Sobre gerência e gestão de organizações e de pessoas. Analise os itens a seguir e assinale a alternativa correta.
I - O uso adequado da avaliação de desempenho inclui o fornecimento de feedback ao funcionário, de forma a destacar os aspectos positivos de seu desempenho e motivar o seu desenvolvimento em áreas em que melhorias sejam necessárias.
II - A realização de entrevistas tem por objetivo identificar características íntimas do funcionário que possam influenciar em seu desempenho na organização.
III - No processo de avaliação de cargos, a variável que indica se um fator tem ou não a propriedade de atribuir valores diferenciados ao universo de cargos, por meio dos seus graus de intensidade, é a variável da discriminação.
A tomada de decisão para implantação da gestão da qualidade em uma instituição depende do compromisso e apoio da alta administração. Qual das opções abaixo indica melhor essa razão?
No que concerne ao planejamento no âmbito das organizações, em suas diferentes vertentes, tem-se que o planejamento operacional
“A cultura organizacional é um fator importante a ser considerado pelos gestores, tanto nas organizações privadas, quanto nas públicas. Uma cultura forte proporciona estabilidade para uma organização. Mas, para algumas delas, também pode ser uma importante barreira à mudança (...). A cultura organizacional se refere a um sistema de valores compartilhados pelos membros de uma organização que a diferencia das demais. Existem características básicas que capturam a essência de uma organização". Acerca do tema: Cultura Organizacional, apresentado por Robbins, Judge e Sobral (2011), assinale a alternativa que indica a afirmativa INCORRETA:
Captar recursos no mercado, administrar o fluxo de caixa, analisar investimentos e elaborar orçamentos são funções da área
Quando a organização tem por foco mapear todas as suas necessidades em termos de conhecimentos, habilidades e comportamentos para sua sobrevivência e seu sucesso e desenvolver essas aptidões nos seus funcionários, pode-se afirmar corretamente que ela pratica a gestão
A partir da década de 1980, com os novos conceitos do desenvolvimento sustentável abordados, acentuaram-se a relações entre a preservação ambiental e o desenvolvimento econômico. As questões ambientais passaram a ser incorporadas nas estruturas das organizações e tornaram-se elementos consideráveis nas estratégias de crescimento das empresas, podendo ocasionar novas oportunidades e vantagem competitiva ou, então, ameaças para as não adeptas, uma vez que o mercado está a cada dia mais aberto e competitivo. A partir do contexto apresentado, julgue as afirmativas a seguir a respeito da Gestão Ambiental nas organizações e o enfoque com o desenvolvimento sustentável. Depois, assinale a alternativa correta.
I. A variedade de propostas e denominações reflete os múltiplos entendimentos concernentes ao meio ambiente, ao ser humano, às causas atribuídas aos problemas ambientais e ao que se espera da ação educativa para a resolução desses problemas.
II. A falta de conscientização e o desconhecimento sobre a destinação ambientalmente adequada de um produto afeta a possibilidade de uma melhor compreensão sobre uma organização mais responsável e uma escolha consciente na opção de consumo.
III. Embora os administradores não estejam entre os profissionais que mais causam impactos ambientais, a elaboração das normas da série ISO 14000 sobre gestão ambiental fez os melhores cursos de graduação em Administração passarem a dedicar algum tempo a esse tópico.
IV. Entre as abordagens para a gestão ambiental empresarial, a abordagem da “prevenção da poluição" tem como preocupação básica o cumprimento da legislação e respostas às pressões da comunidade.
V. Embora tenham sido concebidas de acordo com o Ciclo PDCA, as normas produzidas pelos subcomitês e grupos de trabalho do TC 207 (Comitê Técnico 207) são independentes e podem, portanto, ser aplicadas em qualquer organização de forma isolada.
As funções administrativas são relacionadas com a integração de outras cinco funções (técnicas, comerciais, financeiras, de segurança e contábeis). Para Fayol, as funções administrativas englobam: prever, organizar, comandar, controlar e coordenar. A divisão mais utilizada das funções administrativas envolve: planejamento, organização, direção e controle. O planejamento é a primeira função administrativa, logo, a que irá nortear as demais. Ele apresenta características essenciais para que o futuro planejado tenha maiores chances de acontecer. São orientações referentes à função planejamento:
Os propósitos do controle ajudam a empresa a
Qualquer que seja sua natureza ou tamanho, as organizações possuem três níveis diferentes para lidar com os desafios externos e internos. O nível responsável por transformar as diretrizes elaboradas em programas de ação corresponde ao nível
A respeito de gestão organizacional, julgue o item.
Eficiência corresponde ao atingimento dos resultados esperados.
Não há discrepâncias sensíveis entre os vários conceitos voltados as características de grandes organizações complexas. (Gilbreth) Porém, o administrador deve saber quais são estas características de modo que ele possa identificá-las ao se defrontar com uma delas. São algumas das características básicas de grandes e complexas organizações:
A teoria weberiana traz outra abordagem relacionada à estrutura organizacional. Webber atribui um significado técnico à organização formal, voltado à racionalidade e à eficiência. O tipo ideal de burocracia apresenta sete principais dimensões:
A gestão da qualidade está alicerçada em um conjunto de propriedades e características de um produto ou serviço que atende a especificações ou padrões determinados. De um modo geral, são oito as dimensões que abrangem o significado da qualidade e são ingredientes de importância crítica para o sucesso das organizações do século XXI:
O conceito de agricultura familiar consolidou-se a partir de estudos realizados entre a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura – FAO e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA, que define a agricultura familiar com base em algumas características. Sobre tais caraterísticas, analise as afirmativas a seguir.
I. A gestão da unidade produtiva e os investimentos nela realizados são feitos por indivíduos que mantém os laços de sangue ou casamento.
II. A maior parte do trabalho é igualmente fornecida pelos membros da família.
III. A propriedade dos meios de produção pertence à família e é em seu interior que se realiza sua transição em caso de falecimento dos responsáveis pela unidade produtiva.
IV. No papel dos agricultores em garantir a segurança alimentar, quer seja no processo de produção de alimentos para a família como para disponibilizar ao mercado consumidor.
Assinale