O clima é o indicador do grau de satisfação dos membros de uma empresa, em relação a diferentes aspectos da cultura ou realidade aparente da organização, tais como políticas de RH, modelo de gestão, missão da empresa, processo de comunicação, valorização profissional e identificação com a empresa. Marque o item onde NÃO temos um indicador do Clima Organizacional de uma empresa:
Em seu processo decisório, o Balanced Scorecard (BSC) prioriza o equilíbrio organizacional a partir de quatro perspectivas, as quais são: I.Perspectiva Financeira. II.Perspectiva dos Clientes. III.Perspectiva dos Processos Internos. IV.Perspectiva dos Concorrentes. V.Perspectiva do Aprendizado e do Crescimento. VI.Perspectiva dos Processos Externos. É correto o que está contido em
O sistema de medição de desempenho organizacional funciona como um painel de controle para que a organização ou cada departamento possa avaliar seu desempenho. Os indicadores de desempenho podem ser usados em várias situações, exceto no(a)
São consideradas disfunções da Teoria da Burocracia, exceto:
Inúmeros são os desafios impostos à Gestão do Conhecimento, como o mapeamento de informações, a mensuração dos resultados obtidos por meio de sua aplicação e o compartilhamento dos conhecimentos. Segundo Santos (2004, apud SOUZA, 2006, p.7), o compartilhamento pode ser favorecido por meio da adoção de práticas como I.desenvolvimento das competências humanas internas. II.criação de ambientes que estimulem a aprendizagem. III.gestão adequada de pessoas. IV.estímulo ao desenvolvimento de comunidades virtuais. É correto o que está contido em
Existem três grandes modelos de administração pública: o patrimonialista, o burocrático e o gerencial. São modelos com práticas e objetivos distintos entre si, apesar de haver instituições híbridas. Das opções abaixo, assinale aquela que não está correta.
Para esclarecer a função administrativa das organizações, Fayol define o ato de administrar em cinco elementos. Qual alternativa não é uma função administrativa?
Para reduzir o grande volume de documentos produzidos pela Administração Pública, a solução que foi adotada e que se mostrou bastante eficiente no processo de avaliação é conhecida como:
Sobre gestão de estoques, é INCORRETO afirmar:
Em um departamento, os membros trabalham juntos, são
flexíveis, adaptam-se bem e fazem autocríticas e correções
necessárias. Essa descrição refere-se ao estágio
de desenvolvimento do grupo denominado:
Após análises do ambiente externo e interno, determinada
instituição obteve como diagnóstico a predominância de
ameaças e pontos fortes. Neste tipo de ambiente, a recomendação
é a adoção da Estratégia de
Existe mais de um tipo de organização. Cada qual com
suas respectivas características. Sobre os tipos de
organizações, leia as sentenças abaixo e assinale a
alternativa correta:
I.As organizações nunca podem ser classificadas por
tamanho, por natureza jurídica, por área de atuação
ou economicamente. Somente podem ser classificadas
estruturalmente, como sendo do governo, empresas
privadas ou organizações do terceiro setor.
II.Uma empresa é uma organização de negócios que tem
o objetivo de vender produtos e/ou serviços e obter
lucro.
III.O terceiro setor compreende as organizações de
utilidade pública, mas que têm origem na sociedade,
não no governo. Algumas delas são chamadas
organizações não governamentais (ONGs), e não têm
finalidade lucrativa.
Estão corretas as afirmativas:
A vantagem competitiva faz uma empresa ter a
preferência dos clientes. Existem algumas vantagens
competitivas importantes dentro de uma organização.
Leia algumas delas descritas abaixo, e assinale a
alternativa incorreta:
As sentenças abaixo discorrem sobre planejamento.
Baseado no tema, analise-as, atribua valores verdadeiro
ou falso e assinale a alternativa que representa a
seqüência correta de cima para baixo:
( ) Planejar é um processo de reflexão e tomada de decisão
sobre o futuro.
( ) Planejar é definir objetivos ou resultados que devem ser
alcançados no futuro.
( ) Durante o planejamento deve-se definir os meios
que deverão possibilitar a realização dos resultados
esperados, dentro de um espaço de tempo indefinido.
A diretora de recursos humanos de uma empresa fabricante de móveis quer adotar indicadores para avaliar o desempenho operacional dos processos sob responsabilidade da sua área. Seriam indicadores adequados, entre outros: