Em relação à gestão por competências, assinale a opção correta.
Julgue os itens seguintes, a respeito de gestão de pessoas.
A gestão por competências refere-se ao conjunto de
mecanismos utilizados para gerir as competências dos
servidores, ao passo que a gestão de competências refere-se à
estruturação de atividades das áreas e das equipes da
organização de acordo com os tipos de competências
necessárias para realizá-las.
Quanto à gestão de pessoas por competências, considere:
I.Uma pessoa, com base em sua competência e estimulada
pelas necessidades da organização, ampliará
seu espaço ocupacional. Portanto, necessariamente,
ela mudará de cargo ou posição na empresa.
II.A remuneração por competências é parte variável
do total de remuneração recebido pelos empregados.
III.“Compreender as rotinas de trabalho" não descreve
uma competência.
IV.“Redigir parecer, observando normas do manual de
redação da organização", descreve competência.
Está correto o que consta APENAS em
Com relação à gestão por competências e às tendências em gestão
de pessoas no setor público, julgue os itens a seguir.
Gerir competências não implica somente em lidar com
conhecimentos, habilidades e atitudes, mas também em criar
condições de trabalho que estimulem e apoiem a mobilização
dessas qualificações nos comportamentos e na produtividade
humana.
Ao implantar a gestão por competências, um dos grandes
desafios é melhorar a ferramenta feedback, considerado
por muitos autores, uma ferramenta poderosa. Para um
gestor obter bom êxito em uma reunião de feedback, deve
tomar cuidado para NÃO
No que diz respeito à gestão de pessoas, a gestão por competência é o modelo mais utilizado pelas organizações atualmente. Uma de suas etapas consiste em identificar as lacunas existentes entre as competências necessárias ao alcance do desempenho esperado e as competências já disponíveis na organização. Considerando esse assunto, assinale a alternativa que se refere a essa etapa.
Conflito é o processo resultante de uma pessoa ou um grupo de pessoas perceber que uma outra está impedindo, ou se encontra em vias de impedir, uma ação importante. Ele envolve incompatibilidade entre as partes, que culminam em interferência ou oposição. A gestão de conflitos significa a administração das divergências. Sobre os estilos de gestão de conflitos, analise as proposições abaixo:
I. O estilo de abstenção funciona melhor quando as pessoas sabem o que é errado, quando um assunto é mais importante do que outros para cada lado, enfim, quando manter a harmonia é o mais importante.
II. O estilo de competição é utilizado quando uma ação pronta e decisiva deve ser rapidamente imposta em ações importantes ou impopulares, durante as quais a urgência ou a emergência se torna necessária ou indispensável.
III. O estilo de colaboração habilita ambas as partes a ganhar, enquanto se utiliza uma substancial parcela de negociação e de intercâmbio, ou seja, é importante quando o compromisso de ambos os lados requer consenso.
IV. O estilo de transigência é apropriado quando os componentes têm igual poder e ambos os lados querem reduzir as diferenças ou quando as pessoas precisam chegar a alguma solução temporária sem pressão de tempo.
V. O estilo de acomodação é apropriado quando um assunto é trivial, quando não existe nenhuma possibilidade de ganhar ou quando desentendimento pode ser muito oneroso.
Estão CORRETAS apenas:
Julgue os próximos itens, no que se refere à administração de
cargos, carreiras e salários e à gestão por competências.
Uma organização que adota a gestão por competências priorizará investimentos em capacitação, o que favorece a obtenção de retorno maior nos valores gastos em treinamento.
Com relação à gestão por competências e às tendências em gestão de pessoas no setor público, julgue os itens a seguir.
A gestão por competências complementa os modelos estratégicos de gestão de pessoas à medida que confere aos recursos humanos a responsabilidade pela consecução dos planos estratégicos das organizações.
Com relação à gestão por competências e às tendências em gestão de pessoas no setor público, julgue os itens a seguir.
Estruturas organizacionais marcadas pelo excesso de cadeias hierárquicas, lentidão nos processos de comunicação e profusão de departamentos tendem a limitar as perspectivas de alinhamento horizontal e vertical do modelo da gestão por competências.
Segundo Zarifian (2005), é uma inteligência de características práticas, que tem origem nos conhecimentos que já foram adquiridos e transformados e (ou) adaptados. Hoje é de fundamental importância para que os objetivos de uma organização sejam alcançados. As informações apresentadas referem-se à
Com relação à gestão por competências e às tendências em gestão de pessoas no setor público, julgue os itens a seguir.
As seguintes etapas compõem, nessa ordem, o modelo de gestão por competências: mapeamento das competências individuais e grupais; definição de objetivos e metas organizacionais; identificação de lacunas de competências; e planejamento e implantação de práticas de administração de recursos humanos.
Sobre Competências e sua Gestão, é correto afirmar:
Com relação à gestão por competência e à psicodinâmica do trabalho, julgue os itens que se seguem.
No processo de aprendizagem incidental, validado como estratégia de aprendizagem efetiva, enfatiza–se a reflexão da experiência como a única possibilidade de promoção da mudança de comportamento.
No modelo de Gestão por Competências há a etapa do mapeamento que orienta as ações organizacionais para captar e/ou desenvolver as competências identificadas como relevantes à organização. São exemplos de descri- ção correta de uma competência individual, EXCETO: