Considerando as especificidades do setor público, julgue os itens a seguir, em relação à receita e despesa sob o enfoque patrimonial e à realização da variação patrimonial.
Será denominada variação patrimonial aumentativa (VPA) a receita pública sob o enfoque patrimonial.
Julgue os seguintes itens, de acordo com o disposto na NBC T SP Estrutura Conceitual sobre os ativos e passivos do setor público.
A propriedade legal é um indicador de controle para os ativos do setor público.
Uma escola do setor público serve, diariamente, café da manhã e almoço a seus alunos. Para as refeições, a escola adquire, semanalmente, frutas e verduras, e trimestralmente, alimentos não perecíveis. Todas as compras são pagas à vista. Em julho, a escola gastou R$ 4.000,00 com frutas e verduras e R$ 20.000,00 com os produtos não perecíveis, para serem estocados e utilizados até setembro. Os caixas consumidos, respectivamente, pela Atividade Operacional e pela Atividade de Investimento, na Demonstração dos Fluxos de Caixa da escola, foram
Conforme a estrutura conceitual dos trabalhos de asseguração, assinale a alternativa que apresenta corretamente as características dos critérios para mensurar ou avaliar um objeto.
Acerca do Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP), julgue o item a seguir.
Em relação às fontes de receitas, as transferências voluntárias são definidas como a entrega de recursos correntes ou de capital a outro ente da Federação, a título de cooperação, auxílio ou assistência financeira, que não resultem de determinação constitucional, legal ou sejam destinados ao Sistema Único de Saúde (SUS). O ente recebedor deve, então, reconhecer contabilmente um direito a receber no momento da arrecadação pelo ente transferidor.
Acerca do Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP), julgue o item a seguir.
As variações qualitativas são aquelas decorrentes de transações no setor público que alteram a composição dos elementos patrimoniais sem afetar o resultado.
Um ativo intangível deve ser reconhecido inicialmente
A respeito da demonstração dos fluxos de caixa (DFC), julgue os itens subsequentes, com base no MCASP (10.ª edição).
I A DFC deve identificar as fontes de geração dos fluxos de entrada de caixa, os itens de consumo de caixa ao longo do período e o saldo final de caixa na data de encerramento das demonstrações contábeis.
II A DFC deve ser elaborada pelo método direto e apresentar as alterações ocorridas em caixa e equivalentes de caixa, classificadas conforme as atividades operacionais, de investimento e de financiamento.
III São exemplos de fluxos de caixa relacionados às atividades operacionais os recebimentos de caixa decorrentes de impostos, taxas, contribuições e multas, bem como da venda de mercadorias e da prestação de serviços.
Assinale a opção correta.
Considerando o disposto no MCASP (10.ª edição) e na Lei n.º 4.320/1964, assinale a opção correta.
Conforme o MCASP (10.ª edição), a origem da receita é o nível de classificação da receita pública responsável por
Conforme as diretrizes do Manual de Demonstrativos Fiscais (14.ª edição), no contexto do anexo de riscos fiscais (ARF), contingência passiva consiste em
A respeito do sistema de informações de custos do setor público, julgue os itens seguintes.
I A principal fonte de dados destinada à apuração dos custos no setor público é o SIAFI, que gera informações de custos a partir da identificação dos fenômenos relacionados ao consumo de recursos objeto de reconhecimento, mensuração e evidenciação pela contabilidade.
II A economicidade é uma dimensão de desempenho que permite avaliar se os custos dos insumos utilizados pelas entidades do setor público têm sido minimizados sem que haja o comprometimento dos padrões de qualidade definidos pela gestão.
III A acumulação de custos no setor público é feita por meio de abordagens que se baseiam em dois sistemas específicos: o sistema de acumulação por ordem de serviço ou produção e o sistema de acumulação contínua.
Assinale a opção correta.
Em relação à composição da dívida consolidada e da dívida consolidada líquida para o exercício de 2025, bem como a outros aspectos relacionados ao endividamento dos entes da Federação, assinale a opção correta com base no Manual de Demonstrativos Fiscais (14.ª edição).
No contexto da consolidação das contas públicas, em conformidade com o Manual de Demonstrativos Fiscais (14.ª edição), a Câmara Técnica de Normas Contábeis e de Demonstrativos Fiscais da Federação (CTCONF)
No relatório resumido da execução orçamentária (RREO), o demonstrativo que avalia o desempenho fiscal é o