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No que se refere ao processo de solução de conflitos, aos aspectos comportamentais e à cultura organizacional, julgue o item seguinte.

Os componentes básicos da motivação são dois: a direção e a intensidade do esforço. 

No que se refere ao processo de solução de conflitos, aos aspectos comportamentais e à cultura organizacional, julgue o item seguinte.

Os padrões de influenciação e de poder, assim como as percepções e as atitudes das pessoas, constituem exemplos de aspectos informais da cultura de uma organização. 

Em certa organização, uma equipe recebeu a incumbência de desenvolver e implantar um novo e importante projeto. Carlos e Daniel, membros da equipe, têm visões conflitantes sobre a melhor forma de distribuir e realizar as diversas atribuições, o que gerou um impasse que tem dificultado o seguimento do projeto. Uma reunião da equipe foi marcada pelo gerente, para se tentar chegar a alguma solução. Na reunião, Carlos e Daniel reconheceram que haviam sido intransigentes e concordaram com uma proposta que levasse em conta, parcialmente, os pontos de vista de cada um.

O conflito descrito e a abordagem de administração do conflito apresentada são, respectivamente:

Os depoimentos reproduzidos a seguir foram obtidos numa pesquisa de análise de conflitos em duas instituições públicas.

(1) “Existem conflitos e conflitos, aquele conflito resultado do embate profissional, a forma como fazer pode ser questionada com embasamento, ajuda a crescer.”
(2) “As prioridades aqui na instituição são muito voláteis, a gente não sabe exatamente o conteúdo e os objetivos do trabalho que a gente deve fazer, porque as prioridades estão constantemente mudando.”
(3) “Não existe companheirismo ou boas relações interpessoais: cada um faz a sua parte, e muitos vigiam o que os outros fazem.” 
(4) “O administrador distribui as tarefas por competência ou por achar que alguém da equipe deve fazer, sem levar em conta a maneira como o trabalho deve ser realizado.”

Esses quatro depoimentos ilustram, respectivamente, conflitos:

Um grupo de secretárias de uma organização que depende da mesma dotação orçamentária de escritório começou a barganhar entre si para saber quem iria adquirir novos equipamentos de informática e quem teria de continuar com o equipamento existente. Na decisão de quais interesses conflitantes seriam satisfeitos, as secretárias consideraram que os interesses do grupo são importantes, mas não merecem a desordem provocada por estilos mais assertivos. 

Assim sendo, as secretárias optaram pela abordagem da transigência na negociação, que

No que se refere ao processo de solução de conflitos, aos aspectos comportamentais e à cultura organizacional, julgue o item seguinte.

Caracteriza-se integração como a possibilidade de resolução de conflitos quando as partes, para evitarem a colisão frontal de interesses, negociam entre si por meio de um acordo ou compromisso no qual a derrota e a vitória são apenas parciais. 

A respeito dos assuntos relativos ao desenvolvimento e ao treinamento de pessoal, às diferenças individuais e de personalidade, aos perfis de liderança, à gestão de equipes, às disputas de poder e ao gerenciamento de conflitos, julgue os itens de 69 a 75.

A renúncia aos próprios interesses para a satisfação dos interesses da outra parte e o posicionamento à margem do conflito, mediante uma ação de recuo perante a situação de ameaça, são formas assertivas para a resolução desses atritos.

Suponha que, em uma situação hipotética, após a entrada de novos servidores, selecionados em concurso público, em um determinado órgão, um antigo servidor entre em discussão com esses novos integrantes acerca de temas relacionados às rotinas de trabalho. No entanto, visando a garantir o bom ambiente de trabalho no órgão, o veterano servidor adota uma postura cooperativa e não assertiva, desempenhando o estilo de resolução de conflitos conhecido como

Alguns autores consideram que os conflitos não devem ser eliminados radicalmente, porque existem conflitos “bons” que podem gerar criatividade e esforço maior dos indivíduos e das equipes de trabalho.

O nome correto desse tipo de conflito é

Acerca da gestão de pessoas, julgue o item subsequente, relativos a conflitos, liderança e gestão por competências.

Por serem sempre disfuncionais, os conflitos devem ser evitados ou combatidos, pois eles prejudicam o desempenho de grupos e equipes.

A técnica de administração de conflitos organizacionais que consiste em alta preocupação consigo e com os outros é

Considerando os diversos aspectos do comportamento organizacional e da gestão de pessoas, julgue o item a seguir.

A resolução alternativa de conflitos no trabalho, seja por meio de soluções informais, seja por mediação ou arbitragem, evita processos onerosos.

Em sua aplicação à gestão de pessoas, a função da administração denominada direção pode manifestar-se na tarefa de

No que se refere à função de direção, julgue o item.

Para Lewin, toda vez que a satisfação é bloqueada por uma barreira ocorre frustração, impedindo que a tensão existente seja liberada.

O conflito é um fenômeno comum sempre que se fala de trabalho em grupo. Sempre que há pessoas entrando em
contato com outras, os conflitos aparecem. De certa forma, o conflito é algo comum sempre que indivíduos têm valores, objetivos, interesses ou ideias diferentes uns dos outros. Se até casais brigam, imagine os colegas de trabalho! Naturalmente, existem diversos tipos de conflito. Alguns são derivados de motivos mais “concretos”, enquanto outros são derivados de sentimentos e opiniões. Da mesma maneira, alguns são facilmente resolvidos, enquanto outros são de difícil tratamento.
Com relação ao assunto tratado no texto acima, julgue:

De acordo com a conceituação e a classificação de conflitos, um exemplo de conflito substantivo é haver divergência de ideias em um ambiente organizacional.

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