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“Um saber agir responsável e reconhecido, que implica mobilizar, integrar, transferir

conhecimentos, recursos e habilidades, que agreguem valor econômico à organização e valor

social ao indivíduo" (FLEURY e FLEURY, 2001, p. 188). Essa citação refere-se ao conceito de:

Para muitas empresas, o conceito de competências essenciais (core competence) ainda não está claro. Acerca de competências essenciais, assinale a alternativa correta.

O Conhecimento Empírico é um dos alicerces para o processo de desenvolvimento de competência das pessoas nas organizações. Sua função é:

Um dos primeiros passos para a implantação da Gestão de Pessoas por Competências em uma organização é a realização do Mapeamento das Competências, que servirá de base para o processo de Gestão de Pessoas por Competências. Os passos para a realização do Mapeamento das Competências são:

I. Buscar os indicadores da competência organizacional.
II. Buscar os indicadores de competências para o cargo a serem mapeados.
III. Extrair cada indicadores os atributos de Competência imprescindíveis para a eficácia do colaborador no cargo. IV. Agrupar os atributos similares.
V. Definir e formar as competências para cada cargo.

Agora associe às descrições.

( ) Definir competências especificas através dos grupos de atributos.

( ) Extrair da cultura e da estratégia organizacional todas as informações capazes de definir atributos de competência válida para todos na organização.

( ) Para cada cargo gerar, a partir dos indicadores organizacionais e dos específicos, uma lista dos conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias ao melhor desempenho do profissional no cargo.

( ) Extrair as informações especificas a cerca dos cargos que permitirão elencar os atributos de competência necessários a cada um deles.

( ) Analisar o conjunto dos atributos, buscando similaridades que facilitem a criação das competências.

A sequência correta apresentada nas lacunas deve ser respectivamente:

Na administração pública, de forma geral, as funções de recursos humanos tendem a ser influenciadas por aspectos institucionais que limitam a efetividade das políticas de gestão de pessoas. Em relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.

A gestão por competências e a gestão do desempenho são compostas de processos similares de trabalho que visam a articulação entre desempenho organizacional e o desempenho individual.

No que diz respeito à gestão de pessoas e aos seus processos constituintes, julgue os itens a seguir.

Lacunas de desempenho e de competências são mitigadas em uma organização mediante ações de treinamento e desenvolvimento de pessoas realizadas com base nas necessidades de aprendizagem e no perfil da clientela.

O setor público tem investido consideravelmente na capacitação de seus servidores. No que se refere à capacitação, julgue os itens que se seguem.


A gestão por competências tem sido utilizada como instrumento para aperfeiçoar os investimentos públicos na capacitação de servidores.

Com relação aos processos de gestão de pessoas nas organizações, julgue os itens seguintes.


A articulação das competências individuais e organizacionais é possível, de modo teórico e prático, a partir das validações das competências em relação à formulação estratégica das organizações.

O mapeamento de competências deve estar atrelado à estratégia da organização e ser definido a partir da missão, da visão, dos valores e do negócio. Tornou–se a base para tomada de decisões na gestão de pessoas.
Podemos afirmar que o mapeamento de competências é considerado uma excelente ferramenta estratégica.
Os benefícios do Mapeamento de Competência são:
I. Clareza nas definições de critérios para avaliação de desempenho, de acordo com as competências – chave do negócio.
II. Movimentações e promoções externas maximizadas, utilizando como base as competências exibidas.
III. Aproveitamento mínimo do potencial das pessoas para atingir as metas corporativas.
IV. Suporte ao Recrutamento e Seleção de novos talentos para a empresa, de acordo com as competências essenciais ao negócio.
V. Programas de treinamento e desenvolvimento focados nas competências que os colaboradores efetivamente necessitam aprimorar, otimizando os custos.
Das afirmações acima:

Muitas organizações estão migrando de sistemas tradicionais para sistemas baseados em competências. Essa tendência é mundial e tem sido seguida por empresas de todos os ramos de atividade e de todos os portes. Com relação a esse assunto, assinale a alternativa correta.

“...associa‐se a competência não a um conjunto de qualificações do indivíduo, mas sim às realizações da pessoa em determinado contexto, ou seja, aquilo que ela produz ou realiza no trabalho” (Dutra, 2004). As combinações sinérgicas de conhecimentos, habilidades e atitudes, expressas pelo desempenho profissional dentro de determinado contexto organizacional e que agregam valor às pessoas e às organizações, referem‐se à competência

Julgue os itens seguintes, relativos a modelos de gestão de pessoas.

A gestão por competência origina-se dos modelos normativos-prescritivos de gestão de pessoas e constitui-se de ferramentas padronizadas de tomada de decisão gerencial.

No que se refere à gestão de pessoas e gestão da qualidade, julgue
os itens subsequentes.

O perfil de competências, que define os conhecimentos, habilidades e atitudes para realizar com expertise as atividades, é um dos produtos do processo de análise e descrição de cargos.

Julgue os itens seguintes, relativos a modelos de gestão de pessoas.

As competências das pessoas e das organizações alinham-se estrategicamente, a partir das ações de mapeamento de competências, mediante as quais são identificadas as competências necessárias em relação à relevância e ao tempo.

Julgue os próximos itens, que versam sobre processo de gestão de pessoas.

O modelo de gestão estratégica com base em competências é considerado uma prática cuja finalidade é melhorar o desempenho global da organização por meio do incremento do desempenho individual dos empregados.

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