O planejamento estratégico, em relação ao planejamento tático, é:
Sobre a definição de cultura organizacional, analise os itens abaixo e assinale a alternativa correta. I. Conjunto de valores, relações e hierarquia em vigor numa organização, definindo padrões de comportamento e atitudes que governam as ações e decisões mais importantes da administração. II. Crenças em relação ao que é importante na vida de uma organização e expectativas sobre o comportamento de seus membros. III. Conjunto de crenças, costumes, sistemas de valores, normas de comportamento e formas de fazer negócios, peculiares a cada organização, que definem um padrão geral para as suas atividades, decisões e ações e descrevem os padrões explícitos e implícitos de comportamento que caracterizam a vida na organização. IV. Conjunto de crenças da organização em relação à importância das pessoas, à disponibilidade dos administradores, à clareza dos padrões, ao empenho em relação ao treinamento e desenvolvimento das pessoas, aos valores éticos e morais, à competição interna, à comunicação interna e à capacidade de ação e de adaptação a mudanças. V. Padrões de suposições e valores básicos que funcionaram suficientemente bem para serem considerados válidos e, portanto, para serem ensinados aos novos membros como o modo correto de perceber, pensar e sentir.
Acerca das noções básicas de administração, julgue o item. Se determinado administrador tentar compreender as necessidades de seus funcionários e adaptar a empresa a essas necessidades, terá adotado a abordagem comportamental da administração.
Acerca das noções básicas de administração, julgue o item. O planejamento tático tem a finalidade de utilizar os recursos disponíveis de forma eficiente para o alcance dos objetivos previamente fixados pelo planejamento estratégico.
A respeito de organização, direção e controle, julgue o item. As organizações informais estão relacionadas aos valores e estilos de vida de grupos de pessoas que se associam para defender suas convicções.
A respeito de organização, direção e controle, julgue o item. Se as atividades de controle de determinada empresa não são planejadas ou organizadas, o sistema de controle utilizado é chamado de informal.
A respeito de organização, direção e controle, julgue o item. O ponto de equilíbrio de determinado sistema produtivo reflete o nível de produção no qual a receita dos produtos ou serviços produzidos é igual aos custos dos insumos utilizados na produção.
Julgue o item
Uma disfunção que uma estrutura organizacional pode revelar no sentido vertical é a extensão da amplitude de comando, concentrando poderes em poucas autoridades.
Julgue o item
A delegação é um dos princípios da direção. O ato de delegar tarefas é prerrogativa de uma autoridade, que, entretanto, não compreende sua responsabilidade.
A partir da evolução do pensamento administrativo, no que diz respeito à abordagem humanística, apresenta o conceito sobre autoridade. Ele se baseia:
A abordagem contingencial, dentro da evolução do pensamento administrativo, mostra a influência ambiental na estrutura e no comportamento das organizações. Em relação a essa abordagem, é correto afirmar que:
‘Cultura’ de uma empresa é como a empresa lida com as questões humanas, éticas, hierárquicas, técnicas, e como essa postura afeta direta e indiretamente os resultados da organização. Quanto mais se entender a cultura da empresa, maior a chance de ela sobreviver no mercado. Em relação aos níveis de cultura nas organizações, relacione a segunda coluna de acordo com a primeira.
1) Artificialidades Observáveis
2) Valores
3) Concepções Básicas
( ) Este nível pode ser pesquisado através de entrevistas, questionários ou instrumentos de avaliação.
( ) Determinam o modo de perceber processos mentais, sentimentos e comportamento apresentado de forma inconsciente. Constituem-se no nível mais profundo de entendimento da cultura organizacional.
( ) Constituem-se da disposição física, vestimenta, maneira como as pessoas se tratam, do odor e “clima” do lugar, da intensidade emocional e de outros fenómenos (inclusive registros, produtos, filosofias e anuários da empresa).
A sequência correta, de cima para baixo, é:
‘Organização, Sistemas e Métodos’ (OSM) é uma área clássica da Administração e também a análise e o desenvolvimento de sistemas, que lida com um conjunto de técnicas que tem como objetivo principal aperfeiçoar o funcionamento das organizações. Uma das funções da OSM é diagnosticar problemas eminentes no processo administrativo e depois consertá-los, fazendo com que a empresa volte a operar em perfeita harmonia. Tomando como base os conceitos acima, entende-se por método: