A respeito da classificação, que consiste em um processo de associação de materiais com características semelhantes, julgue os itens a seguir.
Os fatores que determinam o tipo de organização de materiais são classificados de acordo com o tipo de consumo, a perecibilidade, a periculosidade, a possibilidade de fazer ou comprar, o tipo de estocagem, a dificuldade de aquisição e o mercado fornecedor.
A gestão de projetos pode ser entendida como uma área
especializada da Administração, definida por Ricardo Vargas
(2002) como “um conjunto de ferramentas gerenciais
que permitem que a empresa desenvolva um conjunto de
habilidades, incluindo conhecimento e capacidades individuais,
destinados ao controle de eventos não repetitivos,
únicos e complexos, dentro de um cenário de tempo, custo
e qualidade predeterminada". Existem diversas metodologias
para gerenciamento de projetos, entre as mais
difundidas:
Devido à subjetividade existente em um processo de Avaliação
de Desempenho Humano, um dos enganos cometidos
pelo avaliador é o efeito halo que julga o avaliado
Para melhorar a sua produtividade, a empresa “X" utilizase de indicadores de desempenho. As ausências e atrasos
dos empregados estão retratados no indicador denominado
“Toda empresa está sempre lutando com o problema sobre
como organizar. A reorganização é frequentemente
necessária para refletir uma nova estratégia, as condições de
mercado em mudança ou uma tecnologia inovadora."
DAFT, Richard L. Administração. Tradução: Robert Brian Taylor. São
Paulo: Thomson Learning, 2007
Empresas, sejam elas públicas ou privadas, são organizadas
de acordo com certos padrões e diretrizes. Considere,
hipoteticamente, que uma instituição possui uma linha
ininterrupta de autoridade que liga todas as pessoas dentro da
organização e mostra quem se reporta a quem. Essa linha é
conhecida como
As diferenças de objetivos e interesses pessoais sempre
produzem alguma espécie de conflito, que é inerente à vida de
cada indivíduo. Considerando que a área de gestão de pessoas
de um órgão público busca dirimir os conflitos existentes no
órgão, existem três abordagens administrá-los. De acordo com a
abordagem estrutural, o conflito
É importante para a gestão das organizações públicas o estudo da estrutura formal, devido, principalmente, às restri-
ções impostas pela dimensão da realidade organizacional ao comportamento das pessoas nesse ambiente de trabalho.
Tanto a divisão do trabalho quanto as relações de coordenação são elementos estruturais da organização e influenciam
o formato organizacional. As organizações são uma combinação de vários formatos, mas se pode identificar a predominância
de um deles. Quando a burocracia mecanizada é o principal formato, destacam-se
Muitas empresas utilizam a análise SWOT para sua
gestão e planejamento estratégico. O significado, em
português, do acrônimo SWOT é, respectivamente,
Na Gestão de Processos,
Com relação ao planejamento estratégico, julgue os próximos itens.
O planejamento estratégico fixa–se em respostas no curto prazo e busca a eficiência com base na ênfase à técnica e aos instrumentos.
Sobre as estruturas organizacionais formais considere:
I. A criação de uma unidade organizacional staff na diretoria demonstra tendência de perda de inovação na gestão pública.
II. Um dos tipos de departamentalização é o funcional, pois permite otimizar recursos e aumentar a especialidade.
III. A representação gráfica da estrutura organizacional é feita pelo fluxograma, que é reconhecido juridicamente de fato e de
direito.
IV. Em um processo de achatamento da estrutura organizacional tende–se a um aumento da amplitude de controle das
chefias.
Está correto o que se afirma APENAS em
Sobre Indicadores de Desempenho é correto afirmar:
Acerca da gestão de pessoas nas organizações, julgue os itens a
seguir
Uma organização que busque fundamentar-se em bons sentimentos e construir relações amistosas entre os empregados adota o rito de renovação cultural.
A respeito das estruturas organizacionais, julgue os itens seguintes.
As organizações que buscam estabilidade e economia de escala em seus departamentos apresentam estruturas divisionais e, por vezes, matriciais por terem a especialização do trabalho como elemento central.
No que se refere ao planejamento nas organizações, julgue os itens
subsequentes.
Os planos procedimentais de uma organização estarão efetivamente elaborados após terem sido planejados os métodos de trabalho, os modos de execução e as melhorias no processo produtivo.