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Folha de respostas:

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Dadas as afirmativas a respeito da Lei nº 13.005/2014, 

I. A erradicação do analfabetismo é a primeira diretriz do Plano Nacional de Educação (PNE).

II. Prevê a valorização dos profissionais da educação.

III. Atesta que o poder público buscará ampliar o escopo das pesquisas com fins estatísticos, de forma a incluir informação detalhada sobre o perfil das populações de 3 (três) a 18 (dezoito) anos com deficiência.

IV. Uma das estratégias da Meta 1 é garantir que, ao final da vigência do PNE, seja inferior a 10% (dez por cento) a diferença entre as taxas de frequência à educação infantil das crianças de até 6 (seis) anos oriundas do quinto de renda familiar per capita mais elevado e as do quinto de renda familiar per capita mais baixo. 

verifica-se que estão corretas

O menor tempo mínimo de integralização, estipulado pelo MEC, para os cursos superiores de tecnologia é de

Dadas as afirmativas quanto à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), 

I. O acesso à educação básica obrigatória é direito público subjetivo. 

II. A educação básica é formada pela educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e educação superior.

III. Os docentes devem incumbir-se de estabelecer estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento.

verifica-se que está/ão correta/s

Os estudos contemporâneos acerca da disciplina escolar como condição para o sucesso da gestão da sala de aula apontam que a disciplina, no ambiente escolar, também contribui para melhorar a performance dos estudantes nos seus respectivos ciclos de estudos e formação. Sobre a disciplina escolar, seu papel na formação dos estudantes e seu significado nas relações institucionais, dadas as afirmativas,

I. A disciplina é um exercício que se faz necessário em qualquer situação social. No caso do ambiente escolar, a disciplina é um exercício diário que ocorre no cotidiano da sala de aula, devendo ser construída e administrada no dia a dia por todos os envolvidos na educação.

II. A disciplina é parte do que se entende como educação intelectual e moral no âmbito da educação escolar. Mesmo sendo interpretada como ato de vigilância, entende-se que a disciplina é necessária para a organização das práticas escolares e também é imprescindível para a gestão da sala de aula.

III. O sucesso dos professores na gestão de classe está mais ligado à qualidade do planejamento, da organização e da execução das aulas do que às suas respostas ao mau comportamento dos alunos, assim, é válido afirmar que disciplina ou indisciplina estão dependentes da índole de cada estudante, o que não interfere na qualidade da formação proposta e desenvolvida pela escola.

verifica-se que está/ão correta/s

Acerca do Projeto Político-Pedagógico, dadas as afirmativas,

I. É um projeto político por estar intimamente articulado ao compromisso sociopolítico e aos interesses reais e coletivos da população majoritária. 

II. A dimensão política é apenas figurativa, uma vez que o alvo da ação educativa escolar é, exclusivamente, pedagógico.

III. É um projeto pedagógico e político, porque se compromete na formação integral do estudante, preparando-o para vivenciar as contradições e as possibilidades da vida social.

verifica-se que está/ão correta/s

A filósofa Marilena Chauí, no seu livro: “Brasil: Mito fundador e sociedade autoritária”, descreve toda uma produção teórica sobre a construção da imagem do Brasil como “paraíso perdido”. Mas, ao se utilizar da força de trabalho africana escravizada, os colonizadores portugueses tiveram que justificar a “existência da escravidão no paraíso”. 

Uma das teses que justificaram a escravidão foi:

Segundo a referida tese, é correto afirmar:

Acerca da relação currículo e cultura, dadas as afirmativas,

I. Na sua atuação, a escola precisa acolher, criticar e colocar em contato diferentes saberes, diferentes manifestações culturais e diferentes óticas. A contemporaneidade requer culturas que se misturem e ressoem mutuamente, que convivam e se modifiquem; modificando, assim, outras culturas por meio da convivência pacífica e respeitosa.

II. O currículo não é um veículo que transporta algo a ser transmitido e absorvido, mas sim um lugar em que, ativamente, em meio a tensões, produz-se e se reproduz a cultura. Currículo se refere, portanto, à criação, a recriação e à contestação da produção cultural. 

