Método gerencial que abrange todos os níveis da organização,
utilizado para a promoção da melhoria contínua e
reflete a base da filosofia do melhoramento contínuo.
Trata-se do conceito de
Os indicadores da qualidade compõem a métrica da qualidade
e têm como conceito básico avaliar a satisfação dos
clientes. Sobre indicadores da qualidade considere:
I.São instrumentos de gestão, utilizados para medir
um processo ou seus resultados.
II.São desenvolvidos obrigatoriamente para todos os
processos da organização.
III.Visam monitorar a qualidade, produtividade e capacidade.
IV.Tempo de atendimento pode ser uma característica
relevante de um serviço, que se traduz facilmente
em um indicador mensurável.
Está correto o que se afirma APENAS em
Entre as dimensões que compõem a competência, assinale
aquela que representa a técnica, a destreza e o saber-fazer.
Nas últimas décadas, muitas instituições vêm dando importância
à pesquisa de clima organizacional, que dentre
os seus principais objetivos NÃO se enquadra:
As universidades corporativas surgem em uma perspectiva
de sustentar a vantagem competitiva, estimular o aprendizado
contínuo e o desempenho dos valores humanos e das
organizações (MEISTER, 1999). Indo de encontro às idéias
de Meister, Eboli (2004) considera as universidades
corporativas como um sistema de desenvolvimento de
pessoas pautado pela gestão por competências.
RAMOS et al. transição de treinamento e desenvolvimento (T&D) para
universidade corporativa. Rio de Janeiro: CNEG, 2008, com adaptações.
Segundo Meister (1999), universidade corporativa trata-se de
A seleção de pessoas constitui um processo composto por etapas
ou fases sequenciais pelas quais passam os candidatos. Na
medida em que são bem-sucedidos, os candidatos ultrapassam
os obstáculos e passam para as etapas posteriores. Na
Administração Pública, o processo ocorre de maneira diferente,
em virtude do instituto do concurso público. Considere,
hipoteticamente, que área de gestão de pessoas de um órgão
público resolveu, após aprovação dos servidores por concurso,
aplicar técnicas de seleção para melhor enquadrá-los às
atividades e às áreas de maior aptidão. No que se refere às
categorias possíveis de técnicas de seleção a serem utilizadas
pelo órgão, é correto citar
O BPMN (Business Process Modeling Notation) é um padrão desenvolvido visando oferecer uma notação mais facilmente compreendida podendo ser usada por todos os envolvidos no negócio. É utilizado somente para apoiar a modelagem
de conceitos que são aplicáveis a processos de negócio. Há três tipos básicos de submodelos em um modelo
BPMN. Assinale-os.
Quanto à hierarquia e à autoridade, assinale a alternativa
correta.
Assinale a alternativa que indica o planejamento que abrange
cada operação ou atividade projetada a curto prazo e que
envolve uma tarefa ou atividade.
Existe um tipo específico de equipe denominada força-tarefa.
Com relação a essa equipe, assinale a alternativa correta.
Assinale a alternativa que indica medida que pode gerar maior
competitividade a uma organização.
Sabe-se que, com o passar dos anos, a gestão da qualidade nas organizações deixou de ser mera observação e fiscalização de processos e mudou seu foco para o treinamento e desenvolvimento das pessoas, já que a produção de serviços e produtos com qualidade dependem principalmente delas. Assim, várias normas, regras, métodos foram criados; e as pessoas, treinadas para o alcance da tão sonhada qualidade. As normas ISO tiveram papel fundamental para a disseminação dessas regras, técnicas e métodos. Com base nisso, quanto à definição de ISO, é correto afirmar que o termo significa
Sabe-se que existem competências que são essencialmente da organização e que existem competências naturais dos seres humanos. Sabe-se, também, que as organizações, quando adotam gestão estratégica, identificam quais as competências das pessoas são necessárias para que essas alcancem suas competências essenciais. Assinale a alternativa que apresenta as competências essencias de uma organização.
“O ____________ estabelece uma cumplicidade para o desenvolvimento, um compromisso com a verdade, potencializando
o humano e o profissional. Ou seja, estabelece uma relação de parceria para o sucesso, num contexto
apoiador e potencializador das capacidades do outro".
Segundo conceitos da matéria “Treinamento e Desenvolvimento", o termo que completa corretamente a lacuna
do texto, tornando-o verdadeiro, é:
A cultura de uma organização é formada por diversos elementos que auxiliam na forma de sua compreensão.
Assim, apresentamos-lhe seis desses elementos: regras e regulamentos; ambiente organizacional; microculturas;
contraculturas; linguagem doméstica; e ritos.
Dentre os conjuntos abaixo, aquele que apresenta corretamente os demais quatro elementos que compõem esse
quadro é: