A respeito do plano de gestão de riscos para a conservação de artefatos, coleções e acervos, julgue o item a seguir.
Evitar agentes de deterioração e suas fontes, bloquear o acesso e o caminho dos agentes, detectar a presença dos agentes, responder/combater os agentes e recuperar os efeitos dos agentes são as fases que devem ser consideradas no plano de gestão de riscos; entre elas, responder/combater os agentes destaca-se como a mais importante.
Em um museu, uma peça de acervo pode passar por numerosas situações: pode ficar acondicionada, pode ser consultada, pode compor uma exposição, pode ser cedida em empréstimo e transportada para outra instituição. Cada uma dessas situações requer medidas do ponto de vista da conservação. Com relação aos parâmetros para conservação de acervo, julgue o item subsequente.
A área de quarentena para inspeção de pragas ou mofos deve ser restrita às peças recém-adquiridas pela instituição.
Julgue o item a seguir, relativo ao acondicionamento de acervos de documentos.
As caixas, além de oferecer um suporte estrutural, permitem a proteção do acervo contra agentes externos como poluição, luz e danos mecânicos.
Quanto aos atos normativos que determinam e embasam a adoção dos procedimentos técnicos de gestão de documentos pelos órgãos e entidades da Administração Pública Federal, analise os itens seguintes.
I - Lei nº 8.159, de 8 de janeiro de 1991.
II - Decreto nº 7.724, de 16 de maio de 2012.
III - Decreto nº 4.073, de 3 de janeiro de 2002.
IV - Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011.
V - Decreto nº 4.915, de 12 de dezembro de 2003.
Estão corretos
Por ocasião de sua produção, microfilmes com os documentos da mesma série ou sequência, eventualmente omitidos, ou aqueles cujas imagens não apresentarem legibilidade serão reproduzidos posteriormente, não sendo permitido corte ou inserção no filme original. A microfilmagem destes documentos será precedida de uma imagem de observação, com determinados elementos. Quanto a esses elementos, analise os itens seguintes.
I - Identificação do detentor dos documentos microfilmados.
II - Identificação do microfilme, local e data.
III - Descrição das irregularidades constatadas.
IV - Identificação do equipamento utilizado, da unidade filmadora e do grau de redução.
V - Nome por extenso, qualificação funcional e assinatura do responsável pela unidade, cartório ou empresa executora da microfilmagem.
Estão corretos
A Norma internacional para descrição de funções – ISDF dá as diretrizes para a preparação de descrições de funções de entidades coletivas associadas à produção e manutenção de arquivos. O termo “função" é usado nesta Norma para incluir não somente as funções, mas também qualquer uma das subdivisões de uma função.
Assinale a alternativa que apresenta apenas subdivisões de uma função.
No Brasil, a Lei 6.546, de 04 de julho de 1978, que dispõe sobre a regulamentação das profissões de Arquivista e de Técnico de Arquivo, estabelece que será permitido o exercício das profissões aos diplomados no Brasil por curso superior de Arquivologia, reconhecido na forma da lei, aos diplomados no exterior por cursos superiores de Arquivologia, cujos diplomas sejam revalidados no Brasil na forma da lei, aos Técnicos de Arquivo portadores de certificados de conclusão de ensino de 2º grau e aos que, embora não habilitados nos termos dos itens anteriores, contem, pelo menos,
A Medida Provisória nº 2.200-2, de 24 de agosto de 2001, instituiu a Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil), que garante a autenticidade, a integridade e a validade jurídica de documentos em forma eletrônica. A ICP-Brasil, cuja organização será definida em regulamento, é composta por uma autoridade gestora de políticas e pela cadeia de autoridades certificadoras.
A entidade que compete identificar e cadastrar usuários na presença destes, encaminhar solicitações de certificados e manter registros de suas operações é chamada de
Acerca dos conceitos fundamentais da arquivologia, julgue o item seguinte.
A função básica do arquivo é a preservação da memória da instituição.
A respeito de gestão da informação e gestão de documentos, julgue o item a seguir.
O instrumento de destinação que determina os prazos de guarda dos documentos é a tabela de temporalidade.
Com relação a tipologias documentais e suportes físicos, julgue o item que se segue.
Apesar de suas características próprias, os documentos arquivísticos digitais devem receber o mesmo tratamento dos documentos em suporte papel.
Fica facilitado aos Tribunais do Trabalho determinar a eliminação, por incineração, destruição mecânica ou por outro meio adequado, de autos findos há mais de 5 anos, contado o prazo da data do arquivamento do processo. Tal medida, imposta pela Lei nº 7.627, de 10 de novembro de 1987, convive com outros atos normativos que estabelecem a destinação de documentos da Justiça trabalhista. É o caso da Resolução nº 5 do Gabinete da Presidência do TRT-2, datada de 21 de novembro de 2006, que aprova o Plano de Classificação e a Tabela de Temporalidade da instituição. De acordo com esse instrumento, são passíveis de eliminação sumária, depois de 5 anos,
Com base na legislação que afeta a gestão documental e as práticas arquivísticas no âmbito do Poder Judiciário, é correto afirmar que
Em linguagem de indexação, a justificativa para a representação de um conceito ou para a escolha de um termo, em razão de sua ocorrência frequente em determinado domínio do conhecimento, chama-se
Aquele que permite a codificação e o intercâmbio dos metadados descritivos, administrativos e estruturais relativos a objetos digitais é o