São benefícios da atividade física para crianças e adolescentes em idade escolar, EXCETO:
Conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), um importante conteúdo para o ensino dos jogos desportivos nas aulas de educação física é
Quanto aos objetivos da educação física e o ensino dos jogos desportivos propostos
pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), analise as afirmativas, assinalando com
V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) Apropriar-se dos processos de aperfeiçoamento das capacidades físicas implica
em algo mais do que desenvolver as capacidades físicas.
( ) Espera-se que os próprios alunos aprendam como aperfeiçoar habilidades
motoras.
( ) Os alunos deverão aplicar as habilidades motoras naquelas situações
padronizadas.
( ) O domínio das habilidades motoras permitirá os alunos enfrentar problemas
imprevisíveis.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
A correção da execução de padrões de movimento sempre foi entendida como um dos
papéis do professor de educação física, especialmente no ensino do esporte e de seus
fundamentos.
Sobre a correção da execução de padrões de movimento, assinale a alternativa
CORRETA.
São características da abordagem sistêmica da educação física escolar, EXCETO:
Conforme Soares, Taffarel, Varjal, Castellani-Filho, Escobar e Bracht (1992), na obra
Metodologia do ensino de educação física, assinale a alternativa que se caracteriza como
conteúdo da educação física para o ensino médio.
Analise as afirmativas seguintes sobre o esporte adaptado e a inclusão social em aulas de
educação física.
I. As aulas de educação física para alunos portadores de necessidades especiais é
exequível, pois deve garantir o acesso ao conhecimentos práticos e conceituais e
não necessariamente apresentar desempenho expert.
II. Apesar de se buscar a inclusão social, a participação de alunos portadores de
necessidades especiais em competições oficiais não é recomendada.
III. A inclusão do aluno portadores de necessidades especiais será facilitada, se os
alunos regulares aprenderam a lidar com a diferença.
A partir da análise, conclui-se que estão CORRETAS.
São fatores que afetam o desempenho físico, EXCETO:
Considerando que a atividade física contribui com a saúde e a
qualidade de vida de quem a pratica, assinale a alternativa que
indica um objetivo da educação física adaptada.
A ginástica rítmica desportiva (GRD) é um desporto e uma
importante manifestação de atividade rítmica e expressiva.
Considerando as competições, assinale a alternativa que indica
os aparelhos cujo manejo é próprio da GRD.
No treinamento cardiopulmonar, a resistência aeróbica é uma
das principais capacidades desenvolvidas. Acerca desse tema,
assinale a alternativa que indica o sistema de transferência
energético e via energética utilizados no desenvolvimento
dessa capacidade.
Com base nos princípios da diversidade e da inclusão, definidos nos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), assinale a afirmativa correta.
Com relação à presença da mídia no cotidiano dos alunos, analise as afirmativas a seguir.
I. A mídia transmite informações, alimenta o imaginário e dita atitudes.
II. A mídia desconstrói novos sentidos e modalidades de entretenimento e consumo.
III. A escola deve tornar–se, explícita e intencionalmente, mais um contexto de mediação que se interpõe entre os(as) alunos(as) e as mídias.
Assinale:
Sobre os conteúdos relacionados à prática do Atletismo, analise
as afirmativas a seguir.
I. Saltos e corridas são atividades naturais presentes no
cotidiano das crianças e adolescentes que, naturalmente,
competem entre si como forma de mensurar seu
desempenho frente aos seus pares.
II. O Atletismo demonstra rica possibilidade de trabalho dos
conteúdos de outras disciplinas, especialmente da Física,
em que questões como velocidade, atrito e trajetória estão
vivamente presentes.
III. A competição inerente a uma corrida, em que vários alunos
disputam, individual e simultaneamente, o primeiro lugar
oferece rica oportunidade para discussão de questões
relacionadas à competição como o respeito ao próximo e a
ética.
Assinale:
Segundo Schiavon e Nista–Piccolo (2006), “a iniciação e a
vivência das Ginásticas Artística e Rítmica, quando tratadas de
maneira pedagógica adequada, vão enfatizar as
movimentações básicas da criança, como os movimentos
fundamentais locomotores, manipulativos e estabilizadores, o
que é possível para crianças a partir de 2 anos".
Essas modalidades recebem pouquíssima atenção no âmbito
escolar. Sobre os possíveis motivos para que isso aconteça,
analise os itens a seguir.
I. A falta de equipamentos e materiais específicos.
II. A inadequação dos espaços físicos nas escolas.
III. A falta de interesse dos alunos em praticá–las.
Assinale: