Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 8405 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d

O Planejamento Estratégico de Recursos Humanos refere-se à maneira como a função de RH

pode contribuir para o alcance dos objetivos organizacionais e, simultaneamente, favorecer e

incentivar o alcance dos objetivos individuais dos funcionários. Sobre os modelos de

Planejamento Estratégico de Recursos Humanos, considere a definição abaixo:

Trata-se de um modelo vegetativo e conservador, de natureza contábil, adequado para

organizações estáveis e sem planos de expansão, nas quais a preocupação é apenas

preencher as vagas existentes e dar continuidade ao cotidiano. […] É muito útil na análise

das consequências do sistema de carreiras, quando a organização adota uma política

coerente nesse sentido. (CHIAVENATO, 2005).

Essa definição refere-se ao modelo baseado

Considere os aspectos abordados na citação abaixo acerca da visão do indivíduo nas organizações.

Pessoas não fazem somente parte da vida produtiva das organizações. Elas constituem o princípio essencial de sua dinâmica, conferem vitalidade às atividades e processos, inovam, criam, recriam contexto e situações que podem levar a organização a posicionar-se de maneira competitiva, cooperativa e diferenciada com clientes, outras organizações e no ambiente de negócios em geral.

(DAVEL e VERGARA, 2009, p.31).

Essa visão está associada ao conceito de gestão

Analise as seguintes alternativas relativas aos princípios básicos da teoria da

administração científica de Taylor e seus colaboradores e assinale a alternativa

INCORRETA.

Considerando que a liderança é o processo de dirigir e influenciar as atividades relacionadas às tarefas dos membros de um grupo, é INCORRETO afirmar que

Sobre a definição e as teorias que definem a motivação, assinale a alternativa

INCORRETA.

Com relação ao fluxograma que é um dos instrumentos de racionalização do trabalho,

assinale a alternativa INCORRETA.

A motivação do funcionário afeta a produtividade. Parte do trabalho de um gerente

consiste em direcionar a motivação do funcionário para a realização das metas

organizacionais.

A partir dessa premissa, assinale a alternativa INCORRETA.

De acordo com Marlene Marchiori (2006), não há mais como trabalhar a estrutura técnica. É preciso atuar na instância humana, ou seja, a estrutura de negócios não pode estar dissociada da estratégia de pessoas.
O segredo para essa conquista é um processo de comunicação efetivo. Com base no processo de qualidade da comunicação interna, assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) Políticas e estratégias definidas e transparentes, interatividade.
( ) Utilização de um canal específico, valorização das redes de liderança: formais e Informais.
( ) Mensuração e tomada de decisões para novo planejamento, diálogo aberto entre decisão e funcionários.
( ) Seleção de informações que contribuam para incremento do nível de conhecimento, adaptação do formato e discurso, para atingir diferentes categorias de funcionários.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

A marca identifica o produto e revela a sua identidade, ou seja, as facetas de sua

diferença: valor de utilização, valor do prazer e valor de reflexo do próprio comprador.

Baseando-se na afirmativa acima, relacione a COLUNA I (que caracteriza a marca na

perspectiva da empresa), com a COLUNA II fazendo a devida correlação com cada item

da marca.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

A administração financeira é a área da administração que cuida dos recursos financeiros da empresa, tendo como preocupações principais a rentabilidade e a liquidez. Nessa perspectiva, assinale a alternativa correta.

Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, somente elementos da estrutura de uma Demonstração do Resultado do Exercício.

A comunicação na empresa pode ser realizada por intermédio de alguns fluxos.

Assinale a alternativa que NÃO apresenta um desses fluxos.

No que diz respeito às funções da empresa, podemos destacar um conjunto de operações

dividido em seis grupos.

Assinale a alternativa que apresenta somente funções empresariais.

Com relação a cargos, salários, benefícios e às mudanças no ambiente organizacional e

no mercado, assinale a alternativa INCORRETA.

Associe corretamente a COLUNA I que apresenta os termos com a COLUNA II com os

respectivos conceitos.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282