Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 3160 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

São benefícios da atividade física para crianças e adolescentes em idade escolar, EXCETO:

Conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), um importante conteúdo para o ensino dos jogos desportivos nas aulas de educação física é

Quanto aos objetivos da educação física e o ensino dos jogos desportivos propostos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), analise as afirmativas, assinalando com V as verdadeiras e com F as falsas. ( ) Apropriar-se dos processos de aperfeiçoamento das capacidades físicas implica em algo mais do que desenvolver as capacidades físicas.
( ) Espera-se que os próprios alunos aprendam como aperfeiçoar habilidades motoras.
( ) Os alunos deverão aplicar as habilidades motoras naquelas situações padronizadas.
( ) O domínio das habilidades motoras permitirá os alunos enfrentar problemas imprevisíveis.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

A correção da execução de padrões de movimento sempre foi entendida como um dos

papéis do professor de educação física, especialmente no ensino do esporte e de seus

fundamentos.

Sobre a correção da execução de padrões de movimento, assinale a alternativa

CORRETA.

São características da abordagem sistêmica da educação física escolar, EXCETO:

Conforme Soares, Taffarel, Varjal, Castellani-Filho, Escobar e Bracht (1992), na obra

Metodologia do ensino de educação física, assinale a alternativa que se caracteriza como

conteúdo da educação física para o ensino médio.

Analise as afirmativas seguintes sobre o esporte adaptado e a inclusão social em aulas de

educação física.

I. As aulas de educação física para alunos portadores de necessidades especiais é

exequível, pois deve garantir o acesso ao conhecimentos práticos e conceituais e

não necessariamente apresentar desempenho expert.

II. Apesar de se buscar a inclusão social, a participação de alunos portadores de

necessidades especiais em competições oficiais não é recomendada.

III. A inclusão do aluno portadores de necessidades especiais será facilitada, se os

alunos regulares aprenderam a lidar com a diferença.

A partir da análise, conclui-se que estão CORRETAS.

São fatores que afetam o desempenho físico, EXCETO:

Considerando que a atividade física contribui com a saúde e a

qualidade de vida de quem a pratica, assinale a alternativa que

indica um objetivo da educação física adaptada.

A ginástica rítmica desportiva (GRD) é um desporto e uma

importante manifestação de atividade rítmica e expressiva.

Considerando as competições, assinale a alternativa que indica

os aparelhos cujo manejo é próprio da GRD.

No treinamento cardiopulmonar, a resistência aeróbica é uma

das principais capacidades desenvolvidas. Acerca desse tema,

assinale a alternativa que indica o sistema de transferência

energético e via energética utilizados no desenvolvimento

dessa capacidade.

Com base nos princípios da diversidade e da inclusão, definidos nos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), assinale a afirmativa correta.

Com relação à presença da mídia no cotidiano dos alunos, analise as afirmativas a seguir.
I. A mídia transmite informações, alimenta o imaginário e dita atitudes.
II. A mídia desconstrói novos sentidos e modalidades de entretenimento e consumo.
III. A escola deve tornar–se, explícita e intencionalmente, mais um contexto de mediação que se interpõe entre os(as) alunos(as) e as mídias.
Assinale:

Sobre os conteúdos relacionados à prática do Atletismo, analise as afirmativas a seguir.
I. Saltos e corridas são atividades naturais presentes no cotidiano das crianças e adolescentes que, naturalmente, competem entre si como forma de mensurar seu desempenho frente aos seus pares.
II. O Atletismo demonstra rica possibilidade de trabalho dos conteúdos de outras disciplinas, especialmente da Física, em que questões como velocidade, atrito e trajetória estão vivamente presentes.
III. A competição inerente a uma corrida, em que vários alunos disputam, individual e simultaneamente, o primeiro lugar oferece rica oportunidade para discussão de questões relacionadas à competição como o respeito ao próximo e a ética.
Assinale:

Segundo Schiavon e Nista–Piccolo (2006), “a iniciação e a

vivência das Ginásticas Artística e Rítmica, quando tratadas de

maneira pedagógica adequada, vão enfatizar as

movimentações básicas da criança, como os movimentos

fundamentais locomotores, manipulativos e estabilizadores, o

que é possível para crianças a partir de 2 anos".

Essas modalidades recebem pouquíssima atenção no âmbito

escolar. Sobre os possíveis motivos para que isso aconteça,

analise os itens a seguir.

I. A falta de equipamentos e materiais específicos.

II. A inadequação dos espaços físicos nas escolas.

III. A falta de interesse dos alunos em praticá–las.

Assinale:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282