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Folha de respostas:

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Alunos que moram na zona rural são atendidos pelos Programas de Apoio ao Transporte do Escolar do Ministério da Educação que já consistiu em três programas diferentes:

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo, relacionando o nome do programa a sua descrição. 

De acordo com a LDB, Lei nº 9.394/1996, são atribuições da União na organização da educação nacional:

I. assegurar processo nacional de avaliação do rendimento escolar no ensino fundamental, médio e superior, em colaboração com os sistemas de ensino, objetivando a definição de prioridades e a melhoria da qualidade do ensino;

II. elaborar o Plano Nacional de Educação, em colaboração com os Estados, o Distrito Federal e os Municípios;

III. estabelecer, em colaboração com os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, competências e diretrizes para a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio, que nortearão os currículos e seus conteúdos mínimos, de modo a assegurar formação básica comum;

IV. baixar normas gerais sobre cursos profissionalizantes, cursos de graduação e pós-graduação.

verifica-se que está/ão correta/s

A aprovação do Plano Nacional de Educação (PNE), com vistas ao cumprimento do disposto no art. 214 da Constituição Federal, prevê uma vigência, a contar da publicação da Lei, de

Dadas as afirmativas acerca da Lei n° 10.861/2004,

I. O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) objetiva assegurar o processo nacional de avaliação das instituições de educação superior.

II. O Sinaes avalia o desempenho acadêmico dos estudantes de graduação. 

III. A avaliação do desempenho dos estudantes dos cursos de graduação será realizada mediante aplicação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).

IV. O Sinaes será desenvolvido em cooperação com os sistemas de ensino dos Estados e do Distrito Federal.

verifica-se que estão corretas

São modalidades regulamentadas de ensino no Brasil:


I. Educação domiciliar; 
II. Educação à distância (EAD); 
III. Educação profissional ou técnica; 
IV. Educação de jovens e adultos (EJA). 

verifica-se que está/ão correta/s

Sobre a utilização das tecnologias da informação e comunicação na escola, a tirinha problematiza

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) atribui aos estabelecimentos de ensino a incumbência de elaborar e executar o Projeto Político-Pedagógico (PPP). Este, por sua vez, oferece condições para que a escola se organize e coloque em prática as estratégias, a fim de alcançar os seus objetivos. O princípio que norteia o Projeto Político-Pedagógico é denominado de princípio

A Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996, estabelece que a educação tem por finalidade: 

Na vida profissional, o indivíduo desenvolve um relacionamento com os colegas de trabalho em diferentes níveis hierárquicos. Independentemente da afinidade, deve-se priorizar a realização de um bom trabalho. Nesse contexto, dadas as afirmativas,

I. A ética é oposta à justiça, que é indispensável.
II. A cordialidade atua como barreira para uma boa relação no trabalho.                                                                                                        III. Para uma relação saudável, é necessário se fazer ouvir, sem troca.                                                                                                          IV. A empatia amplia nossa percepção da realidade. Para praticá-la, saber ouvir é fundamental.

verifica-se que está/ão correta/s

A comunicação na escola é essencial para a troca de conhecimentos, para a promoção de melhorias e de mudanças e para o desenvolvimento social e pedagógico. Acerca de uma boa comunicação, dadas as afirmativas, 

I. O repasse de informações para o público externo da escola (pais e alunos) deve existir de forma clara e objetiva.
II. A comunicação interna é um princípio essencial para tornar o trabalho mais eficiente e interligar os colaboradores e toda a equipe escolar. 
III. A tecnologia deve ser usada a serviço da comunicação.

verifica-se que está/ão correta/s

A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva tem como objetivo assegurar a inclusão escolar de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, orientando que os sistemas de ensino garantam, exceto

Com relação aos Marcos Políticos Legais da Educação Especial, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:

I – Houve considerável avanço nos últimos anos no que tange à efetivação do direito de todos à educação.

II – O Brasil é signatário da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência.

III – O documento reconhece que a educação especial é fruto da obra de dois importantes teóricos: Mautier e Di Laggio. 

De acordo com a Declaração de Salamanca (1994) uma Pedagogia centrada, na criança, é aquela que:

Qual alternativa não está de acordo com a educação escolar, no atendimento educacional especializado, para os alunos com deficiência física neuromotora?

No Brasil, na esteira da discussão da democratização da escola pública, configuraram-se diferentes abordagens pedagógicas. Muitas delas mantinham a crença na escola como equalizadora das desigualdades sociais. Entre essas abordagens está a Pedagogia da Escola Nova ou “Pedagogia Nova”. De acordo com Dermeval Saviani, no livro “Escola e Democracia”, publicado originalmente em 1993, atualmente, com mais de 40 edições, o ideário da Escola Nova:

I. Forjou-se advogando uma pedagogia com um tratamento diferencial a partir da “descoberta” das diferenças individuais.

II. Concebe a aprendizagem como uma decorrência espontânea do ambiente estimulante e da relação viva que se estabeleceria entre os alunos e entre eles e o professor.

III. Organizou-se basicamente na forma de escolas experimentais ou como núcleos raros, muito bem equipados e circunscritos a pequenos grupos de elite.

IV. Face à sua ampla difusão influenciou muito os modos como os educadores entendem a educação, provocando o afrouxamento da disciplina e a despreocupação com a transmissão de conhecimentos.

Está correto o que se afirma em

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