Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 11425 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Concepção pedagógica centrada no professor e no “como ensinar”, cuja tarefa é transmitir os conhecimentos acumulados pela humanidade, focada na formação intelectual, dentro de uma prática determinada pela teoria e fornecendo o conteúdo, com a consequente assimilação pelo aluno.

Assinale a alternativa que indica a que Concepção Pedagógica pertence a descrição acima.

O Programa Nacional de Integração da Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) foi criado para atender a oferta de educação profissional e técnica, numa demanda de jovens e adultos. Essa modalidade contempla as seguintes 
etapas:

I. Educação profissional integrada ao Ensino Médio.
II. Qualificação profissional, incluindo a formação inicial e continuada integrada ao ensino fundamental.
III. Educação Infantil ao Ensino Médio, integrado à Educação Profissional.
IV. Ensino Profissional e Técnico, concomitante ao Ensino Superior

Assinale a alternativa que indica as afirmativas verdadeiras relacionadas ao PROEJA.

Sobre o Planejamento, Luckesi (2011) afirma que o ato de planejar é um ato decisório político, científico e técnico. Político na medida em que se estabelece uma finalidade a ser construída. Científico, por garantir suporte para o encaminhamento de nossa ação tendo em vista 
a finalidade que estabelecemos. Técnico, se refere aos modos que vão mediar a decisão do processo de nossa ação.

Com base neste conceito de Luckesi, assinale a alternativa relacionada ao Planejamento.

Eliane Cavalleiro (2018), importante pesquisadora sobre racismo na educação, em especial racismo na escola, afirma que o 
preconceito é um julgamento negativo, precipitado, que sinaliza intolerância, ódio irracional ou aversão a indivíduos pertencentes 
a uma mesma raça, religião ou gênero. Analise as afirmativas abaixo.

I. É improvável que professores demonstrem atitudes de racismo em sala de aula.
II. Toda escola tem como papel pedagógico, desenvolver ações educativas para minimizar ou erradicar o preconceito racial.
III. Na escola, por ser um espaço genuinamente educativo, atitudes de discriminação étnico racial ou de discriminação de gênero, são raras.
IV. É papel da escola, promover um trabalho pedagógico antirracista que inclua famílias e comunidade.

Assinale a alternativa correta.

A adolescência é um período da vida do ser humano que requer um olhar atento da família, da escola e da sociedade. Cabe à escola, na 
figura de seus dirigentes, promover ações educativas e pedagógicas para a prevenção ao uso de drogas e, também encaminhar alunos 
que já se encontram dependentes aos profissionais especializados, bem como, desenvolver projetos que auxiliem as famílias dos alunos para a melhoria do trato dessa questão.

Considerando ações que contribuem para a resolução deste problema no cotidiano escolar, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

(   ) Elaborar Projeto Pedagógico de prevenção ao uso de drogas lícitas e ilícitas.
(   ) Promover encontros com as famílias de todos os alunos para alertá-los sobre quais são os alunos da escola que fazem uso de drogas lícitas e drogas ilícitas.
(   ) Promover atividades de orientação sobre os efeitos e consequências do uso de drogas lícitas e ilícitas. 
(   ) Promover formação de professores e funcionários ampliando o conhecimento sobre a temática, de forma que tenham ferramentas 
para enfrentar esse desafio sem discriminação ou intolerância.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Uma escola democrática e participativa que pretenda integrar-se às exigências do século XXI, planeja coletivamente os processos 
educativos e pedagógicos visando uma formação cidadã e inclusiva.

Com base nessa reflexão, assinale a alternativa correta

Para que o Projeto Político Pedagógico de uma escola cumpra seu objetivo educacional, deve rever coletivamente com seus integrantes, 
concepções de homem, mundo e de sociedade e, consequentemente princípios básicos do projeto.

Sobre os princípios do Projeto Político Pedagógico, assinale a alternativa correta.

Martineau (2014) descreve uma das principais ideias do filósofo Jean-Jacques Rousseau, na qual discutia sobre a educação negativa. As contribuições do referido filósofo à época foram de grande importância para a educação.

É correto afirmar que a educação negativa se define por 

O conselho escolar, o grêmio estudantil e o conselho de classe, em relação ao princípio da gestão democrática da escola, devem ser vistos como

Os cursos de qualificação profissional técnica e os cursos técnicos, na forma articulada integrada com o ensino médio na modalidade de EJA, devem assegurar o mínimo de quantas horas para a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)?

Dadas as afirmativas sobre a questão da carga horária no ensino fundamental e médio,

I. A Lei nº 9.394/1996 orienta que os estabelecimentos de ensino devem oferecer aos seus alunos, quer no ensino fundamental, quer no ensino médio, o mínimo de 180 dias de efetivo trabalho escolar.

II. Os alunos podem, no ensino médio e na educação profissional, em regime não seriado, assumir número de dias inferior ao indicado na legislação, arcando, contudo, com a dilação proporcional do prazo de integralização de seu curso.

III. A flexibilidade na organização curricular no ensino médio e na educação profissional (como também na educação superior) implica em que se permita ao aluno, em regimes curriculares, como os de crédito, ou modulares, assumir unidades curriculares que se efetivem em números de dias inferior a 180.

verifica-se que está/ão correta/s

A APMF pode receber recursos financeiros de órgãos públicos, para tanto, entre vários documentos, deve apresentar

No que se refere às concepções de avaliação por parte dos alunos, Armando, nessa tirinha, concebe a avaliação como sendo

Segundo a Constituição Federal Brasileira, na organização de seus sistemas de ensino, a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios definirão formas de colaboração, de modo a assegurar a 

A crítica apresentada no texto questiona uma reivindicação na análise do currículo escolar relacionada a

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282