Esta atividade tem por objetivo garantir a adequação do material ao fim que se destina. Esta atividade deve ser efetuada pela equipe técnica e visa garantir o recebimento adequado do material. Devem ser utilizadas nesta atividade a inspeção, a verificação da especificação do material e alternativas aprovadas; desenhos e catálogos técnicos; dentre outros. Estamos diante de:
A cultura organizacional é um conjunto de valores composto por fatores como crenças, pressupostos e padrões de comportamentoque fundamentam uma organização e são compartilhados por seus membros. Algumas características sintetizam os aspectosbásicos que formam a essência da cultura corporativa, como inovação, atenção aos detalhes, orientação aos resultados,foco nas pessoas ou equipes, agressividade e estabilidade. A orientação para os resultados é o grau em que
O processo de organização é pautado por alguns princípios ou elementos básicos, formulados por autores como Fa ol e eber.
A linha de autoridade formal de uma organização, que define a estrutura hierárquica entre os membros e unidades da organização, é conhecida como:
Pedro, funcionário de uma organização pública, não se mostra satisfeito com o trabalho. No entanto, seu chefe reconhece que ele desempenha suas atribuições com responsabilidade e com a qualidade exigida. Quando perguntado por que continua a trabalhar na organização, em vez de buscar outras oportunidades, Pedro respondeu: “Não procuro outro emprego porque ganho bem e não há boas oportunidades no mercado, no momento”.
O comprometimento de Pedro em relação à organização é do tipo:
O controle dos processos e atividades organizacionais é uma atribuição básica dos gestores. O controle pode ser realizado em diferentes momentos: antes, durante ou depois de as atividades organizacionais serem realizadas. O controle simultâneo consiste no monitoramento contínuo das atividades enquanto são realizadas, corrigindo-se os problemas no momento em que surgem.
É um exemplo de controle simultâneo:
Um órgão público constatou um aumento significativo no tempo de processamento das contas a pagar. Algumas das causas do problema foram identificadas em aspectos relativos a pessoal, procedimentos e infraestrutura de TI (computadores e sistemas). O gerente responsável pela qualidade dos serviços do órgão quer organizar e analisar as informações, estabelecendo as relações de causa e efeito no problema constatado.
Para tal, o gerente deve utilizar a seguinte ferramenta da qualidade:
No contexto de validação da Compliance encontramos Políticas e Normas internas – produzidas pela organização, como por exemplo:
As decisões serão tomadas apenas pelos administradores que possuem uma visão global da empresa. Os responsáveis geralmente são mais bem treinados. As decisões são mais consistentes com os objetivos gerais da empresa. Essas características se expressam como vantagens da:
Uma metodologia largamente utilizada para gestão de projetos é a Criticai Path Method (CPM), ou método do caminho crítico, segundo a qual
No que concerne aos tipos de estruturas organizacionais, aquela denominada matricial possui como característica marcante a
Sobre o contrato de resultados, que é um instrumento de gestão pública, é INCORRETO afirmar que:
De acordo com as publicações mais reconhecidas sobre o tema, como o Código de Melhores Práticas de Governança Corporativa publicado pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), os princípios básicos de governança corporativa relacionam-se diretamente com a identidade da organização, influenciando a deliberação ética e norteando a atuação dos agentes de governança e o funcionamento do sistema de compliance. Um desses princípios básicos é a accountability, que significa:
Um dos principais elementos da estrutura de uma organização é a cadeia de comando. Nesse sentido, uma cadeia de comando organizacional caracteriza
Gestão de processos pode ser definida como
Uma organização é um organismo vivo que busca a sobrevivência e, como os seres vivos, busca também a vida, a longevidade e a melhoria contínua. Neste contexto, Barnard se concentra em três elementos considerados essenciais para que as organizações possam prosperar: