A respeito dos instrumentos de pesquisa e da indexação de documentos, julgue o item que se segue.
Na indexação, o tesauro consiste na designação de um conceito preciso, o que proporciona a recuperação da informação.
Acerca da análise diplomática e tipológica de documentos de arquivo, julgue o item subsecutivo.
Na análise diplomática de um documento arquivístico digital, a assinatura eletrônica é considerada um elemento extrínseco.
A respeito das práticas de restauração, de segurança em acervos, de conservação preventiva e de digitalização de documentos sob a abordagem da preservação de documentos, julgue o item subsequente.
A digitalização de documentos originais que estejam em suportes não digitais contribui para a preservação e a segurança desses documentos.
A respeito das práticas de restauração, de segurança em acervos, de conservação preventiva e de digitalização de documentos sob a abordagem da preservação de documentos, julgue o item subsequente.
A segurança de um acervo abrange atividades que envolvam não só o acervo, mas também os seus usuários, o quadro funcional da instituição e o próprio prédio onde o acervo se encontra.
No que se refere a repositórios digitais e aos repositórios digitais arquivísticos confiáveis (RDC-Arq), julgue o item seguinte.
No OAIS (Open Archival Information System), modelo conceitual de repositório digital, os pacotes de informação são representados pelas siglas SIP (Submission Information Package), AIP (Archival Information Package) e DIP (Dissemination Information Package).
Acerca de aspectos relativos ao documento de arquivo e ao patrimônio cultural, julgue o próximo item.
A memória social construída é fixa e vinculada a grupos de memória.
Acerca da teoria e da história da restauração de bens culturais móveis e integrados, julgue o item a seguir.
Objetos comuns como panelas e até mesmo instrumentos de tortura podem ser considerados bens culturais móveis.
No que concerne às teorias da restauração desenvolvidas por pensadores da área, julgue o item que se segue.
Os teóricos Viollet-le-Duc e Ruskin compartilhavam opiniões similares acerca da restauração.
No que concerne às teorias da restauração desenvolvidas por pensadores da área, julgue o item que se segue.
Cesare Brandi defendia que o restauro fosse realizado de maneira a dificultar intervenções futuras.
Com relação às cartas patrimoniais, julgue o item seguinte.
O Compromisso de Brasília recomenda a elaboração de leis defensivas sobre a questão dos cemitérios, de túmulos históricos e artísticos e de monumentos funerários.
Acerca de aspectos históricos da restauração, julgue o item subsequente.
A inundação de Florença marcou uma mudança de paradigma no campo da conservação e restauração de papel.
Em resultado de parcerias entre o GCI (Getty Conservation Institute) e outras instituições americanas, foi publicada, na década de 90 do século passado, uma série de diretrizes para o diagnóstico de conservação em museus. Desde então, tanto museus quanto outras instituições no Brasil têm se baseado nesse modelo para verificar a situação de suas coleções. A partir dessas informações, julgue o item a seguir, a respeito da avaliação e diagnóstico de bens móveis.
É possível avaliar facilmente, pelas pessoas presentes no ambiente, as condições de temperatura e umidade relativa do ar para preservação dos acervos, uma vez que a variação substancial desses fatores pode gerar degradação física e química aos bens.
Julgue o item que se segue, relativo a técnicas, materiais e procedimentos de intervenção em bens móveis e integrados.
Cabe ao profissional de restauração recuperar o significado de um objeto, sua função estética, de pesquisa e de uso, mesmo que isso resulte na perda de originalidade do objeto.
Toda a atuação do conservador/restaurador deve ser orientada pelo absoluto respeito ao valor e ao significado estético e histórico, bem como à integridade física dos bens culturais que lhe sejam afetos.
Associação Brasileira de Encadernação e Restauro (ABER).
Código de ética do conservador/restaurador, 2013 (com adaptações).
Considerando os princípios éticos da profissão de conservador/restaurador, julgue o item subsequente.
Por ser o único responsável pela salvaguarda dos bens culturais de uma instituição, o conservador/restaurador deve ignorar aconselhamentos de profissionais de outras áreas, como arquitetos e funcionários responsáveis pela manutenção predial.
Julgue o item seguinte, com relação aos materiais utilizados na restauração de bens culturais.
Cera de abelha, resinas, óleos de origem vegetal e parafina podem ser usados como impermeabilizantes em obras pétreas para impedir o acesso de água a essas obras.