Os ambientes de tarefas das empresas são pluralistas e multifacetados, compostos de vários subambientes com os quais a empresa se acha envolvida em uma rede de interdependência ao efetuar suas transações. Para administrar a interdependência com os demais elementos do ambiente de tarefa, cada empresa adota estratégias que condizem com sua realidade. Para tanto, a empresa pode desenvolver estratégias cooperativas, como:
A estrutura da empresa empreendedora inicia com um plano de negócios, onde os empreendedores precisam levar em conta
A conhecida pirâmide de Maslow, das necessidades humanas, norteia parte das teorias motivacionais direcionadas às organizações. Na base essa pirâmide, figura a necessidade humana
As organizações são sistemas abertos que operam em constante interação com o ambiente externo, este que pode ser operacionalizado em dois estratos: o ambiente geral e o ambiente de tarefa. Fazem parte do ambiente de tarefa
O processo de comunicação organizacional é um meio de troca de informação onde deve ser privilegiado o processo de mãodupla, uma vez que a comunicação obrigatoriamente supõe retorno. Por isso que os líderes organizacionais precisam dominar as formas diferentes de comunicação, como, a interpessoal, a comunicação por meio de redes e entre equipes, a comunicação empresarial e a eletrônica. Ramos (2007) diz que o fluxo da comunicação é influenciado pela estrutura da organização e divide este fluxo em padrões:
O processo de liderança voltado às políticas de Recursos Humanos deve conter os seguintes tópicos:
A teoria das relações humanas surgiu como movimento de oposição à abordagem clássica e, progressivamente, foi condicionada pelas mudanças que atingiram a sociedade e o mundo corporativo. Ela pertence aos processos administrativos e visa, entre outros aspectos, dar importância às competências emocionais, entendidas como
A administração financeira de uma organização visa ao acompanhamento da rentabilidade, da administração do caixa e da análise desses resultados voltada para o diagnóstico financeiro, de forma que possibilite a visão dos gestores da sua performance econômica-financeira. O papel e a importância da função financeira dependem, em grande parte, do tamanho da empresa. Fazem parte dos controles internos financeiros:
A respeito de gestão organizacional, julgue o item.
O planejamento estratégico é um processo holístico, que envolve a organização como um todo.
A Experiência de Hawthorne se desenvolve em quatro fases, entre 1927 e 1932, foi coordenada por Elton Mayo e trouxe luz à teoria vigente no período. Inicialmente teve a finalidade de determinar a relação entre a intensidade da iluminação e a eficiência dos funcionários medida por meio da produção. A pesquisa estendeu-se por outros temas como: o estudo da fadiga, os acidentes de trabalho, o turnover (rotatividade do pessoal) e o efeito das condições físicas de trabalho sobre a produtividade dos empregados. Que Teoria da Administração surgiu a partir das conclusões dessa experiência?
Função organizacional estritamente ligada ao planejamento estratégico e possui a função de identificar, pesquisar e conhecer o mercado. Seus processos se relacionam a criação, comunicação e entrega de valor para o cliente, e gerenciamento do relacionamento com os clientes de forma a beneficiar a organização e seus públicos de interesse, ou stakeholders. Trata-se de
Ferramenta elaborada por Kaplan e Norton que procura fornecer a visão de conjunto dos fatores críticos de sucesso, viabilizando um sistema de controle que permite analisar as dimensões de desempenho, demonstrando não apenas resultados finais, mas também os fatores que os produzem, integrando medidas financeiras e não financeiras de desempenho, como cliente, inovação, finanças e processos internos. Qual o nome dessa ferramenta?
Marque (V) para verdadeiro e (F) para falso, considerando as afirmativas a seguir:
( ) A gestão pela qualidade prevê a eliminação ou a simplificação de processos que não adicionem valor ao produto.
( ) A gestão da qualidade estabelece que os processos devem ser continuamente estudados e planejados para que as melhorias sejam implementadas e controladas.
( ) Uma vez alcançada, a gestão de qualidade total não precisa mais ser aperfeiçoada ou alterada pela organização.
( ) A gestão de qualidade total refere-se a uma estratégia de administração orientada a criar consciência de qualidade no máximo possível de processos organizacionais.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
Em relação à estrutura organizacional matricial
Considerando a organização do local de trabalho, assinale (V) para as afirmativas VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.
( ) Priorizar materiais de consumo diário e a locação de máquinas de trabalho o que é menos utilizado.
( ) Começar a tarefa e buscar, de acordo com cada etapa, os materiais necessários para a execução dos trabalhos.
( ) Sempre manter a arrumação improvisada para evitar demora nas ações a serem realizadas.
( ) Delimitar o espaço e o tempo dos trabalhos necessários para a execução de cada tarefa.
Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA