Acerca de gestão da qualidade e modelo de excelência gerencial, julgue os itens que se seguem.
Uma organização que, ao buscar os melhores resultados, desenvolve ações integradas voltadas ao planejamento, ao controle e à melhoria da qualidade fundamenta-se nos pressupostos estabelecidos por Deming.
Julgue os itens abaixo,referentes a conceitos e técnicas de análise e melhoria de processos.
Sem a definição clara de papéis e responsabilidades, uma sequência de atividades, mesmo que ordenadas de forma lógica para execução, não será considerada um processo.
Segundo Maximiano, no início do século XX, quando a produção em massa passou a ser comum,o termo qualidade significava ausência de variação.No entanto, o conceito de qualidade mudou ao longo do século passado: teóricos desenvolveram trabalhos que apresentam novas perspectivas,e hoje, mais do que nunca,a qualidade tornou-se essencial para a sobrevivência no mercado.Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.
Segundo Deming, um dos principais autores da escola da qualidade, a inspeção em massa constitui requisito que subsidia o trabalho dos departamentos de controle da qualidade
Julgue o próximo item, relativo a aspectos da função de direção.
As competências gerenciais são divididas em três categorias de habilidades: conceituais, humanas e técnicas, variando a ênfase de acordo com o nível hierárquico ocupado na organização.
A respeito de aspectos relacionados ao planejamento organizacional, julgue os itens seguintes.
As decisões programadas fazem parte do acervo de soluções da empresa, pois resolvem problemas que já tenham sido enfrentados antes e que se apresentem da mesma maneira. Assim, não é necessário fazer diagnóstico, criar alternativas e escolher um curso de ação original.
Julgue os itens a seguir, relativos à função de direção, à gestão da qualidade e ao modelo de excelência gerencial.
O programa de excelência da gestão pode ser aplicado em setores estratégicos, em grupos de organizações de todos os portes e em diferentes setores, contudo, a partir de 2013, esse programa tem sido dirigido também às áreas de educação e saúde.
A organização é uma combinação de esforços individuais empregados com a finalidade de realização de propósitos coletivos, ao passo que a administração é o processo de conjugar recursos humanos e materiais com o objetivo de atingir determinados fins pretendidos. Com relação a esse assunto, julgue os seguintes itens.
Em administração, eficiência é a comparação entre o que se pretendia fazer e o que efetivamente foi feito, ou seja, quanto mais alto for o grau de realização dos objetivos, mais eficiente será a organização, ao passo que eficácia é a relação entre os resultados alcançados e os recursos que foram empregados, ou seja, quanto mais alto for o grau de produtividade ou economia na utilização dos recursos, mais eficaz será considerada a organização.
Julgue os itens a seguir, relativos a administração e gestão de pessoas nas organizações.
Uma organização que tenha amplitude administrativa extensa apresenta cadeia de comando mais hierarquizada que uma organização de amplitude administrativa estreita.
Julgue os itens a seguir, relativos a administração e gestão de pessoas nas organizações.
As organizações modernas têm buscado valer-se da diversidade cultural, uma vez que, no passado, as reais contribuições das diferentes características humanas, sociais e culturais para o desempenho organizacional foram negligenciadas.
Acerca de organização e direção, julgue os itens a seguir.
Uma organização informal depende, em sua essência, da estrutura desenhada pela empresa, da qual resultam os relacionamentos entre os colaboradores.
Com relação ao processo de planejamento, julgue os itens que se
seguem.
A organização que utiliza a administração por objetivos terá como resultados uma hierarquia de objetivos que liga objetivos de um nível a outro; pois o método de trabalho funciona simultaneamente de cima para baixo e de baixo para cima.
Dentro da Teoria Geral da Administração, a função de Planejamento refere-se, especificamente, às decisões sobre
A gestão de pessoal no Brasil pode ser dividida em cinco fases evolutivas, dispostas aqui em ordem alfabética: Administrativa, Contábil, Estratégica, Legal e Tecnicista. A tabela abaixo lista estas cinco fases e cinco características relacionadas a elas.

A alternativa que apresenta a correspondência correta entre cada uma das fases e suas características é:
Considere o fragmento que segue:

Sobre o trabalho em equipe, pode-se concluir que
A “comunicação” transforma-se em variável chave na gestão de redes organizacionais, pois a organização em rede