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Questões de Concurso – Aprova Concursos

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Folha de respostas:

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O planejamento estratégico, em relação ao planejamento tático, é:

Sobre a definição de cultura organizacional, analise os itens abaixo e assinale a alternativa correta. I. Conjunto de valores, relações e hierarquia em vigor numa organização, definindo padrões de comportamento e atitudes que governam as ações e decisões mais importantes da administração. II. Crenças em relação ao que é importante na vida de uma organização e expectativas sobre o comportamento de seus membros. III. Conjunto de crenças, costumes, sistemas de valores, normas de comportamento e formas de fazer negócios, peculiares a cada organização, que definem um padrão geral para as suas atividades, decisões e ações e descrevem os padrões explícitos e implícitos de comportamento que caracterizam a vida na organização. IV. Conjunto de crenças da organização em relação à importância das pessoas, à disponibilidade dos administradores, à clareza dos padrões, ao empenho em relação ao treinamento e desenvolvimento das pessoas, aos valores éticos e morais, à competição interna, à comunicação interna e à capacidade de ação e de adaptação a mudanças. V. Padrões de suposições e valores básicos que funcionaram suficientemente bem para serem considerados válidos e, portanto, para serem ensinados aos novos membros como o modo correto de perceber, pensar e sentir.

Acerca das noções básicas de administração, julgue o item. Se determinado administrador tentar compreender as necessidades de seus funcionários e adaptar a empresa a essas necessidades, terá adotado a abordagem comportamental da administração.

Acerca das noções básicas de administração, julgue o item. O planejamento tático tem a finalidade de utilizar os recursos disponíveis de forma eficiente para o alcance dos objetivos previamente fixados pelo planejamento estratégico.

A respeito de organização, direção e controle, julgue o item. As organizações informais estão relacionadas aos valores e estilos de vida de grupos de pessoas que se associam para defender suas convicções.

A respeito de organização, direção e controle, julgue o item. Se as atividades de controle de determinada empresa não são planejadas ou organizadas, o sistema de controle utilizado é chamado de informal.

A respeito de organização, direção e controle, julgue o item. O ponto de equilíbrio de determinado sistema produtivo reflete o nível de produção no qual a receita dos produtos ou serviços produzidos é igual aos custos dos insumos utilizados na produção.

Uma disfunção que uma estrutura organizacional pode revelar no sentido vertical é a extensão da amplitude de comando, concentrando poderes em poucas autoridades.

A delegação é um dos princípios da direção. O ato de delegar tarefas é prerrogativa de uma autoridade, que, entretanto, não compreende sua responsabilidade.

A partir da evolução do pensamento administrativo, no que diz respeito à abordagem humanística, apresenta o conceito sobre autoridade. Ele se baseia:

A abordagem contingencial, dentro da evolução do pensamento administrativo, mostra a influência ambiental na estrutura e no comportamento das organizações. Em relação a essa abordagem, é correto afirmar que:

‘Cultura’ de uma empresa é como a empresa lida com as questões humanas, éticas, hierárquicas, técnicas, e como essa postura afeta direta e indiretamente os resultados da organização. Quanto mais se entender a cultura da empresa, maior a chance de ela sobreviver no mercado. Em relação aos níveis de cultura nas organizações, relacione a segunda coluna de acordo com a primeira.

 

1) Artificialidades Observáveis

2) Valores

3) Concepções Básicas

 

( ) Este nível pode ser pesquisado através de entrevistas, questionários ou instrumentos de avaliação.

( ) Determinam o modo de perceber processos mentais, sentimentos e comportamento apresentado de forma inconsciente. Constituem-se no nível mais profundo de entendimento da cultura organizacional.

( ) Constituem-se da disposição física, vestimenta, maneira como as pessoas se tratam, do odor e “clima” do lugar, da intensidade emocional e de outros fenómenos (inclusive registros, produtos, filosofias e anuários da empresa).

 

A sequência correta, de cima para baixo, é:

‘Organização, Sistemas e Métodos’ (OSM) é uma área clássica da Administração e também a análise e o desenvolvimento de sistemas, que lida com um conjunto de técnicas que tem como objetivo principal aperfeiçoar o funcionamento das organizações. Uma das funções da OSM é diagnosticar problemas eminentes no processo administrativo e depois consertá-los, fazendo com que a empresa volte a operar em perfeita harmonia. Tomando como base os conceitos acima, entende-se por método:

Departamentalização é um dos conceitos básicos de organização. Consiste no agrupamento de atividades diferentes em unidades especializadas dentro de uma organização. A departamentalização por função tem como objetivo principal agrupar as atividades e tarefas de uma organização de acordo com as funções principais desenvolvidas por ela. A departamentalização por função funciona da seguinte maneira: se uma empresa possui funções de produção e vendas, por exemplo, ela deverá agrupar suas atividades em departamentos de produção e vendas. Já a departamentalização por processo é utilizada com mais ênfase nas:

A análise de mercado é um dos componentes do plano de negócios, que está relacionado ao marketing da organização. Ela apresenta o entendimento do mercado da empresa, seus clientes, seus concorrentes e quanto a empresa conhece, em dados e informações, o mercado onde atua. A análise do mercado permite ainda que se conheça de perto o ambiente onde o produto/serviço se encontra. O mercado está composto pelo ambiente em que a empresa e o produto se localizam, pela concorrência e pelo perfil do consumidor. A definição de mercado leva em conta: a Análise da Indústria/Setor, a Descrição do Segmento de Mercado, a Análise SWOT do produto/serviço e a Análise da Concorrência. Em relação à descrição do segmento de mercado, é correto afirmar que:

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