Com relação à Teoria Geral da Administração, analise as afirmativas a seguir.
I. Permite que o administrador tenha condições pessoais de sucesso em qualquer organização independente do nível hierárquico ou da área de atuação.
II. Enfoca a necessidade de o administrador desenvolver habilidades pessoais de diagnóstico e de avaliação situacional para a tomada de decisões.
III. Busca solucionar problemas ou tentar soluções práticas, integradas à realidade empírica, para que o administrador participe das situações de interdependência das organizações.
Assinale:
No que se refere à gestão por processos, julgue os itens subsequentes.
Na organização gerida por processos, todas as tarefas são executadas sob rígida supervisão hierárquica, a fim de se obter altos índices de produtividade.
Com relação à gestão da qualidade e do modelo de excelência gerencial, julgue os itens a seguir.
A qualidade da gestão pública deve ser orientada para o cidadão e estar alicerçada em um modelo de gestão pública singular que incorpora a dimensão técnica desvencilhada do aspecto social.
Acerca do processo decisório, julgue os itens subsequentes.
A maioria das decisões organizacionais é tomada por meio de informações limitadas, o que satisfaz as primeiras soluções circunstancialmente aceitáveis para os problemas.
No que se refere ao planejamento estratégico, julgue os próximos itens.
O controle estratégico decorrente do planejamento estratégico envolve decisões relacionadas a alterações de objetivos estabelecidos em função de alterações ambientais.
Tendo o texto acima como referência inicial e considerando os múltiplos aspectos que ele suscita, julgue os itens seguintes.
Empowerment é uma ferramenta de gestão de pessoas que pode ser utilizada por um órgão da administração direta para aumentar a motivação dos servidores. No entanto, a utilização dessa ferramenta de gestão é limitada, nesse contexto, pelo princípio da legalidade administrativa.
Um dos componentes da filosofia de Alfred Sloan (General Motors, 1920) era a definição de objetivos e a cobrança de resultados pela matriz da empresa, ficando as divisões responsáveis pela operacionalização e execução dos detalhes. Essa prática foi elaborada por Peter Drucker (1995), que acrescentou outros componentes e a chamou de Administração por Objetivos - APO. No final dos anos de 1990, quando os métodos de estratégias substituíram os hierárquicos, a essência da APO tornou- se redundante. No entanto, em qualquer sistema de administração, os três princípios da APO continuam válidos. Estes princípios são:
O treinamento como todas as atividades voltadas para as pessoas é uma responsabilidade de linha e uma função de staff. Em outras palavras, o treinamento é uma função gerencial. (Chia- venato, 2008:155). Neste contexto de entendimento, o treinamento é um processo cíclico e composto por quatro etapas. Relacione a coluna da esquerda com a coluna da direita, relacionadas às etapas do processo de treinamento.
A sequência correta é:
Com relação a processos administrativos, julgue os próximos itens.
A avaliação do desempenho é uma das etapas do processo da gestão de desempenho de pessoas. Por envolver diversos integrantes da equipe, sem influências do contexto externo, a avaliação 360 graus é a mais adequada.
Julgue os itens a seguir, relativos aos conceitos que se aplicam em ambientes organizacionais.
Considere que determinada organização tenha estabelecido a meta de, em dez anos, ocupar a liderança nacional do seu ramo de atuação, em resultados financeiros. Nessa situação, esse objetivo deve ser considerado, no planejamento estratégico, a missão institucional
No que diz respeito à gestão de projetos, julgue os próximos itens.
O cronograma do projeto deve ser elaborado na etapa de iniciação do projeto, conforme disposto no PMBOK.
Acerca de gestão da qualidade e modelo de excelência gerencial, julgue os itens que se seguem.
O modelo do GESPUBLICA foi criado para avaliar as organizações públicas e privadas no que tange ao atendimento dos pressupostos de qualidade preconizados pelo governo federal relativos ao atendimento ao consumidor brasileiro
Acerca de gestão da qualidade e modelo de excelência gerencial, julgue os itens que se seguem.
Considere que um administrador pretenda identificar, entre as diversas reclamações dos alunos de uma universidade, as mais frequentes, com o intuito de ordenar os problemas e possibilitar a centralização de esforços sobre os problemas mais relevantes. Nessa situação, uma das ferramentas que o administrador poderá empregar é o diagrama de Pareto.
Julgue os itens abaixo,referentes a conceitos e técnicas de análise e melhoria de processos.
Em relação à capacidade de agregar valor, é correto classificar as atividades de um processo em três tipos distintos: primárias, de apoio e de garantia da qualidade.
Segundo Maximiano, no início do século XX, quando a produção em massa passou a ser comum,o termo qualidade significava ausência de variação.No entanto, o conceito de qualidade mudou ao longo do século passado: teóricos desenvolveram trabalhos que apresentam novas perspectivas,e hoje, mais do que nunca,a qualidade tornou-se essencial para a sobrevivência no mercado.Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.
O programa de excelência da gestão, proposto pela Fundação Nacional da Qualidade, constitui-se de cinco etapas: planejamento, sensibilização, capacitação, diagnóstico e autoavaliação, e, por fim, adota um plano de melhoria e capacitação para a organização.