O Planejamento Estratégico de Recursos Humanos refere-se à maneira como a função de RH
pode contribuir para o alcance dos objetivos organizacionais e, simultaneamente, favorecer e
incentivar o alcance dos objetivos individuais dos funcionários. Sobre os modelos de
Planejamento Estratégico de Recursos Humanos, considere a definição abaixo:
Trata-se de um modelo vegetativo e conservador, de natureza contábil, adequado para
organizações estáveis e sem planos de expansão, nas quais a preocupação é apenas
preencher as vagas existentes e dar continuidade ao cotidiano. […] É muito útil na análise
das consequências do sistema de carreiras, quando a organização adota uma política
coerente nesse sentido. (CHIAVENATO, 2005).
Essa definição refere-se ao modelo baseado
Considere os aspectos abordados na citação abaixo acerca da visão do indivíduo nas organizações.
Pessoas não fazem somente parte da vida produtiva das organizações. Elas constituem o princípio essencial de sua dinâmica, conferem vitalidade às atividades e processos, inovam, criam, recriam contexto e situações que podem levar a organização a posicionar-se de maneira competitiva, cooperativa e diferenciada com clientes, outras organizações e no ambiente de negócios em geral.
(DAVEL e VERGARA, 2009, p.31).
Essa visão está associada ao conceito de gestão
Analise as seguintes alternativas relativas aos princípios básicos da teoria da
administração científica de Taylor e seus colaboradores e assinale a alternativa
INCORRETA.
Considerando que a liderança é o processo de dirigir e influenciar as atividades relacionadas às tarefas dos membros de um grupo, é INCORRETO afirmar que
Sobre a definição e as teorias que definem a motivação, assinale a alternativa
INCORRETA.
Com relação ao fluxograma que é um dos instrumentos de racionalização do trabalho,
assinale a alternativa INCORRETA.
A motivação do funcionário afeta a produtividade. Parte do trabalho de um gerente
consiste em direcionar a motivação do funcionário para a realização das metas
organizacionais.
A partir dessa premissa, assinale a alternativa INCORRETA.
De acordo com Marlene Marchiori (2006), não há mais como trabalhar a estrutura técnica.
É preciso atuar na instância humana, ou seja, a estrutura de negócios não pode estar
dissociada da estratégia de pessoas.
O segredo para essa conquista é um processo de comunicação efetivo.
Com base no processo de qualidade da comunicação interna, assinale com V as
verdadeiras e com F as falsas.
( ) Políticas e estratégias definidas e transparentes, interatividade.
( ) Utilização de um canal específico, valorização das redes de liderança: formais e
Informais.
( ) Mensuração e tomada de decisões para novo planejamento, diálogo aberto entre
decisão e funcionários.
( ) Seleção de informações que contribuam para incremento do nível de
conhecimento, adaptação do formato e discurso, para atingir diferentes categorias
de funcionários.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
A marca identifica o produto e revela a sua identidade, ou seja, as facetas de sua
diferença: valor de utilização, valor do prazer e valor de reflexo do próprio comprador.
Baseando-se na afirmativa acima, relacione a COLUNA I (que caracteriza a marca na
perspectiva da empresa), com a COLUNA II fazendo a devida correlação com cada item
da marca.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
A administração financeira é a área da administração que cuida dos recursos financeiros da empresa, tendo como preocupações principais a rentabilidade e a liquidez. Nessa perspectiva, assinale a alternativa correta.
Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, somente elementos da estrutura de uma Demonstração do Resultado do Exercício.
A comunicação na empresa pode ser realizada por intermédio de alguns fluxos.
Assinale a alternativa que NÃO apresenta um desses fluxos.
No que diz respeito às funções da empresa, podemos destacar um conjunto de operações
dividido em seis grupos.
Assinale a alternativa que apresenta somente funções empresariais.
Com relação a cargos, salários, benefícios e às mudanças no ambiente organizacional e
no mercado, assinale a alternativa INCORRETA.
Associe corretamente a COLUNA I que apresenta os termos com a COLUNA II com os
respectivos conceitos.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.