A respeito de conceitos, métodos, técnicas, modelos de gestão e estruturas organizacionais no planejamento estratégico, julgue o próximo item.
Os objetivos estratégicos definidos para cumprimento do planejamento estratégico da representação jurídica de um estado devem ser específicos, mensuráveis, atingíveis, relevantes e programáveis quanto ao tempo de realização.
Com relação às escolas de planejamento estratégico e aos modelos SWOT e Porter, julgue o item seguinte.
Um órgão público que tem como estratégia a concentração no atendimento aos contribuintes de tributos de maior valor adota uma estratégia de diferenciação, segundo o modelo de Porter.
No que se refere a sistemas de medição de desempenho, indicadores de desempenho e balanced scorecard (BSC), julgue o item subsecutivo.
O aumento ou a redução do volume de reclamações de clientes quanto ao atendimento prestado por um órgão público é considerado um indicador de qualidade quanto ao desempenho pelos serviços prestados por esse órgão.
Julgue o item subsecutivo, relativo à gestão da qualidade.
A gestão da qualidade consiste em um conjunto de ações a ser executado nas organizações com o objetivo de melhorar a qualidade dos produtos e serviços e, com isso, aumentar a satisfação dos clientes.
Cada um do item a seguir apresenta uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada, a respeito de gerenciamento de processos.
De acordo com o ranking de instituições por índice de reclamações, a organização pública Y recebeu muitas reclamações dos clientes quanto ao desempenho dos serviços prestados. Nessa situação, a organização Y deverá primeiramente identificar os desvios no desempenho dos processos e pesquisar processos semelhantes que apresentem desempenho superior, a fim de identificar as melhores práticas, por meio do ciclo PDCA de melhorias; em seguida, com a ferramenta benchmarking, a referida organização deverá desenvolver uma abordagem analítica e metodológica a fim de escolher as ferramentas mais adequadas para prover apropriados mecanismos de análise e medição de desempenho.
As organizações são sistemas de recursos que buscam alcançar objetivos. Nesse sentido, o desempenho organizacional deve ser avaliado pela eficácia na realização dos objetivos organizacionais e pela eficiência na utilização de recursos. Para isso, os administradores utilizam diferentes instrumentos e ferramentas gerenciais.
Considerando-se os instrumentos para controle do desempenho organizacional destacados por Sobral e Peci (2013), assinale a alternativa correta.
Com base nos conceitos apresentados por Maximiano (2011) sobre eficiência e eficácia, é correto afirmar que a Toys “R" Us, Inc, tendo por base as condições ambientais e a atuação empresarial, ocorrida no período entre 2011 e 2018, pode ser considerada uma organização
A descrição dos componentes básicos da operação numa organização e dos relacionamentos entre eles, demonstrando como a organização concretiza seus objetivos e sua missão, permitindo ter uma visão sistêmica do negócio, desde o nível macro até a descrição detalhada das atividades, é a definição de




Associe as colunas relacionando os estilos de liderança com seus respectivos conceitos. Estilos de Liderança 1 - Liderança Autocrática 2 - Liderança Democrática 3 - Liderança Liberal Conceitos ( ) O líder acredita que os subordinados não precisam tanto dele, pois possuem um nível elevado de maturidade; ( ) O líder possui responsabilidades como: motivação, delegação de tarefas, organização, mas entende que pode deixar o grupo livre sem acompanhamento constante, o que pode causar à equipe uma baixa produtividade e falta de direcionamento; ( ) O líder mantém uma postura centralizadora, e todas as decisões estratégicas são tomadas por ele. Os colaboradores estão sujeitos a regras muito bem definidas, e quase não têm abertura para questionamentos ou sugestões; ( ) O líder está sempre preocupado com o bem-estar, satisfação e motivação dos colaboradores, prezando pelo desenvolvimento dos profissionais, comunicação aberta e bom relacionamento. A sequência correta, de cima para baixo, é:
Liderança é o processo de influência que o líder tem sobre as outras pessoas, motivando-as e incentivando-as para que possam trabalhar com entusiasmo para o alcance de um objetivo em comum. De acordo com as características de um líder assinale a opção INCORRETA.