variando a ênfase de acordo com o nível hierárquico ocupado na organização.
Em virtude da inclusão das organizações em sistemas abertos, nos quais há o conceito de stakeholders, o recrutamento interno abrange candidatos que possuem relação direta com a organização, como fornecedores e clientes e os próprios colaboradores internos.
Com relação aos processos de gestão de pessoas nas organizações, julgue os itens seguintes.
O desenvolvimento das competências dos servidores públicos deve ser amparado por atividades de mapeamento das necessidades de capacitação, que fundamentam a construção de ações para que as lacunas de capacitação sejam minoradas ao longo do tempo.
Na administração pública, de forma geral, as funções de recursos humanos tendem a ser influenciadas por aspectos institucionais que limitam a efetividade das políticas de gestão de pessoas. Em relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.
Na administração pública direta, autárquica e fundacional, a gestão por competências traduz-se no alinhamento das necessidades de capacitação e desenvolvimento às diretrizes das organizações.
Julgue os itens seguintes, relativos a modelos de gestão de pessoas.
De acordo com a perspectiva integradora da competência humana, pessoa competente é aquela cujos conhecimentos, habilidades e atitudes a credenciam a realizar um trabalho em uma situação em que suas capacidades e aprendizagens são mobilizadas.
Com relação a competências essenciais da organização,
analise as assertivas abaixo.
I. São as portas de entrada para os mercados do
futuro.
II. Podem perder seu valor com o tempo, mas, quanto
mais são usadas, mais aprimoradas e mais valiosas
elas se tornam.
III. Toda vantagem competitiva de uma organização é
uma competência essencial.
IV. O que mantém e manterá a competitividade de uma
empresa é sua herança, ou seja, suas marcas,
patentes e ativos.
É correto o que se afirma em
É comum o uso das expressões “gestão de competências” e “gestão de pessoas baseada em competências” para indicar a mesma forma de gerenciar. Sem dúvidas, a gestão por competências é uma forte tendência na área de RH/Gestão de Pessoas. A esse respeito, assinale a alternativa correta.
A administração de pessoal ou de recursos humanos vem
passando por várias modificações a fim de estabelecer
responsabilidades mútuas (empresa/funcionário) com os
resultados. Tendo em vista as mudanças no cenário
organizacional, a gestão por competências é um desafio para os
gestores.
A esse respeito, analise o fragmento a seguir.
“…são combinações sinérgicas de conhecimento, habilidades e
atitudes, expressas pelo desempenho profissional dentro de
determinado contexto organizacional, que agregam valor às
pessoas e organizações".
O fragmento acima se refere
O conjunto de ferramentas capazes de promover o contínuo aperfeiçoamento dos conhecimentos, habilidades e atitudes dos colaboradores da empresa é denominado de gestão por competências. Alguns dos seus subsistemas são:
I. mapeamento do perfil de competências.
II. mapeamento e mensuração por competências de cargos e funções.
III. seleção por competências.
IV. avaliação por competências.
Analisando-se os itens anteriores, verifica-se que
Em recursos humanos, a competência é utilizada como um acrônimo conhecido como CHA, isto é, uma forma de representar as palavras:
A respeito de gestão de pessoas, julgue os itens subsecutivos.
O mapeamento de competências origina tanto lacunas de aprendizagem a serem desenvolvidas como insumos para a realização de avaliações de desempenho nas organizações, o que representa uma tendência da gestão de pessoas no setor público.
Acerca da gestão por competência nas organizações, assinale a opção correta.
Considerando a gestão por competências e as tendências relacionadas à gestão de pessoas no setor público, assinale a opção correta.
A gestão por competências permite a implantação de processos que objetivam estimular e criar condições para o desenvolvimento das pessoas, principalmente pela possibilidade de definir o desenvolvimento profissional, como a capacidade
Coehen e Bradford destacam que as pessoas também subestimam seu poder, porque não encaram criativamente as conexões entre o que elas têm e o que alguma outra pessoa deseja. Essas conexões funcionam como moedas, servem como meio de troca. São consideradas moedas relacionadas ao lado pessoal: