Com relação a treinamento, desenvolvimento e educação (TD&E),
julgue os itens que se seguem.
Os processos de TD&E caracterizam as ações organizacionais que utilizam a tecnologia instrucional para a promoção do desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes nas organizações.
Acerca de noções de administração, julgue os itens a seguir.
As medidas objetivas, tais como índices de produtividade, questionários de percepção e indicadores referentes a resultados quantitativos, constituem as principais métricas de avaliação de desempenho nas organizações, pois eliminam a subjetividade.
Acerca de noções de administração, julgue os itens de 41 a 45.
O desempenho humano no trabalho está relacionado a motivação, conhecimentos, habilidades e atitudes, bem como à existência de suporte organizacional para que as atividades, tarefas e responsabilidades sejam realizadas de maneira adequada e conforme os padrões esperados.
Em Roma, como os romanos. Antigo ditado em que podemos interpretar que para se integrar em um grupo social é preciso entender e, muitas vezes, adotar seus padrões culturais. Uma forma de entender estes padrões é através da análise da cultura, o mesmo acontece em relação a uma Organização, para entendê-la é preciso analisar a sua cultura organizacional. Sobre os componentes da Cultura Organizacional, assinale a opção incorreta.
Fayol foi o primeiro a definir as funções básicas do Administrador. Os princípios apresentados por Fayol foram retrabalhados com contribuições da abordagem neoclássica da Administração. Sobre as funções do administrador, segundo a abordagem clássica, é correto afirmar:
Considere um setor de compras e os responsáveis pelas compras. Analise as opções abaixo e selecione aquela que representa um atributo do perfil do comprador.
Sobre as técnicas de mapeamento, análise e melhoria de processos, pode-se afirmar:
I. O Workshop estruturado é uma técnica usada para mapeamento e análise de processos.
II. A simulação, usada na análise da situação atual de processos, mostra a discrepância entre os padrões esperados e a situação futura.
III. A melhoria de um processo pode ser pontual e não se relacionar com nenhum evento que dispare ações de análise do processo.
Com referência a organização e processo decisório, julgue os
próximos itens.
De acordo com o modelo racional, um dos fatores que afeta a tomada de decisão é a limitação cognitiva do agente, levando-o a tomar decisões satisfatórias, e não ótimas.
Nas relações humanas, a comunicação interpessoal é imprescindível. Dessa forma, considere as afirmativas a seguir.
I. Na comunicação, a técnica do ruído auxilia a compreensão da mensagem enviada.
II. A crítica construtiva, normalmente, fornece informações objetivas em relação ao comportamento profissional.
III. Nas relações humanas, o sentimento de empatia tende a contribuir para um bom relacionamento.
IV. O conflito pode ser considerado um fator positivo para a organização, por estimular a inovação e a criatividade.
Assinale a alternativa correta.
O SCM (supplychain management ), ou gestão da cadeia de suprimentos, envolve fornecedores, produtores, distribuidores e clientes, em contraponto à tradicional e conflitante relação entre vendedor e comprador. Em relação a essa tradicional abordagem, é INCORRETO afirmar que:
O Desenvolvimento Organizacional envolve várias mudanças e é um processo planejado de modifcações culturais e estruturais. É incorreto afrmar que mudanças relacionadas, com o desenvolvimento organizacional, irão evoluir de
Existem diferentes abordagens sobre o conceito de gestão estratégica da qualidade. Assinale alternativa que defne corretamente a relação entre a abordagem e o respectivo conceito.
Assinale a alternativa que contem prática a ser observada por organizações que desejam criar vínculos fortes com os usuários dos seus serviços e com a comunidade.
Sobre o conceito de Clima Organizacional é INCORRETO afirmar que
A remuneração de um funcionário é constituída por três componentes principais: remuneração básica, incentivos salariais e benefícios. A remuneração pode incluir o maior número possível de colaboradores sob o mesmo sistema de remuneração e, desta forma, os planos de participação nos resultados fixam a mesma porcentagem para todos os funcionários, do topo até a base da organização. Este sistema é denominado