III. O currículo é um campo em que se tenta impor tanto a definição particular de cultura de um dado grupo quanto o conteúdo dessa cultura.

verifica-se que está/ão correta/s

Na Educação Superior, a transversalidade da educação especial se efetiva por meio de ações que promovam o acesso, a permanência e a participação dos alunos. Estas ações envolvem:

Qual alternativa não está de acordo com a educação escolar, no atendimento educacional especializado, para os alunos surdos?

Com relação aos alunos com transtornos globais de desenvolvimento, o atendimento pedagógico especializado em salas de recursos multifuncionais requer que seja complementado, quando necessário, por atendimento multiprofissional, visando compor uma rede de apoio ao aluno, à família e à escola. Sobre os profissionais que atuam no atendimento multiprofissional é correto afirmar que:

Observe a tirinha a seguir, extraída de 

A cultura surda engloba possibilidades e elementos próprios da vida dos sujeitos que se reconhecem como surdos, abrangendo não apenas aspectos mais corriqueiros da vida de cada um, mas também o grupo social que constituem. Conhecer a cultura dos surdos e repassar este conhecimento às crianças é crucial para a inclusão dos surdos no ambiente escolar. Para tanto, a escola poderá contar com profissionais de apoio pedagógico especializado. Relacione a segunda coluna, de acordo com a primeira e, em seguida, assinale a alternativa que corresponde corretamente a essa relação feita.

(1) professor de apoio fixo.

(2) professor itinerante.

(3) professores intérpretes.

(4 ) salas de recursos

(5) equipes multidisciplinares.

(6) escolas especiais.

(  ) profissional bilíngue (língua de sinais e língua portuguesa) que atua na interpretação/tradução dos conteúdos curriculares e atividades acadêmicas, envolvidas na escola. Sua função principal é a de permitir o acesso às informações veiculadas, principalmente, em sala de aula, no mesmo nível e complexidade que as recebem os demais alunos.

(  ) profissional especializado que presta apoio às escolas, periodicamente, realizando orientações sobre as adequações curriculares necessárias aos alunos surdos (metodologia, recursos e estratégias, avaliação...).

(  ) profissional especializado, que presta atendimento integral às turmas do ensino comum em que estiverem matriculados alunos surdos. Pode estar vinculado à sala de recursos, dispondo, em seu cronograma, de horários para este atendimento. (  ) profissionais que prestam atendimento complementar ao atendimento educacional, ofertado pelos Centros de Atendimento Especializado, públicos e privados, ou escolas especiais.

(  ) ofertam serviços especializados de natureza terapêutica e assistencial, em período contrário ao ensino comum. ( ) classes que funcionam em período contrário ao do ensino comum, organizadas com recursos e materiais adequados à complementação da escolarização dos alunos, com professor especializado e bilíngue.

Segundo a teoria das inteligências múltiplas de Gardner, assinale a afirmativa INCORRETA.

Considerando a Lei nº 8.742/1993, que trata sobre os princípios e diretrizes do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e dispõe sobre a organização da Assistência Social e dá outras providências, analise as afirmativas a seguir.

I. Para o enfrentamento da pobreza, a assistência social realiza-se de forma integrada às políticas setoriais, garantindo mínimos sociais e provimento de condições para atender contingências sociais e promovendo a universalização dos direitos sociais.

II. São de atendimento aquelas entidades que, de forma continuada, permanente e planejada, prestam serviços, executam programas ou projetos e concedem benefícios de prestação social básica ou especial, dirigidos às famílias e indivíduos em situações de vulnerabilidade ou risco social e pessoal.

III. A organização da assistência social tem como base a descentralização político-administrativa; a participação representativa da população, por meio de organizações e a primazia da responsabilidade do Estado na condução da política de assistência social em cada esfera de governo.

IV. Consideram-se entidades e organizações de assistência social aquelas com ou sem fins lucrativos que, isolada ou cumulativamente, prestam atendimento e assessoramento aos beneficiários abrangidos por esta Lei, bem como as que atuam na defesa e garantia de direitos.

Sobre a assistência social, direito do cidadão e dever do Estado, considerando a Política de Seguridade Social, está INCORRETO o que se afirma apenas em

De acordo com o exposto, e considerando o movimento da Escola Nova no Brasil, foi o principal responsável:

O ensino brasileiro está organizado e estruturado de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) nº 9.394/96. 

Acerca da sua organização e estrutura, sabe-se que:

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