Alunos que moram na zona rural são atendidos pelos Programas de Apoio ao Transporte do Escolar do Ministério da Educação que já consistiu em três programas diferentes:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo, relacionando o nome do programa a sua descrição.
De acordo com a LDB, Lei nº 9.394/1996, são atribuições da União na organização da educação nacional:
I. assegurar processo nacional de avaliação do rendimento escolar no ensino fundamental, médio e superior, em colaboração com os sistemas de ensino, objetivando a definição de prioridades e a melhoria da qualidade do ensino;
II. elaborar o Plano Nacional de Educação, em colaboração com os Estados, o Distrito Federal e os Municípios;
III. estabelecer, em colaboração com os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, competências e diretrizes para a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio, que nortearão os currículos e seus conteúdos mínimos, de modo a assegurar formação básica comum;
IV. baixar normas gerais sobre cursos profissionalizantes, cursos de graduação e pós-graduação.
verifica-se que está/ão correta/s
A aprovação do Plano Nacional de Educação (PNE), com vistas ao cumprimento do disposto no art. 214 da Constituição Federal, prevê uma vigência, a contar da publicação da Lei, de
Dadas as afirmativas acerca da Lei n° 10.861/2004,
I. O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) objetiva assegurar o processo nacional de avaliação das instituições de educação superior.
II. O Sinaes avalia o desempenho acadêmico dos estudantes de graduação.
III. A avaliação do desempenho dos estudantes dos cursos de graduação será realizada mediante aplicação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).
IV. O Sinaes será desenvolvido em cooperação com os sistemas de ensino dos Estados e do Distrito Federal.
verifica-se que estão corretas
São modalidades regulamentadas de ensino no Brasil:
I. Educação domiciliar;
II. Educação à distância (EAD);
III. Educação profissional ou técnica;
IV. Educação de jovens e adultos (EJA).
verifica-se que está/ão correta/s
Sobre a utilização das tecnologias da informação e comunicação na escola, a tirinha problematiza
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) atribui aos estabelecimentos de ensino a incumbência de elaborar e executar o Projeto Político-Pedagógico (PPP). Este, por sua vez, oferece condições para que a escola se organize e coloque em prática as estratégias, a fim de alcançar os seus objetivos. O princípio que norteia o Projeto Político-Pedagógico é denominado de princípio
A Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996, estabelece que a educação tem por finalidade:
Na vida profissional, o indivíduo desenvolve um relacionamento com os colegas de trabalho em diferentes níveis hierárquicos. Independentemente da afinidade, deve-se priorizar a realização de um bom trabalho. Nesse contexto, dadas as afirmativas,
I. A ética é oposta à justiça, que é indispensável.
II. A cordialidade atua como barreira para uma boa relação no trabalho. III. Para uma relação saudável, é necessário se fazer ouvir, sem troca. IV. A empatia amplia nossa percepção da realidade. Para praticá-la, saber ouvir é fundamental.
verifica-se que está/ão correta/s
A comunicação na escola é essencial para a troca de conhecimentos, para a promoção de melhorias e de mudanças e para o desenvolvimento social e pedagógico. Acerca de uma boa comunicação, dadas as afirmativas,
I. O repasse de informações para o público externo da escola (pais e alunos) deve existir de forma clara e objetiva.
II. A comunicação interna é um princípio essencial para tornar o trabalho mais eficiente e interligar os colaboradores e toda a equipe escolar.
III. A tecnologia deve ser usada a serviço da comunicação.
verifica-se que está/ão correta/s
A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva tem como objetivo assegurar a inclusão escolar de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, orientando que os sistemas de ensino garantam, exceto:
Com relação aos Marcos Políticos Legais da Educação Especial, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I – Houve considerável avanço nos últimos anos no que tange à efetivação do direito de todos à educação.
II – O Brasil é signatário da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência.
III – O documento reconhece que a educação especial é fruto da obra de dois importantes teóricos: Mautier e Di Laggio.
De acordo com a Declaração de Salamanca (1994) uma Pedagogia centrada, na criança, é aquela que:
Qual alternativa não está de acordo com a educação escolar, no atendimento educacional especializado, para os alunos com deficiência física neuromotora?
No Brasil, na esteira da discussão da democratização da escola pública, configuraram-se diferentes abordagens pedagógicas. Muitas delas mantinham a crença na escola como equalizadora das desigualdades sociais. Entre essas abordagens está a Pedagogia da Escola Nova ou “Pedagogia Nova”. De acordo com Dermeval Saviani, no livro “Escola e Democracia”, publicado originalmente em 1993, atualmente, com mais de 40 edições, o ideário da Escola Nova:
I. Forjou-se advogando uma pedagogia com um tratamento diferencial a partir da “descoberta” das diferenças individuais.
II. Concebe a aprendizagem como uma decorrência espontânea do ambiente estimulante e da relação viva que se estabeleceria entre os alunos e entre eles e o professor.
III. Organizou-se basicamente na forma de escolas experimentais ou como núcleos raros, muito bem equipados e circunscritos a pequenos grupos de elite.
IV. Face à sua ampla difusão influenciou muito os modos como os educadores entendem a educação, provocando o afrouxamento da disciplina e a despreocupação com a transmissão de conhecimentos.
Está correto o que se afirma em